Cuidador e Agressor na mesma pessoa: a violência intrafamiliar contra os/as filhos/as como pretensa prática educativa e suas implicações para o desenvolvimento

Cuidador e Agressor na mesma pessoa: a violência intrafamiliar contra os/as filhos/as como pretensa prática educativa e suas implicações para o desenvolvimento

Autor(a)
Santos, Myllena Lima dos.
<myllena.santos@arapiraca.ufal.br> Costa, Tereza Caroline.
<tereza.costa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
10/05/2024
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
90
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

A violência infantil, sob caráter intrafamiliar, exerce impacto direto no desenvolvimento biopsicossocial dos infantes vitimados, configurando-se como uma complexa problemática social e de saúde pública. O cerne desta pesquisa diz respeito às consequências da violência intrafamiliar contra crianças, considerando as nuances da tríade infância-família-violência como catalisadoras para a investigação e a elaboração deste estudo. Como objetivo geral, buscou-se explicar como o desenvolvimento infantil é impactado pela violência intrafamiliar. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: categorizar as implicações da violência intrafamiliar na infância; relacionar os padrões parentais/comportamentais em contextos violentos e não violentos; e analisar como o desenvolvimento infantil é impactado pela violência intrafamiliar, a partir da produção bibliográfica especializada. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com viés bibliográfico, qualitativo, descritivo e explicativo. Foi realizada através das plataformas CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizando os termos “maus-tratos infantis” e “desenvolvimento infantil” como descritores. A partir disso, foram selecionados seis artigos científicos revisados por pares, os quais foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Como referencial teórico, recorreu-se às compreensões dos autores: Daniel J. Siegel (2015); Tina Payne Bryson (2015) e Telma Abrahão (2022), acerca do desenvolvimento infantil e das intempéries de contextos violentos na infância. Em face dos resultados obtidos, foi possível expandir a compreensão acerca do fenômeno da violência intrafamiliar infantil, entendendo a multiplicidade de fatores e de desdobramentos que podem estar relacionados, o que leva a desencadear prejuízos nos aspectos físicos, sociais e psicológicos a curto, médio e longo prazo. Diante disso, pôde-se refletir acerca da influência dos estilos parentais e dos padrões de comportamento presentes em cada contexto familiar, em que quanto mais coercitivos, maiores as possibilidades de maus tratos e de implicações para a qualidade do desenvolvimento. Por outro lado, ficou evidente a relevância do tipo de suporte e das especificidades da rede de apoio mediante situações de violências e vulnerabilidades.

Abstract

Child violence, within the family, has a direct impact on the biopsychosocial development of victimized children, configuring itself as a complex social and public health problem. The core of this research concerns the consequences of intra-family violence against children, considering the nuances of the childhood-family-violence triad as catalysts for the investigation and preparation of this study. As a general objective, we sought to explain how child development is impacted by intrafamily violence. To this end, the following specific objectives were established: categorize the implications of intrafamily violence in childhood; relate parental/behavioral patterns in violent and non-violent contexts; and analyze how child development is impacted by intra-family violence, based on specialized bibliographic production. As for methodological aspects, this is research with a bibliographic, qualitative, descriptive and explanatory bias. It was carried out through the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and VHL (Virtual Health Library) platforms, using the terms “child abuse” and “child development” as descriptors. From this, six peer-reviewed scientific articles were selected, which were analyzed based on Laurence Bardin's Content Analysis method. As a theoretical reference, we use the understandings of the authors: Daniel J. Siegel (2015), Tina Payne Bryson (2015) and Telma Abrahão (2022), about child development and the adverse effects of violent contexts in childhood. In view of the results obtained, it was possible to expand the understanding of the phenomenon of child intra-family violence, understanding the multiplicity of factors and developments that may be related, which leads to triggering losses in physical, social and psychological aspects in the short, medium and long term. Given this, it was possible to reflect on the influence of parental styles and behavior patterns present in each family context, in which the more coercive, the greater the possibility of mistreatment and implications for the quality of development. On the other hand, the relevance of the type of support and the specificities of the support network in situations of violence and vulnerability was evident.

Orientador(a)
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Banca Examinadora
Ma. Magalhães, Caroline Cavalcanti Padilha.
Silva, Janaila dos Santos.
Palavras-chave
Violência familiar.
Infância.
Desenvolvimento infantil.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
11
Observações


Não foi possível exibir o PDF