Formação docente crítica e reflexiva em Alagoas: PRP e interface escola- universidade

Formação docente crítica e reflexiva em Alagoas: PRP e interface escola-universidade

Autor(a)
Araújo, Adelmo Fernandes de (org.).
<adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br> Toscano, Chrystiane V. A. (org.).
<chrystoscano@gmail.com> Oliveira, Eliane Vitorino de Moura (org.).
<eliane.oliveira@arapiraca.ufal.br> Santos Júnior, Ismar Inácio dos (org.).
<ismarinacio@yahoo.com.br>
Ano de publicação
2024
Curso/Outros
Documentos (Livros Acesso Aberto)
Número de folhas
159
Tipo
ePUB
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Essa coletânea resulta de um percurso de imersão nas escolas e de investigação na ação a partir do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas. Estiveram envolvidos neste projeto discentes e docentes de 13 (treze) cursos de licenciatura, dos três campis da UFAL (Campus A.C. Simões, Campus Arapiraca e Campus Sertão). São eles: Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Música, Matemática, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Pedagogia, Química e Sociologia. Ao longo dos processos formativos foram priorizadas a articulação entre teoria e prática, valorização da experiência dos professores da educação básica, investigações e saberes emergentes das vivências em sala de aula. As reflexões, ensaios e relatos de pesquisa contidos nesta obra expressam o desenvolvimento das competências docentes numa perspectiva complexa, inter/transdisciplinar, intercultural e de valorização dos saberes da experiência. A partir da leitura deste material, fica evidente que essas ações integrativas de ensino e de pesquisa colaborativa fortaleceram a articulação entre a universidade e as escolas, reafirmando o compromisso com a formação de professores. Assim, lhe convidamos a refletir a partir desta obra sobre mais e melhores políticas e experiências docentes num contexto global, mas sobretudo na América Latina.

Sinopsis

Esta colección es el resultado de un viaje de inmersión en las escuelas y de investigación en acción a partir del Proyecto Institucional del Programa de Residencia Pedagógica de la Universidad Federal de Alagoas. En este proyecto participaron estudiantes y docentes de 13 (trece) cursos de pregrado, de los tres campus de la UFAL (Campus A.C. Simões, Campus Arapiraca y Campus Sertão). Ellos son: Biología, Educación Física, Física, Geografía, Historia, Música, Matemáticas, Lengua Española, Lengua Inglesa, Lengua Portuguesa, Pedagogía, Química y Sociología. A lo largo de los procesos de formación se dio prioridad a la articulación de la teoría y la práctica, valorando la experiencia de los docentes de educación básica, las investigaciones y los conocimientos surgidos de las experiencias de aula. Las reflexiones, ensayos e informes de investigación contenidos en este trabajo expresan el desarrollo de habilidades docentes desde una perspectiva compleja, inter/transdisciplinaria, intercultural y la valorización del conocimiento desde la experiencia. De la lectura de este material se desprende que estas acciones integradoras de enseñanza e investigación colaborativa fortalecieron la articulación entre la universidad y la escuela, reafirmando el compromiso con la formación docente. Por ello, los invitamos a reflexionar desde este trabajo sobre más y mejores políticas y experiencias docentes en un contexto global, pero especialmente en América Latina.

Palavras-chave
Universidade.
Educação.
Ensino.
Escola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
144
Observações

Tradução para a língua espanhola: Google tradutor

Tipo de acesso: Acesso Aberto

Referência

ARAÚJO, Adelmo Fernandes de; TOSCANO, Chrystiane V. A.; OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura; SANTOS FILHO, Ismar Inácio dos  (org.). Formação docente crítica e reflexiva em Alagoas: PRP e interface escola-universidade. Tulcán, EC: Universidade Politécnica Estadual de Carchi, 2024. (Coleção Investigação; 2). ISBN 9789942625335. Disponível em: https://www.publicacionesupec.org/index.php/carchi. Acesso em 21 maio 2024.

Não foi possível exibir o PDF