Produção de material digital de educação em saúde à luz do modelo teórico RLT: estratégias de apoio ao rastreamento do câncer de mama e câncer do colo do útero

Produção de material digital de educação em saúde à luz do modelo teórico RLT: estratégias de apoio ao rastreamento do câncer de mama e câncer do colo do útero

Autor(a)
Vieira, Maxson Rinaldi da Silva.
<maxson.vieira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
25/10/2023
Curso/Outros
Enfermagem
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo de pesquisa se concentra na concepção e avaliação de um recurso educacional em saúde, visando aprimorar as iniciativas de rastreamento do câncer de colo do útero e de mama. Nesse contexto, a pesquisa buscou analisar tanto os desafios quanto às vantagens percebidas no ambiente de prestação de cuidados de saúde, ao mesmo tempo em que investigou a recepção e a compreensão das informações por parte das mulheres. Isso foi contrastado com as estratégias empregadas em estudos recentes. À medida que a disseminação de informações por meio de canais digitais torna-se cada vez mais acessível, surgem diversas vias para a aquisição de conhecimento. No entanto, essa ubiquidade da informação digital apresenta desafios, pois os indivíduos podem tanto adquirir informações confiáveis por meio da internet como também se deparar com dados provenientes de notícias falsas (fake news). Assim, sugere-se o desenvolvimento de um recurso digital que possa disponibilizar informações embasadas em referências atualizadas e confiáveis, com base no modelo teórico de Roper, Logan e Tierney (RLT). Este modelo identifica as atitudes comuns e essenciais dos profissionais de enfermagem, ao avaliar as atividades da vida, considerando aspectos pertinentes, como a fase da vida do indivíduo, o continuum de cuidados e os fatores que podem influenciar essas atividades. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa convergente assistencial, tendo uma natureza exclusivamente teórica, e aborda os quatro principais estágios: concepção, instrumentação, execução e análise. Ele parte de uma questão fundamental: de que maneira o modelo teórico RLT pode contribuir para a elaboração de material educativo digital, com intervenção no processo de rastreamento do câncer de colo do útero e do câncer de mama?

Abstract

"This research study focuses on the design and evaluation of a health education resource aimed at enhancing cervical and breast cancer screening initiatives. In this context, the research sought to analyze both the perceived challenges and advantages in the healthcare delivery environment while investigating women's reception and comprehension of information. This was contrasted with strategies employed in recent studies. As the dissemination of information through digital channels becomes increasingly accessible, various pathways for knowledge acquisition emerge. However, the ubiquity of digital information presents challenges, as individuals can encounter both reliable information on the internet and data from fake news sources. Therefore, the development of a digital resource that can provide information based on updated and trustworthy references is suggested, based on the theoretical model of Roper, Logan, and Tierney (RLT). This model identifies the common and essential attitudes of nursing professionals when evaluating activities of daily living, considering relevant aspects such as an individual's life stage, the continuum of care, and factors that can influence these activities. This study is characterized as a convergent care research with an exclusively theoretical nature, addressing the four main stages: conception, instrumentation, execution, and analysis. It starts from a fundamental question: how can the theoretical RLT model contribute to the development of digital educational material with an intervention in the cervical and breast cancer screening process?"

Orientador(a)
Ma. Ferreira, Cíntia Bastos.
Banca Examinadora
Ma. Silva, Cláudia Cristina Rolim da.
Dr.ª Almeida, Thayse Gomes de.
Palavras-chave
Ensino auxiliado por computador.
Educação em saúde.
Desinformação.
Estratégias digitais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
246
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 26 jan. 2025.

Acesso aberto em 28 jan. 2025.

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