Programa Residência Pedagógica: interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface escola-universidade
Programa
Residência Pedagógica: interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface
escola-universidade
<adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br> Barbosa, Isnaldo Isaac (org.).
<isnaldo@pos.mat.ufal.br> Silva, Ivanderson Pereira da (org.).
<ivanderson.silva@arapiraca.ufal.br> Almeida, Jacqueline Praxedes de (org.).
<jacqueline.almeida@igdema.ufal.br>
Por
compreender que a Educação é um Direito de todos, a Constituição Federativa do
Brasil de 1988 estabeleceu em seu Art. 212. que cabe a União aplicar, nunca
menos de 18%, “da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de
transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino”. Já a Lei nº
13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação, estabeleceu em sua Meta
20: que até o ano de 2019 seriam investidos, pelo menos, 7% e até 2019, pelo
menos 10% do PIB em Educação. Paradoxalmente, segundo Auditoria Cidadã da
Dívida, distante desses dados, em 2019 foram investidos 3,48% do PIB em
Educação e em 2023, 2,73%. É por esperançarmos estatísticas diferentes que,
através dos percursos e resultados do Programa de Residência Pedagógica da UFAL,
que lhes convidamos a se deleitarem com essas leituras e se inspirarem por mais
e melhores movimentos de luta por uma educação de qualidade.
Entendiendo
que la Educación es un Derecho de todos, la Constitución Federativa de Brasil
de 1988 estableció en su artículo 212 que corresponde a la Unión aplicar, nunca
menos del 18%, “de los ingresos resultantes de los impuestos, incluidos los
provenientes de transferencias , en el mantenimiento y desarrollo de la
enseñanza”. La Ley nº 13.005/2014, que aprobó el Plan Nacional de Educación,
estableció en su Meta 20: que para 2019, al menos el 7% y para 2019, al menos
el 10% del PBI se invertiría en Educación. Paradójicamente, según Auditoría
Ciudadana de la Deuda, lejos de estos datos, en 2019 se invirtió en Educación
el 3,48% del PIB y en 2023, el 2,73%. Es porque esperamos estadísticas
diferentes, a través de los caminos y resultados del Programa de Residencia
Pedagógica de la UFAL, que los invitamos a disfrutar de estas lecturas y a
inspirarse en más y mejores movimientos que luchan por una educación de
calidad.
Pedagogia.
Educação.
Escola.
Interculturalidade.
Tradução para a língua espanhola: Google tradutor
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Referência
ARAÚJO, Adelmo Fernandes de; BARBOSA, Isnaldo Isaac; SILVA, Ivanderson Pereira da; ALMEIDA, Jacqueline Praxedes de (org.). Programa Residência Pedagógica: interculturalidade e pesquisa colaborativa na interface escola-universidade. Tulcán, EC: Universidade Politécnica Estadual de Carchi, 2024. ePUB. (Coleção Investigação; 1). ISBN 9789942625304. Disponível em: https://www.publicacionesupec.org/index.php/carchi. Acesso em: 21 maio 2024.