Alfabetização: uma reflexão sobre a formação de professores
Alfabetização: uma reflexão sobre a formação de professores
<pontesvieira12345@hotmail.com>
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os saberes da formação de professores alfabetizadores no Brasil. Tratou-se de estudo teórico de cunho bibliográfico de caráter qualitativo, que buscou evidenciar da formação continuada de professores baseado na Alfabetização e Letramento, tais formações de professores podem contribuir em realizar a transposição didática dos conhecimentos teóricos à sua prática no processo de alfabetização. Como fundamentação teórica o estudo se baseou em: Soares (2004); Ferreiro (1985); Freire (1921); Mortati (2016), entre outros. Para seu desenvolvimento distribuímos a discussão da seguinte forma: a formação de professores por meio das políticas públicas, uma discussão sobre a formação do professor alfabetizador; com a discussão sobre os aspectos teóricos da alfabetização e letramento; logo em seguida compreender os saberes necessários para a prática pedagógica da alfabetização, compreendendo os aspetos de letramento e alfabetização. Portanto, concluímos que é de fundamental importância o conhecimento dos professores acerca da alfabetização e letramento para desenvolver uma prática fundamentada nas teorias já existente, visando à qualidade o ensino.
This work aims to reflect on the knowledge of training literacy teachers in Brazil. This was a theoretical study of a bibliographical nature with a qualitative nature, which sought to demonstrate the continued training of teachers based on Literacy and Literacy. Such teacher training can contribute to carrying out the didactic transposition of theoretical knowledge into practice in the literacy process. As a theoretical foundation, the study was based on: Soares (2004); Ferreiro (1985); Freire (1921); Mortati (2016), among others. For its development, we distributed the discussion as follows: teacher training through public policies, a discussion on the training of literacy teachers; with the discussion on the theoretical aspects of literacy and literacy; then understand the knowledge necessary for the pedagogical practice of literacy, understanding the aspects of literacy and literacy. Therefore, we conclude that teachers' knowledge about literacy is of fundamental importance to develop a practice based on existing theories, aiming at quality teaching.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Educação.
Alfabetização e letramento.