O ensino de química no fundamental 5º etapa

O ensino de química no fundamental 5º etapa

Autor(a)
Silva, Kayque Fernandes da.
<kaique-ka10@hotmail.com>
Ano de publicação
2020
Data da defesa
25/11/2020
Curso/Outros
Química (EaD)
Número de folhas
35
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente monografia trata-se da dificuldade do Ensino de Química na EJA 5º etapa, uma proposta metodológica para o ensino de química para jovens e adultos da modalidade de ensino EJA, será sugerida práticas contextualizadas que sirvam como meio para que estes alunos consigam compreender conceitos químicos, a partir de reações químicas do cotidiano. É possível observarmos que a fragmentação curricular no ensino é histórica caracterizada pela transmissão de conhecimento do professor ao aluno, no qual o ensino tradicional permeia até hoje a educação brasileira. No entanto a partir da leitura do referencial é possível afirmar, que uma mudança significativa, porém lenta está ocorrendo, em que o aluno participa da construção do conhecimento através do envolvimento com o assunto abordado. Química no contexto dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Foi priorizada no decorrer do estudo a relação entre os conteúdos academicamente construídos e os conhecimentos cotidianos dos alunos. Os temas foram desenvolvidos dentro de uma abordagem problematizadora, investigativa, onde alguns experimentos foram realizados. Em minha experiência como docente tenho observado que os alunos de EJA se mostram receosos quando vão iniciar a disciplina. Na organização coletiva1 nos primeiros dias eles mostram-se inseguros e, na organização individual costumam protelar a matrícula nessa disciplina. Em geral, os alunos têm pouco tempo de estudo e muitas responsabilidades financeiras e familiares, sendo a grande maioria trabalhadora e responsável pelo sustento de sua família. Sua rotina é cansativa e a falta de motivação desses estudantes também está relacionada com o grande sentimento de culpa, vergonha por não ter concluído seus estudos na época oportuna.


Abstract

The present monograph deals with the difficulty of teaching Chemistry in EJA 5 stage, a methodological proposal for teaching chemistry to young people and adults in the EJA teaching modality, contextualized practices that serve as a means for these students to understand concepts will be suggested from chemical reactions of everyday life. It is possible to observe that curricular fragmentation in teaching is historical, characterized by the transmission of knowledge from the teacher to the student, in which traditional education permeates Brazilian education to this day. However, from reading the framework, it is possible to state that a significant but slow change is taking place, in which the student participates in the construction of knowledge through involvement with the subject addressed. Chemistry in the context of high school students in Youth and Adult Education. In the course of the study, the relationship between academically constructed content and students' daily knowledge was prioritized. The themes were developed within a problematic, investigative approach, where some experiments were carried out. In my experience as a teacher I have observed that EJA students are afraid when they start the course. In the collective organization1 in the first days they are insecure and, in the individual organization, they tend to delay enrollment in this discipline. In general, students have little time to study and many financial and family responsibilities, with the vast majority working and responsible for supporting their family. Their routine is tiring and the lack of motivation of these students is also related to the great feeling of guilt, shame for not having completed their studies at the appropriate time.

Orientador(a)
Dr. Silva, Thiago Barros Correia da.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Ivo da.
Ma. Telles, Nadjane Leite dos Santos.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ensino de química.
Química no cotidiano.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
72
Observações


Não foi possível exibir o PDF