Explorando a COVID-19 em sala de aula: experimentos _in silico_ a partir de medicamentos avaliados para tratamento da COVID-19

Explorando a COVID-19 em sala de aula: experimentos in silico a partir de medicamentos avaliados para tratamento da COVID-19

Autor(a)
Santos, Crislania dos.
Albuquerque, Samuel Silva de.
<ssa@arapiraca.ufal.br> Cardoso, Sílvia Helena.
<silvia.cardoso@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Curso/Outros
Documentos (Livros Acesso Aberto)
Número de folhas
56
Tipo
ebook
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho consiste no Produto Educacional, da dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) intitulado QUÍMICA E TECNOLOGIA: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO COM A TEMÁTICA MEDICAMENTOS AVALIADOS PARA O TRATAMENTO DA COVID-19 E USO DO LIVRE SOFTWARE ARGUSLAB, defendida na Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da Professora Silvia Helena Cardoso. Esta pesquisa buscou proporcionar contribuições ao processo de Ensino de Química Organica no Ensino Médio através da utilização do software ARGUSLAB, considerando suas potencialidades e limitações, no contexto do ensino de Química. Espera-se que a proposta apresentada colabore com a comunidade a qual está destinada, que possa ser utilizada em sala de aula, e que os alunos, por meio deste, possam aprofundar-se no estudo de conceitos de forma mais contextualizada e interdisciplinar através do uso de novas tecnologias.Com base nisso, serão apresentadas a seguir: Um manual básico de utilização do software ARGUSLAB; Experimentos de química orgânica (in silico) com a temática: medicamentos avaliados para o tratamento da COVID-19. Agradeço o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior Brasil (CAPES) pela concessão da bolsa.

Abstract

The present work consists of the Educational Product, of the dissertation of the Professional Master's Program in Chemistry on a National Network (PROFQUI) entitled CHEMISTRY AND TECHNOLOGY: PREPARATION OF A TEACHING MATERIAL WITH THE TOPIC OF MEDICINES EVALUATED FOR THE TREATMENT OF COVID-19 AND USE OF FREE SOFTWARE ARGUSLAB, defended at the Federal University of Alagoas, under the guidance of Professor Silvia Helena Cardoso. This research sought to provide contributions to the process of Teaching Organic Chemistry in High School through the use of the ARGUSLAB software, considering its potential and limitations, in the context of Chemistry teaching. It is expected that the proposal presented will collaborate with the community for which it is intended, that it can be used in the classroom, and that students, through this, can delve deeper into the study of concepts in a more contextualized and interdisciplinary way through the use of new technologies. Based on this, the following will be presented: A basic manual for using the ARGUSLAB software; Organic chemistry experiments (in silico) with the theme: medicines evaluated for the treatment of COVID-19. I would like to thank the financial support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in Brazil (CAPES) for granting the scholarship.

Palavras-chave
Medicamentos.
Coronavírus - COVID-19 (Doença).
Vitaminas.
Cloroquina (Medicamento).
Hidroxicloroquina (Fármaco).
ArgusLab (Software).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
7
Observações

Tradução para a língua inglesa: Google Tradutor

Referência 

SANTOS, Crislania dos; ALBUQUERQUE, Samuel Silva de; CARDOSO. Silvia Helena. Explorando a COVID-19 em sala de aula: experimentos in silico a partir de medicamentos avaliados para tratamento da COVID-19. Arapiraca, AL: EdFika, 2024. e-ISBN: 9786585231220. Disponível em: https://editoraedfika.com.br/lancamentos/explorando-a-covid-19-em-sala-de-aula/

Não foi possível exibir o PDF