Prática pedagógica e ensino: investigando a produção do conhecimento sobre abordagem crítico-superadora da Educação física e as contribuições do GTT Escola do CBCE 1992-2022

Prática pedagógica e ensino: investigando a produção do conhecimento sobre abordagem crítico-superadora da Educação física e as contribuições do GTT Escola do CBCE 1992-2022

Autor(a)
Melo, Pedro Henrique Ferreira de.
<pedro.melo@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
01/02/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
169
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objeto da dissertação é o conhecimento produzido sobre a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física, que em 2022 completou 30 anos, e foi apresentado no GTT Escola do CONBRACE. A problemática diz respeito aos fundamentos do ensino-aprendizagem na Educação Física propostos na Abordagem Crítico-Superadora. O problema se refere à Produção do Conhecimento na Educação Física, presentes nos Anais do CONBRACE, especificamente no GTT Escola. O objetivo é apresentar uma síntese crítica sobre a Produção do Conhecimento na Educação Física a partir dos Anais do CONBRACE do GTT Escola (1997-2021) e que mencionam a Abordagem Crítico-Superadora enquanto Teoria Pedagógica de Ensino. O procedimento de investigação utilizado foi a análise bibliográfica através da análise de conteúdo. Delimitação de fontes, a saber, os Anais do CONBRACE do GTT Escola, (1997, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021), tendo ao todo treze eventos. Como categorias de análise delimitamos: Concepção de Ser Humano, Concepção de Sociedade, Teoria Pedagógica, Teoria do Conhecimento, Abordagem do Ensino da Educação Física, Prática Pedagógica e Ensino, Pares Dialéticos (Objetivo- Avaliação / Conteúdo-Método) e Currículo. Entre os dados levantados localizamos 1.293 textos publicados (textos completos, resumos expandidos e resumos simples) no GTT Escola, tendo 350 trabalhos que citam ou mencionam a Abordagem Crítico-Superadora. Destes, selecionamos 46 textos que mostraram coerência e consistência interna em relação ao ensino da Educação Física na Abordagem Crítico-Superadora, assim distribuídos: 07 (sete) textos no evento de 1997, 02 (dois) em 1999, 02 (dois) em 2001, 03 (três) em 2003, 03 (três) em 2005, 02 (dois) em 2007, 06 (seis) em 2009, 06 (seis) em 2011, 01 (um) em 2013, 02 (dois) em 2015, 03 (três) em 2017, 02 (dois) em 2019 e 07 (sete) em 2021, totalizando 46 (quarenta e seis) textos. Constatamos que a concepção de ser humano trata sobre a construção social das funções psíquicas superiores através das relações sociais, a concepção de sociedade defende a crítica ao modo de produção capitalista, a teoria pedagógica apresenta a Pedagogia Histórico-Crítica, a teoria do conhecimento está ligada a concepção materialista, a abordagem do ensino da Educação Física engloba a organização do conhecimento em ciclos de ensino- aprendizagem, a prática pedagógica está relacionada ao conhecimento construído de maneira crítica e cultural para a transformação do aluno e o currículo é voltado para uma concepção ampliada de currículo. Concluímos que nestes 30 anos de existência da Abordagem Crítico- Superadora do Ensino da Educação Física existem trabalhos encaminhados ao GTT Escola e apresentados no CONBRACE que mencionam, mas não apresentam consistência teórica frente ao que são os fundamentos da Abordagem Crítico-Superadora.

Abstract

The goal of this dissertation is the knowledge produced about the Critical-Supervisory Approach to Physical Education, which turned 30 in 2022, and was presented at the CONBRACE School GTT. The problem concerns the foundations of teaching and learning in Physical Education proposed in the Critical-Supervisory Approach. The problem refers to the Production of Knowledge in Physical Education, present in the Annals of CONBRACE, specifically in the GTT School. The objective is to present a critical synthesis on the Production of Knowledge in Physical Education from the CONBRACE Annals of the GTT School (1997-2021) and which mention the Critical-Supervisory Approach as a Pedagogical Teaching Theory. The research procedure used was bibliographic analysis through content analysis. Delimitation of sources, namely the CONBRACE Annals of the School GTT, (1997, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 and 2021), with a total of thirteen events. The categories of analysis were as follows: Conception of the Human Being, Conception of Society, Pedagogical Theory, Theory of Knowledge, Approach to Teaching Physical Education, Pedagogical Practice and Teaching, Dialectical Pairs (Objective- Evaluation/Content-Method) and Curriculum. Among the data collected, we found 1,293 published texts (full texts, expanded abstracts and simple abstracts) in the GTT School, with 350 papers citing or mentioning the Critical-Supervisory Approach. Of these, we selected 46 texts that showed coherence and internal consistency in relation to the teaching of Physical Education in the Critical-Suppering Approach, distributed as follows: 07 (seven) texts in the 1997 event, 02 (two) in 1999, 02 (two) in 2001, 03 (three) in 2003, 03 (three) in 2005, 02 (two) in 2007, 06 (six) in 2009, 06 (six) in 2011, 01 (one) in 2013, 02 (two) in 2015, 03 (three) in 2017, 02 (two) in 2019 and 07 (seven) in 2021, totaling 46 (forty-six) texts. We found that the conception of the human being deals with the social construction of higher psychic functions through social relations, the conception of society defends the criticism of the capitalist mode of production, the pedagogical theory presents the Historical-Critical Pedagogy, the theory of knowledge is linked to the materialist conception, the approach to teaching Physical Education encompasses the organization of knowledge in teaching-learning cycles, the pedagogical practice is related to knowledge constructed in a critical and cultural way for the transformation of the student and the curriculum is focused on an expanded conception of curriculum. We conclude that in the 30 years of existence of the Critical- Supervisory Approach to Physical Education Teaching, there are papers submitted to the GTT School and presented at CONBRACE that mention, but lack theoretical consistency in relation to, the foundations of the Critical-Supervisory Approach.

Orientador(a)
Dr.ª Taffarel, Celi Nelza Zulke.
Coorientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Deysianne França Matos.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Palavras-chave
Pedagogia histórico-crítica.
Abordagem crítico-superadora.
Práticas pedagógicas.
Educação física - Ensino.
Materialismo histórico-dialético.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
98
Observações


Não foi possível exibir o PDF