Programa Residência Pedagógica: interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface escola-universidade

Programa Residência Pedagógica: interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface escola-universidade

Autor(a)
Araújo, Adelmo Fernandes de (org.).
<adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br> Barbosa, Isnaldo Isaac (org.).
<isnaldo@pos.mat.ufal.br> Silva, Ivanderson Pereira da (org.).
<ivanderson.silva@arapiraca.ufal.br> Almeida, Jacqueline Praxedes de (org.).
<jacqueline.almeida@igdema.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Curso/Outros
Documentos (Livros Acesso Aberto)
Número de folhas
229
Tipo
ePUB
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Por compreender que a Educação é um Direito de todos, a Constituição Federativa do Brasil de 1988 estabeleceu em seu Art. 212. que cabe a União aplicar, nunca menos de 18%, “da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino”. Já a Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação, estabeleceu em sua Meta 20: que até o ano de 2019 seriam investidos, pelo menos, 7% e até 2019, pelo menos 10% do PIB em Educação. Paradoxalmente, segundo Auditoria Cidadã da Dívida, distante desses dados, em 2019 foram investidos 3,48% do PIB em Educação e em 2023, 2,73%. É por esperançarmos estatísticas diferentes que, através dos percursos e resultados do Programa de Residência Pedagógica da UFAL, que lhes convidamos a se deleitarem com essas leituras e se inspirarem por mais e melhores movimentos de luta por uma educação de qualidade.

Sinopsis

Entendiendo que la Educación es un Derecho de todos, la Constitución Federativa de Brasil de 1988 estableció en su artículo 212 que corresponde a la Unión aplicar, nunca menos del 18%, “de los ingresos resultantes de los impuestos, incluidos los provenientes de transferencias , en el mantenimiento y desarrollo de la enseñanza”. La Ley nº 13.005/2014, que aprobó el Plan Nacional de Educación, estableció en su Meta 20: que para 2019, al menos el 7% y para 2019, al menos el 10% del PBI se invertiría en Educación. Paradójicamente, según Auditoría Ciudadana de la Deuda, lejos de estos datos, en 2019 se invirtió en Educación el 3,48% del PIB y en 2023, el 2,73%. Es porque esperamos estadísticas diferentes, a través de los caminos y resultados del Programa de Residencia Pedagógica de la UFAL, que los invitamos a disfrutar de estas lecturas y a inspirarse en más y mejores movimientos que luchan por una educación de calidad.

Palavras-chave
Universidade.
Pedagogia.
Educação.
Escola.
Interculturalidade.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
54
Observações

Tradução para o espanhol: Google tradutor

Tipo de acesso: Acesso Aberto

Referência

ARAÚJO, Adelmo Fernandes de; BARBOSA, Isnaldo Isaac; SILVA, Ivanderson Pereira da; ALMEIDA, Jacqueline Praxedes de (org.). Programa Residência Pedagógica: interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface escola-universidade. Tulcán, EC: Universidade Politécnica Estadual de Carchi, 2024. ePUB. (Coleção Investigação; 1). ISBN 9789942625304. Disponível em: https://www.publicacionesupec.org/index.php/carchi

Não foi possível exibir o PDF