A Educação Física Escolar (EFE) no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e subsequente Ensino Híbrido (EH) resultantes da pandemia da SARS-CoV-2: uma análise de artigos publicados entre 2020 e 2022
A Educação Física Escolar (EFE) no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e subsequente Ensino Híbrido (EH) resultantes da pandemia da SARS-CoV-2: uma análise de artigos publicados entre 2020 e 2022
<jose.weverton@arapiraca,ufal.br>
Este estudo visa analisar a Educação Física Escolar (EFE) no contexto do ensino remoto e híbrido, resultantes da pandemia de Covid-19 causada pela Sars-CoV-2. Foram examinados 13 artigos publicados entre 2020 e 2022 para identificar a manifestação da EFE no Ensino Remoto Emergencial (ERE), considerando elementos do trabalho pedagógico, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), plataformas digitais e materiais didáticos. Além disso, foram investigadas as dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento do trabalho pedagógico da EFE. Os resultados encontrados destacaram os conteúdos abordados, as TDICs utilizadas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes. Conclui-se que pesquisas futuras são necessárias para aprofundar a compreensão da atuação pedagógica na EFE e sua relação com as TDICs, proporcionando oportunidades para problematização, reflexão, transformação e produção de novos conhecimentos.
This study aims to analyze School Physical Education (SPE) within the context of remote and hybrid teaching, resulting from the Covid-19 pandemic caused by Sars-CoV-2. Thirteen articles published between 2020 and 2022 were examined to identify how SPE manifests in Emergency Remote Teaching (ERT), considering elements of pedagogical work, Digital Information and Communication Technologies (DICTs), digital platforms, and teaching materials. Additionally, we examined the difficulties faced by teachers in the development of pedagogical work in SPE. The findings presented the contents covered, the DICTs used, and the difficulties faced by teachers. It is concluded that future research is necessary to deepen the understanding of pedagogical performance in SPE and its relationship with DICTs, providing opportunities for questioning, reflection, transformation, and the production of new knowledge.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Ensino auxiliado por computador.
Esportes escolares.
Ensino remoto.
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023.
Planejamento didático.