Experiências no ensino de química: desafios do ensino remoto em tempos de pandemia
Experiências no ensino de química: desafios do ensino remoto em tempos de pandemia
<isadora.amorim@arapiraca.ufal.br>
Diante
da pandemia do COVID – 19, as escolas tiveram que suspender suas atividades,
sendo obrigadas a optar pela alternativa de aulas remotas. Neste sentido, o ano
letivo apresentou sua continuidade de modo online, surgindo uma demanda de
novos procedimentos, materiais e programas tecnológicos que pudessem auxiliar o
aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o objetivo desta
pesquisa foi realizar uma revisão da literatura com relação às estratégias de
ensino aplicadas em tempos de pandemia para a aprendizagem de Química, e
analisar sua eficiência no ensino presencial. A revisão foi feita nas principais
bases de dados da CAPES e do Google Acadêmico, analisando publicações nos
períodos entre 2019 e 2022. Os dados coletados foram então analisados sob a
perspectiva da análise de conteúdo existente. Os resultados apontaram que
apesar das dificuldades de adequação ao panorama digital, a aplicação de
estratégias de ensino evidenciadas nos artigos investigados apresentou um
grande potencial com relação à aprendizagem, visto que proporcionaram aos
alunos o desenvolvimento da sua autonomia intelectual, possibilitando a
formação do conhecimento, levando o professor ao papel de orientador,
instigando os alunos a questionarem e ponderarem acerca das atividades
propostas. Além disto, o foco principal foi nos materiais e programas tecnológicos
em si, essencialmente, as videoaulas, redes sociais e aplicativos interativos.
In
terms of COVID pandemic - 19, schools had to suspend their activities, being forced
to opt for the alternative of remote classes. In this sense, the school year presented
its continuity online, presenting a demand for new procedures, materials and
technological programs that could help the student during the teaching-learning
process. Thus, the objective of this research was to conduct a review of the
literature regarding teaching strategies applied in times of pandemic for the
learning of Chemistry, and analyze its efficiency in classroom teaching. The
review was made in the main databases of CAPES and Google Scholar, analyzing
publications between 2019 and 2022. The collected data were then analyzed from
the perspective of content analysis. The results showed that despite the
difficulties of adapting to the digital landscape, the application of teaching
strategies evidenced in the articles investigated showed a great potential in
relation to students the development of their intellectual autonomy, enabling
the formation of knowledge, leading the teacher to the role of advisor,
prompting students to question and ponder about the proposed activities. In
addition, the main focus was on the materials and technological programs themselves,
essentially, the video classes, social networks and interactive applications.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Ensino de química.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.