Formação docente crítica e reflexiva em Alagoas: PRP e interface escola- universidade
Formação docente crítica
e reflexiva em Alagoas: PRP e interface escola-universidade
<adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br> Toscano, Chrystiane V. A. (org.).
<chrystoscano@gmail.com> Oliveira, Eliane Vitorino de Moura (org.).
<eliane.oliveira@arapiraca.ufal.br> Santos Júnior, Ismar Inácio dos (org.).
<ismarinacio@yahoo.com.br>
Essa
coletânea resulta de um percurso de imersão nas escolas e de investigação na
ação a partir do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica da
Universidade Federal de Alagoas. Estiveram envolvidos neste projeto discentes e
docentes de 13 (treze) cursos de licenciatura, dos três campis da UFAL (Campus
A.C. Simões, Campus Arapiraca e Campus Sertão). São eles: Biologia, Educação
Física, Física, Geografia, História, Música, Matemática, Língua Espanhola,
Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Pedagogia, Química e Sociologia. Ao longo
dos processos formativos foram priorizadas a articulação entre teoria e
prática, valorização da experiência dos professores da educação básica,
investigações e saberes emergentes das vivências em sala de aula. As reflexões,
ensaios e relatos de pesquisa contidos nesta obra expressam o desenvolvimento
das competências docentes numa perspectiva complexa, inter/transdisciplinar,
intercultural e de valorização dos saberes da experiência. A partir da leitura
deste material, fica evidente que essas ações integrativas de ensino e de
pesquisa colaborativa fortaleceram a articulação entre a universidade e as
escolas, reafirmando o compromisso com a formação de professores. Assim, lhe
convidamos a refletir a partir desta obra sobre mais e melhores políticas e
experiências docentes num contexto global, mas sobretudo na América Latina.
Esta
colección es el resultado de un viaje de inmersión en las escuelas y de
investigación en acción a partir del Proyecto Institucional del Programa de
Residencia Pedagógica de la Universidad Federal de Alagoas. En este proyecto
participaron estudiantes y docentes de 13 (trece) cursos de pregrado, de los
tres campus de la UFAL (Campus A.C. Simões, Campus Arapiraca y Campus Sertão).
Ellos son: Biología, Educación Física, Física, Geografía, Historia, Música,
Matemáticas, Lengua Española, Lengua Inglesa, Lengua Portuguesa, Pedagogía,
Química y Sociología. A lo largo de los procesos de formación se dio prioridad
a la articulación de la teoría y la práctica, valorando la experiencia de los
docentes de educación básica, las investigaciones y los conocimientos surgidos
de las experiencias de aula. Las reflexiones, ensayos e informes de
investigación contenidos en este trabajo expresan el desarrollo de habilidades
docentes desde una perspectiva compleja, inter/transdisciplinaria,
intercultural y la valorización del conocimiento desde la experiencia. De la
lectura de este material se desprende que estas acciones integradoras de
enseñanza e investigación colaborativa fortalecieron la articulación entre la
universidad y la escuela, reafirmando el compromiso con la formación docente.
Por ello, los invitamos a reflexionar desde este trabajo sobre más y mejores
políticas y experiencias docentes en un contexto global, pero especialmente en
América Latina.
Educação.
Ensino.
Escola.
Tradução para a língua espanhola: Google tradutor
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Referência
ARAÚJO,
Adelmo Fernandes de; TOSCANO, Chrystiane V. A.; OLIVEIRA, Eliane Vitorino de
Moura; SANTOS FILHO, Ismar Inácio dos (org.). Formação docente crítica
e reflexiva em Alagoas: PRP e interface escola-universidade. Tulcán, EC:
Universidade Politécnica Estadual de Carchi, 2024. (Coleção Investigação; 2).
ISBN 9789942625335. Disponível em: https://www.publicacionesupec.org/index.php/carchi. Acesso em 21 maio 2024.