Proposta de retrofit com uso de teto vegetado em edificação escolar na cidade de Arapiraca

Proposta de retrofit com uso de teto vegetado em edificação escolar na cidade de Arapiraca

Autor(a)
Maciel, Luana Lima.
<luana.maciel@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
20/12/2023
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
112
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho objetiva projetar um teto vegetado na escola Municipal Mário Cesar Fontes de Ensino Integral no município de Arapiraca - AL. No contexto educacional, as escolas são espaços fundamentais na formação dos indivíduos, e o uso de tetos vegetados pode proporcionar contato com a natureza, melhorando a qualidade de vida urbana. Diante disso, a motivação do trabalho é trazer a natureza para as escolas, conciliando concreto e áreas verdes, a fim de melhorar a educação através da arquitetura verde. Deste modo, a Escola Municipal Mário Cesar Fontes foi selecionada para o estudo por necessitar aumentar a sua área permeável e ampliar ambientes verdes. Para tanto, o projeto de retrofit com teto vegetado tem como objetivos: identificar estratégias de aplicação desse sistema e desenvolver uma horta, uma praça e um canteiro sensorial, de modo a agregar valor social, físico e ambiental à instituição. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa de campo em que envolveu a caracterização da cidade, do bairro e do lote da escola, que culminará no projeto final. Como revisão da literatura, foi realizado um percurso com exemplificações de vários tetos verdes, descrevendo a importância destes e suas variações. Considera-se que o uso de teto verde nas escolas, melhora o aprendizado dos discentes, seu pertencimento e cuidado com a natureza, assim como redução de custos com energia elétrica e melhora do conforto térmico da comunidade escolar. Bem como a utilização de alimentos sem agrotóxico para o preparo da merenda escolar.

Abstract

The present work aims to design a vegetated roof at the Mário Cesar Fontes Municipal School of Integral Education in the municipality of Arapiraca - AL. In the educational context, schools are fundamental spaces in the training of individuals, and the use of vegetated roofs can provide contact with nature, improving the quality of urban life. Therefore, the motivation for the work is to bring nature to schools, combining concrete with green areas, in order to improve education through green architecture. Therefore, the Mário Cesar Fontes Municipal School was selected for the study because it needed to increase its permeable area and expand green environments. To this end, the retrofit project with a vegetated roof aims to identify strategies for applying this system, developing a vegetable garden, a square and a sensory flowerbed, in order to add social, physical and environmental value to the institution. The methodology used is based on field research that involved characterizing the city, neighborhood and school lot, which will culminate in the final project. As a literature review, a tour was carried out with examples of various green roofs, describing their importance and their variations. It is considered that the use of a green roof in schools improves students' learning, their belonging and care for nature, as well as reducing electricity costs and improving thermal comfort in the school community, as well as the use of pesticide-free foods for school lunches.

Orientador(a)
Dr. Pereira, Thiago Alberto da Silva.
Coorientador(a)
Me. Araújo, Iuri Ávila Lins de.
Banca Examinadora
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Me. Neves, Rafael Rust.
Oliveira, Taffarel da Silva.
Palavras-chave
Projeto arquitetônico.
Qualidade de vida.
Sustentabilidade.
Design biofílico.
Escola de Tempo Integral Professor Mário César Fontes.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
75
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