Marketing direcionado para pessoas com deficiência (PCD)
Marketing direcionado para pessoas com deficiência (PCD)
<jose.gustavo@arapiraca.ufal.br>
O marketing foi a principal ferramenta a qual permitiu que a empresa tivesse o seu primeiro contato com seus possíveis clientes. Através de uma boa propaganda publicitária poderia fazer com que uma pessoa deseje adquirir um produto. Esse trabalho tem por finalidade mostrar como as empresas estão fazendo para captar os PcD (Pessoas com Deficiência) por meio de anúncios nos meios de comunicação. Além de mostrar como as PcD de algumas cidades de estado alagoano se sentem quando estes buscam um produto ou serviço. Para isso, no primeiro momento, foi realizada uma pesquisa de embasamento teórico, buscando contextualizar o marketing, e os PcD na sociedade e apresentado o marketing de relacionamento. Em seguida foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, que contou com 13 entrevistados, no formato presencial e online, entre os meses de novembro e dezembro do ano 2023, com as seguintes deficiências: física, cegueira, baixa visão e múltipla. Com o intuito de ouvir esse público a respeito do assunto abordado, nesse sentido foi aplicado um questionário com perguntas abertas que abordaram o assunto das três etapas do marketing, que são: antes, durante e depois das compras. Diante do que foi coletado, observou-se que os entrevistados não se sentem inseridos no processo de marketing. O estudo revelou também que ainda no século XXI temos a presença de barreiras, sejam elas físicas ou atitudinais, fazendo com que a PcD tenha dificuldade no momento de adquirir produto ou serviço, podendo, em alguns casos, gerar a exclusão desse público. Nesse sentido, o pesquisador propõe alternativas que podem minimizar o problema apresentado, apontando que toda a sociedade precisa fazer sua parte para renovar o marketing inclusivo.
Marketing was the main tool that allowed the company to have its first contact with its potential customers. Good advertising could make a person want to purchase a product. This work aims to show how companies are doing to attract PwD (People with Disabilities) through advertisements in the media. In addition to showing how PwD from some cities in the state of Alagoas feel when they look for a product or service. To this end, initially, theoretical research was carried out, seeking to contextualize marketing and PwD in society and relationship marketing was presented. A qualitative exploratory research was then carried out, involving 13 interviewees, in person and online, between the months of November and December 2023, with the following disabilities: physical, blindness, low vision and multiple. In order to listen to this audience about the topic discussed, a questionnaire was applied with open questions that addressed the subject of the three stages of marketing, which are: before, during and after purchases. Given what was collected, it was observed that the interviewees did not feel included in the marketing process. The study also revealed that even in the 21st century we have the presence of barriers, whether physical or attitudinal, making PwD have difficulty when purchasing a product or service, and may, in some cases, lead to the exclusion of this public. In this sense, the researcher proposes alternatives that can minimize the problem presented, pointing out that society as a whole needs to do its part to renew inclusive marketing.
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Administração.
Marketing .
Inclusão.