Tendência temporal da mortalidade por acidentes de trânsito em Alagoas, 2011-2021
Tendência temporal da mortalidade por acidentes de trânsito em Alagoas, 2011-2021
<joao.santana@arapiraca.ufal.br> Santos, Vanessa Silva.
<vanessa.santos2@arapiraca.ufal.br>
Introdução: Acidente de trânsito (AT) consiste
em um evento que causa danos ao transporte, carga e/ou as pessoas em uma via ou
áreas públicas e envolve a participação de um ou mais indivíduos em movimentos
nas vias terrestres resultando em alterações no tráfego. É considerado como um
agravo complexo e preocupante em Saúde Pública. O Brasil está na 3º posição do
ranking mundial de maior número de vítimas de AT, foram registrados 32.174
óbitos no país em 2022 com disparidade entre as diversas unidades federativas,
sendo Alagoas um dos destaques, pois é um dos menores estados brasileiros e
possui um expressivo número de mortes decorrente de acidentes de trânsito. Objetivo:
Analisar a tendência temporal e caracterizar as vítimas fatais por acidentes de
trânsito, a fim de identificar os grupos mais vulneráveis em Alagoas entre
2011-2021. Métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico
retrospectivo de abordagem quantitativa que utiliza dados secundários do
Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados pelo
Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) do Ministério
da Saúde classificados segundo o sexo (feminino e masculino), faixa etária
(menores de 10 ano até maiores de 60 anos de idade), cor de pele (branco,
amarelo, pardo, preto, indígena e ignorado) e tipos de vítimas nos acidentes de
trânsito (pedestre, ciclista, motociclistas, ocupante de veículos e ocupantes
de outros transportes - veículos de tração animal, trem, bonde, veículos
especiais e os não especificados), sendo incluso neste estudo apenas os casos
notificados adequadamente no SIM, estes dados foram tabulados em planilhas
eletrônicas do programa Microsoft Excel 2016. No tratamento estatístico dos
dados foi utilizado o Software Jointpoint
Regression Program, versão 4.9.1.0, a descrição da tendência foi calculada
através das Variações Percentuais Anuais (APC - Annual Percentage Change) e
Variação Percentual Anual Média (AAPC - Average Annual Percentage Change)
considerando estatisticamente significativo os intervalos de 95% de confiança
(IC95%) e significância de 5% (p valor) a fim de avaliar as tendências
temporais das taxas de mortalidade/100 mil habitantes por acidentes de trânsito
no período de 2011-2021 em Alagoas. Resultados: Durante o período a
maior taxa de mortalidade alagoana por AT neste período ocorreram em pessoas do
sexo masculino, negros, faixa etária de 20 a 39 anos e envolvidas em acidentes
com ocupantes de outros transportes, que se encontra em decréscimo, enquanto
ocorre um crescimento expressivo nos óbitos envolvendo motociclistas. Conclusão:
Estudos como este são importantes para a Saúde Pública, pois contribuem
para aperfeiçoar e direcionar políticas públicas específicas com o objetivo de
produzir ou fomentar atividades de promoção e prevenção de saúde com vistas à
segurança no trânsito e diminuir as taxas de agravos e mortalidades por AT de
forma categorizada em Alagoas.
Introduction: Traffic accident (TA)
consists of an event that causes damage to transport, cargo and/or people on
roads or public areas and involves the participation of one or more individuals
in movement on land roads that results in modifications in traffic. It is considered
a complex and worrying public health problem. Brazil is in the 3rd place in the
world ranking for the highest number of TA victims, 32,174 deaths were recorded
in the country in 2022 with disparity between the different federative units,
Alagoas being one of the highlights, as it is one of the smallest Brazilian
states and has a significant number of deaths caused by traffic accidents. Objective:
To analyze the temporal trend and characterize fatal victims from traffic
accidents, in order to identify the most vulnerable groups in Alagoas between
2011-2021. Methods: This is a retrospective analytical observational
study with a quantitative approach that uses secondary data from the Mortality
Information System (SIM), made available by the Information Technology
Department of the Unified Health System (Datasus) of the Ministry of Health
classified according to sex ( female and male), age group (under 10 years old
to over 60 years old), skin color (white, yellow, brown, black, indigenous and
ignored) and types of victims in traffic accidents (pedestrian, cyclist,
motorcyclists, vehicle occupants and occupants of other transport -
animal-drawn vehicles, trains, trams, special vehicles and those not
specified), with only cases properly notified in the SIM included in this
study. These data were tabulated in Microsoft spreadsheets Excel 2016. The
Jointpoint Regression Program Software version 4.9.1.0 was used in the
statistical treatment of the data, the description of the trend was calculated
using the Annual Percentage Change (APC - Annual Percentage Change) and Average
Annual Percentage Change (AAPC - Average Annual Percentage Change) considering
the 95% confidence intervals (95% CI) and 5% significance (p value) to be
statistically significant in order to evaluate the temporal trends in mortality
rates/100 thousand inhabitants due to traffic accidents in the period of
2011-2021 in Alagoas. Results: During this period, the highest mortality
rate in Alagoas due to TA occurred in male people, black people, aged between
20 and 39 years old and involved in accidents with occupants of other
transport, which is decreasing, while it occurs a significant increase in
deaths involving motorcyclists. Conclusion: Studies like this are
important for Public Health, as they contribute to improving and directing
specific public policies with the aim of producing or promoting health
promotion and prevention activities with a view to traffic safety and reducing
rates of injuries and deaths due to AT in a categorized way in Alagoas.
Ma. Gurgel, Maria Amélia.
Acidentes de trânsito.
Taxa de mortalidade.
Estudos de tendência temporal.