Avaliação do desenvolvimento infantil por enfermeiros na atenção primária à saúde: revisão integrativa

Avaliação do desenvolvimento infantil por enfermeiros na atenção primária à saúde: revisão integrativa

Autor(a)
Silva, Claude Marise dos Santos.
<claude.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
24/10/2023
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
28
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Introdução: O desenvolvimento infantil refere-se a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais. No contexto da Atenção Primária à Saúde, o Programa de Puericultura tem como propósito acompanhar o crescimento e desenvolvimento, observar a cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, entre outros. Nessa perspectiva, ao considerar a importância e protagonismo do profissional enfermeiro para o acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: “Como se dá a avaliação do desenvolvimento infantil por enfermeiros na atenção primária à saúde?” Objetivo: Analisar como ocorre a avaliação do desenvolvimento infantil por enfermeiros no contexto da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As buscas foram realizadas por duas pesquisadoras independentes nas seguintes bases de dados: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/ BVS, National Library of Medicine (PubMed/MEDLINE), ScienceDirect e na biblioteca Scientific Electronic Library Online (SciElo). Foram incluídos artigos on-line, disponíveis gratuitamente na íntegra e nos idiomas português, inglês ou espanhol, que abordaram a temática do estudo. Resultados: As buscas resultaram em 1.241 publicações, das quais 169 foram excluídas por apresentarem duplicação em bases, 1.030 foram excluídas após leitura do título e resumo, pelos critérios de exclusão e/ou por não estarem relacionadas ao objeto da pesquisa. Foram lidos na íntegra 42 artigos, mas destes 30 não respondiam à pergunta norteadora e, portanto, foram excluídos. Ao final, compuseram a amostra do estudo de revisão 12 artigos. Para a avaliação do desenvolvimento infantil por enfermeiras foram utilizadas diversas ferramentas e estratégias, em que destacou-se a utilização dos materiais fornecidos pelo Ministério da Saúde (Caderneta da Criança), bem como o uso de diferentes Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. Conclusão: A pesquisa na literatura científica possibilitou a análise dos principais instrumentos e estratégias utilizadas para a avaliação do desenvolvimento infantil por enfermeiros, bem como suas potencialidades para a enfermagem. Ainda, ressaltou-se as limitações e dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros da ESF para a avaliação do desenvolvimento, como na correta utilização e preenchimento da Caderneta, a identificação de fatores de risco para o desenvolvimento e a avaliação eficaz e em sua totalidade da criança. 

Abstract

Introduction: Child development refers to a complex, continuous, dynamic and progressive transformation, which includes, in addition to growth, maturation, learning and psychological and social aspects. In the context of Primary Health Care, the Child Care Program aims to monitor growth and development, observe vaccination coverage, encourage the practice of breastfeeding, among others. From this perspective, when considering the importance and role of the nurse in the comprehensive monitoring of child growth and development, the following research question arose: “How is child development assessed by nurses in primary health care?” Objective: Analyze how the assessment of child development by nurses occurs in the context of Primary Health Care. Methodology: This is an integrative review of the literature. The searches were carried out by two independent researchers in the following databases: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/BVS, National Library of Medicine (PubMed/MEDLINE), ScienceDirect and the Scientific Electronic Library Online (SciElo). Were included, online studies freely available in full and in Portuguese, English or Spanish, which addressed the study theme. Results: The searches resulted in 1.241 publications, of which 169 were excluded due to duplication in the databases, 1.030 were excluded after reading the title and abstract, due to the exclusion criteria and/or because they were not related to the research object. 42 articles were read in full, but 30 of these did not answer the guiding question and were therefore excluded. In the end, the review study sample comprised 12 articles. To assess child development by nurses, several tools and strategies were used, highlighting the use of materials provided by the Ministry of Health (Children's Handbook), as well as the use of different Development Assessment Scales for Children. Conclusion: Research in scientific literature enabled the analysis of the main instruments and strategies used to evaluate child development by nurses, as well as their potential for nursing. Furthermore, the limitations and difficulties faced by ESF nurses in assessing development were highlighted, such as the correct use and completion of the Children's Handbook, the identification of risk factors for development and the effective assessment of the child as a whole. 

Orientador(a)
Dr.ª Dias, Renise Bastos Farias.
Banca Examinadora
Esp. Barros, Rwizziane Kalley Silva Pessoa de.
Dr.ª Almeida, Thayse Gomes de.
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil.
Saúde da criança.
Atenção Primária à Saúde (APS).
Avaliação em enfermagem .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
292
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 03 fev. 2025.

Acesso aberto em 19 fev. 2025.

Não foi possível exibir o PDF