Proposta de sequência didática no ensino de química: compreensão acerca da composição e descarte correto de cartelas de medicamentos

Proposta de sequência didática no ensino de química: compreensão acerca da composição e descarte correto de cartelas de medicamentos

Autor(a)
Alves, Taline Mayana Bezerra.
<taline.alves@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
20/02/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
41
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho consiste na construção de uma Sequência Didática (SD) direcionada para o ensino de aspectos relacionados a cartelas de medicamentos e as implicações que sua destinação inadequada pode ocasionar à saúde e ao meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é propor uma sequência didática no Ensino de Química, com a perspectiva de contribuir acerca da composição e descarte correto de cartelas de medicamentos, ressaltando fatores relevantes que proporcionem a consciência ambiental dos educandos. A SD é uma atividade planejada para o ensino de conteúdos e ocorrem em etapas. Na proposta em questão, o conteúdo foi organizado para ser contemplado em quatro etapas, tendo como público-alvo a 3ª Série do Ensino Médio. Essa ferramenta de ensino auxiliará na construção e aperfeiçoamento do conhecimento dos alunos no que se refere ao contexto histórico, composição química, reciclagem e descarte consciente de cartelas de medicamentos. Dessa forma, este estudo poderá colaborar com a construção do conhecimento científico e social acerca de um tema relevante para a sociedade, buscando minimizar os riscos provocados pelo descarte incorreto desse resíduo.

Abstract

The present work consists of the construction of a Didactic Sequence (DS) aimed at teaching aspects related to medication cards and the implications that their inappropriate disposal can cause to health and the environment. In this sense, the objective of the work is to propose a didactic sequence in Chemistry Teaching, with the perspective of contributing to the composition and correct disposal of medicine packs, highlighting relevant factors that provide students with environmental awareness. SD is a planned activity for teaching content and occurs in stages. In the proposal in question, the content was organized to be covered in four stages, with the target audience being the 3rd Series of High School. This teaching tool will help build and improve students&#39; knowledge regarding the historical context, chemical composition, recycling and conscious disposal of medication packs. In this way, this study will be able to collaborate with the construction of scientific and social knowledge about a topic relevant to society, seeking to minimize the risks caused by the incorrect disposal of this waste.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Coorientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Ma. Melo, Larissa Lima de Arruda.
Palavras-chave
Ensino de química.
Reciclagem.
Blister (Embalagem).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
142
Observações


Não foi possível exibir o PDF