A intersetorialidade entre saúde e assistência social no atendimento à primeira infância
A intersetorialidade entre saúde e assistência social no atendimento à primeira infância
<netally.neto@arapiraca.ufal.br>
Esta pesquisa investiga a intersetorialidade entre saúde e assistência social no atendimento à primeira infância, fazendo uma análise ao Plano Municipal pela Primeira Infância de Palmeira dos Índios. A motivação veio do estágio realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Palmeira dos Índios durante o curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A pesquisa visa entender como a colaboração entre esses setores pode melhorar o atendimento às crianças, considerando aspectos sociais, econômicos e culturais. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica, por meio da leitura de livros, artigos, teses e legislações a respeito do tema. O objetivo é descrever os programas e projetos disponíveis para atender às necessidades da primeira infância e como garantir seus direitos. O trabalho terá introdução, desenvolvimento e conclusão, com foco na contribuição para o Serviço Social, refletindo sobre o atendimento das demandas voltadas à primeira infância e analisando as políticas públicas. O método de abordagem aplicado foi o qualitativo, buscando compreender como a intersetorialidade entre políticas públicas no Brasil é essencial para enfrentar desafios sociais complexos de forma integrada. Isso envolve a colaboração entre diferentes setores, como saúde, educação, assistência social, entre outros, para promover respostas abrangentes. No entanto, a implementação enfrenta desafios como fragmentação institucional, falta de recursos, resistência burocrática e falta de capacitação técnica. No plano pela primeira infância em Palmeira dos Índios-AL, a intersetorialidade é crucial para o funcionamento de programas que visam o desenvolvimento infantil integral. O serviço social desempenha um papel fundamental na identificação e atendimento às necessidades das crianças e famílias, tanto na saúde quanto na assistência, promovendo acesso aos serviços e oferecendo apoio através da rede socioassistencial e psicossocial. O fortalecimento da capacidade institucional, investimentos sociais e participação cidadã são essenciais para superar os desafios e promover políticas públicas eficazes para a primeira infância.
This research investigates the intersectionality between health and social assistance in early childhood care, analyzing the Municipal Plan for First Childhood of Palmeira dos Índios. The motivation came from the internship carried out at the Emergency Care Unit (UPA) in Palmeira dos Índios during the Social Service course at UFAL. The research aims to understand how collaboration between these sectors can improve care for children, considering social, economic and cultural aspects. The research will use the perspective of Marx's historical-dialectical materialism to understand social reality. The objective is to describe the programs and projects available to meet the needs of early childhood and how to guarantee their rights. The work will have an introduction, development and conclusion, focusing on the contribution to Social Service, reflecting on the role of social workers in early childhood care and analyzing public policies. Intersectorality between public policies in Brazil is essential to face complex social challenges in an integrated way. This involves collaboration between different sectors, such as health, education, social assistance, among others, to promote comprehensive responses. However, implementation faces challenges such as institutional fragmentation, lack of resources, bureaucratic resistance and lack of technical training. In the context of early childhood in Palmeira dos Índios-AL, intersectorality is crucial for programs that aim at integral child development, involving areas such as health and education. Social services play a fundamental role in identifying and meeting the needs of children and families, both in health and education, promoting equitable access to services and offering support through the social assistance and psychosocial network. Strengthening institutional capacity, social investments and citizen participation are essential to overcome challenges and promote effective public policies for early childhood.
Esp. Silva, Ruany Caroline de Oliveira.
Direitos sociais.
Políticas públicas.