Anais do VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e III Congresso Luso-Afro- Brasileiro de Infâncias e Educação: infância(s), cidadania e democracia

Anais do VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e III Congresso Luso-Afro- Brasileiro de Infâncias e Educação: infância(s), cidadania e democracia

Autor(a)
Anjos, Cleriston Izidro dos (org.).
Pereira, Fábio Hoffmann (org.).
<hoffmann@arapiraca.ufal.br> Ferreira, Fernando Ilídio da Silva (org.).
Ano de publicação
2024
Curso/Outros
Eventos
Número de folhas
1297
Tipo
Anais
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação vêm se constituindo como importantes espaços de encontros e partilha de produção de conhecimento e de práticas pedagógicas ao longo dos anos. E a consolidação de trabalho de parcerias institucionais, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis – GEPPECI no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão em linhas de investigação que concentram importantes contribuições para os Estudos da Infância, para a Educação Infantil e para a Formação de Docentes para a Primeira Infância em Alagoas, de modo mais específico, mas também no Brasil e no exterior, como é o caso dos projetos de pesquisa em Portugal e de formação docente em Angola. Os objetivos principais do evento são fomentar a partilha e a discussão de trabalhos de pesquisa e relato de experiências no campo da educação das crianças de 0 a 10 anos de idade, em idade escolar para a frequência à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental, reunindo parceiros institucionais, pesquisadores, profissionais e estudantes. Os dois eventos, em conjunto, constituem um evento que busca ser permanente e de referência para o campo da pesquisa e da formação especialmente para professores, gestores, estudantes de licenciatura e pós-graduação, além de outros profissionais das diversas áreas que atuam com crianças desde bebês, sejam em creches, pré-escolas, escolas ou demais instituições. É também um evento que procura dar visibilidade à produção científica qualificada na área dos Estudos da Infância, na busca pelo diálogo e construção de uma rede que envolve pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. O tema da edição de 2023 pretendeu discutir como a democracia e a construção da cidadania impactam as infâncias e a educação de crianças desde bebês e pensar sobre a construção da democracia, por elas e com elas, vislumbrando a criação de outro mundo, em que a tônica seja a defesa e a manutenção do Estado democrático de direito, a diminuição das desigualdades e o respeito a todas as formas de existência humana [...].

Abstract

The Luso-Brazilian Seminar on Early Childhood Education and the Luso-Afro-Brazilian Congress on Childhood and Education have become important spaces for meetings and sharing of knowledge production and pedagogical practices over the years. And the consolidation of institutional partnership work, coordinated by the Study and Research Group on Children's Pedagogies and Cultures - GEPPECI in the development of research and extension activities in lines of investigation that concentrate important contributions to Childhood Studies and Early Childhood Education and for Early Childhood Teacher Training in Alagoas, more specifically, but also in Brazil and abroad, as is the case with research projects in Portugal and teacher training in Angola. The main objectives of the event are to encourage the sharing and discussion of research work and reporting of experiences in the field of education for children aged 0 to 10 years old, of school age for attending early childhood education and the initial years of primary education. , bringing together institutional partners, researchers, professionals and students. The two events, together, constitute an event that seeks to be permanent and a reference for the field of research and training, especially for teachers, managers, undergraduate and postgraduate students, as well as other professionals from different areas who work with children. from babies, whether in daycare centers, preschools, schools or other institutions. It is also an event that seeks to give visibility to qualified scientific production in the area of ​​Childhood Studies, in the search for dialogue and construction of a network that involves researchers from Brazil, Portugal, Angola, Mozambique, Cape Verde, São Tomé and Príncipe and Guinea Bissau. The theme of the 2023 edition intended to discuss how democracy and the construction of citizenship impact childhood and the education of children from babies onwards and to think about the construction of democracy, for them and with them, envisioning the creation of another world, in which The main focus is the defense and maintenance of the democratic rule of law, the reduction of inequalities and respect for all forms of human existence [...].

Palavras-chave
Formação de professores .
Movimentos sociais.
Educação infantil.
Políticas públicas.
Democracia.
Justiça social.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
375
Observações

Os textos aqui reunidos foram aprovados para apresentação no VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, realizados de 30 de outubro a 01 de novembro de 2023, na Cidade de Maceió, Alagoas, Brasil. O conteúdos dos textos é de responsabilidade exclusiva de suas autoras e autores.

Tradução para a língua inglesa: Google Tradutor

Tipo de acesso: Acesso Aberto

Referência 

SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 7.; CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO, 3., 2024, Maceió, AL. Anais [...]. Maceió, AL: Universidade Federal de Alagoas, 2024. Siglas dos eventos: SLBEI e CLABIE. Tema: Infância(s), cidadania e democracia.


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