Explorando a COVID-19 em sala de aula: experimentos _in silico_ a partir de medicamentos avaliados para tratamento da COVID-19
Explorando a COVID-19 em sala de aula: experimentos in silico a partir de medicamentos avaliados para tratamento da COVID-19
Albuquerque, Samuel Silva de.
<ssa@arapiraca.ufal.br> Cardoso, Sílvia Helena.
<silvia.cardoso@arapiraca.ufal.br>
O
presente trabalho consiste no Produto Educacional, da dissertação do Programa
de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) intitulado
QUÍMICA E TECNOLOGIA: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO COM A TEMÁTICA
MEDICAMENTOS AVALIADOS PARA O TRATAMENTO DA COVID-19 E USO DO LIVRE SOFTWARE
ARGUSLAB, defendida na Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da
Professora Silvia Helena Cardoso. Esta pesquisa buscou proporcionar
contribuições ao processo de Ensino de Química Organica no Ensino Médio através
da utilização do software ARGUSLAB, considerando suas potencialidades e
limitações, no contexto do ensino de Química. Espera-se que a proposta
apresentada colabore com a comunidade a qual está destinada, que possa ser utilizada
em sala de aula, e que os alunos, por meio deste, possam aprofundar-se no
estudo de conceitos de forma mais contextualizada e interdisciplinar através do
uso de novas tecnologias.Com base nisso, serão apresentadas a seguir: Um manual
básico de utilização do software ARGUSLAB; Experimentos de química orgânica (in
silico) com a temática: medicamentos avaliados para o tratamento da COVID-19. Agradeço
o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel
Superior Brasil (CAPES) pela concessão da bolsa.
The
present work consists of the Educational Product, of the dissertation of the
Professional Master's Program in Chemistry on a National Network (PROFQUI)
entitled CHEMISTRY AND TECHNOLOGY: PREPARATION OF A TEACHING MATERIAL WITH THE
TOPIC OF MEDICINES EVALUATED FOR THE TREATMENT OF COVID-19 AND USE OF FREE
SOFTWARE ARGUSLAB, defended at the Federal University of Alagoas, under the
guidance of Professor Silvia Helena Cardoso. This research sought to provide
contributions to the process of Teaching Organic Chemistry in High School
through the use of the ARGUSLAB software, considering its potential and
limitations, in the context of Chemistry teaching. It is expected that the
proposal presented will collaborate with the community for which it is
intended, that it can be used in the classroom, and that students, through
this, can delve deeper into the study of concepts in a more contextualized and
interdisciplinary way through the use of new technologies. Based on this, the
following will be presented: A basic manual for using the ARGUSLAB software;
Organic chemistry experiments (in silico) with the theme: medicines evaluated
for the treatment of COVID-19. I would like to thank the financial support of
the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in Brazil
(CAPES) for granting the scholarship.
Coronavírus - COVID-19 (Doença).
Vitaminas.
Cloroquina (Medicamento).
Hidroxicloroquina (Fármaco).
ArgusLab (Software).
Tradução para a língua inglesa: Google Tradutor
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Referência
SANTOS, Crislania dos; ALBUQUERQUE, Samuel Silva de; CARDOSO. Silvia Helena. Explorando a COVID-19 em sala de aula: experimentos in silico a partir de medicamentos avaliados para tratamento da COVID-19. Arapiraca, AL: EdFika, 2024. e-ISBN: 9786585231220. Disponível em: https://editoraedfika.com.br/lancamentos/explorando-a-covid-19-em-sala-de-aula/. Acesso em: 8 jun. 2024.