Princípios da neuroarquitetura aplicados no projeto da Escola de Educação Básica Deputado Tarcísio de Jesus, na cidade de Coité do Nóia - AL

Princípios da neuroarquitetura aplicados no projeto da Escola de Educação Básica Deputado Tarcísio de Jesus, na cidade de Coité do Nóia - AL

Autor(a)
Oliveira, Maria Isabel de Souza.
<mariaisabel.is399@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
18/12/2023
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
129
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O trabalho de conclusão de curso aborda a temática do projeto escolar e a importância de criar espaços educacionais que promovam o desemparedamento infantil, permitindo a participação ativa dos alunos como protagonistas desse processo. O projeto de arquitetura escolar, fundamentado nos princípios da neuroarquitetura, representa uma abordagem inovadora e fundamental para a concepção de ambientes educacionais que sejam mais eficazes e propícios ao desenvolvimento infantil. Esse conceito foi aplicado no projeto arquitetônico em nível de estudo preliminar da Escola de Educação Básica Deputado Tarcísio de Jesus, localizada na Zona Rural do município de Coité do Nóia, Alagoas. Neste contexto, a pesquisa considerou aspectos críticos, como a distribuição espacial, iluminação, ventilação, uso de cores e a integração com a natureza. A discussão se concentrase na influência dos edifícios escolares na educação, especialmente na educação infantil. Esses elementos são incorporados de forma estratégica para promover o bem-estar das crianças, facilitar a aprendizagem, estimular a interação social e contribuir para o desenvolvimento saudável dos estudantes. O processo de desenvolvimento do projeto envolveu pesquisas bibliográficas, visitas técnicas e levantamentos fotográficos, entrevistas semiestruturada com a direção, professores e alunos e análise exploratória dos dados coletados. Após a conclusão dessas etapas, foi elaborado um projeto preliminar que garante a distribuição espacial adequada, uma iluminação eficaz, ventilação apropriada, uso de cores adequadas e integração harmoniosa com a natureza em todo o projeto arquitetônico da escola. 

Abstract

The course completion work addresses the theme of the school project and the importance of creating educational spaces that promote child freedom, allowing the active participation of students as protagonists of this process. The school architecture project, based on the principles of neuroarchitecture, represents an innovative and fundamental approach to designing educational environments that are more effective and conducive to child development. This concept was applied to the architectural design at the preliminary study level of the Deputado Tarcísio de Jesus School of Basic Education, located in the Rural Zone of the municipality of Coité do Nóia, Alagoas. In this context, the research considered critical aspects, such as spatial distribution, lighting, ventilation, use of colors and integration with nature. The discussion focuses on the influence of school buildings on education, especially early childhood education. These elements are incorporated strategically to promote children's well-being, facilitate learning, encourage social interaction and contribute to the healthy development of students. The project development process involved bibliographic research, technical visits and photographic surveys, semi-structured interviews with management, teachers and students and exploratory analysis of the data collected. After completing these steps, a preliminary project was prepared that ensures adequate spatial distribution, effective lighting, appropriate ventilation, use of appropriate colors and harmonious integration with nature throughout the school's architectural design. 

Orientador(a)
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Banca Examinadora
Dr.ª Barros, Alice de Almeida.
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Bezerra, Yanca Alane Batista.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Conforto ambiental.
Neuroarquitetura .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
402
Observações


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