Experiências no ensino de química: desafios do ensino remoto em tempos de pandemia

Experiências no ensino de química: desafios do ensino remoto em tempos de pandemia

Autor(a)
Silva, Isadora Amorim.
<isadora.amorim@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
18/12/2023
Curso/Outros
Química
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Diante da pandemia do COVID – 19, as escolas tiveram que suspender suas atividades, sendo obrigadas a optar pela alternativa de aulas remotas. Neste sentido, o ano letivo apresentou sua continuidade de modo online, surgindo uma demanda de novos procedimentos, materiais e programas tecnológicos que pudessem auxiliar o aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão da literatura com relação às estratégias de ensino aplicadas em tempos de pandemia para a aprendizagem de Química, e analisar sua eficiência no ensino presencial. A revisão foi feita nas principais bases de dados da CAPES e do Google Acadêmico, analisando publicações nos períodos entre 2019 e 2022. Os dados coletados foram então analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo existente. Os resultados apontaram que apesar das dificuldades de adequação ao panorama digital, a aplicação de estratégias de ensino evidenciadas nos artigos investigados apresentou um grande potencial com relação à aprendizagem, visto que proporcionaram aos alunos o desenvolvimento da sua autonomia intelectual, possibilitando a formação do conhecimento, levando o professor ao papel de orientador, instigando os alunos a questionarem e ponderarem acerca das atividades propostas. Além disto, o foco principal foi nos materiais e programas tecnológicos em si, essencialmente, as videoaulas, redes sociais e aplicativos interativos.

Abstract

In terms of COVID pandemic - 19, schools had to suspend their activities, being forced to opt for the alternative of remote classes. In this sense, the school year presented its continuity online, presenting a demand for new procedures, materials and technological programs that could help the student during the teaching-learning process. Thus, the objective of this research was to conduct a review of the literature regarding teaching strategies applied in times of pandemic for the learning of Chemistry, and analyze its efficiency in classroom teaching. The review was made in the main databases of CAPES and Google Scholar, analyzing publications between 2019 and 2022. The collected data were then analyzed from the perspective of content analysis. The results showed that despite the difficulties of adapting to the digital landscape, the application of teaching strategies evidenced in the articles investigated showed a great potential in relation to students the development of their intellectual autonomy, enabling the formation of knowledge, leading the teacher to the role of advisor, prompting students to question and ponder about the proposed activities. In addition, the main focus was on the materials and technological programs themselves, essentially, the video classes, social networks and interactive applications.

Orientador(a)
Dr. Nunes, Rafael Saraiva.
Banca Examinadora
Dr. Vechi, Sérgio Modesto.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Palavras-chave
Metodologia de ensino.
Ensino de química.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
103
Observações


Não foi possível exibir o PDF