Estratégias didático-pedagógicas no ensino de microbiologia na educação básica: uma breve revisão.

Estratégias didático-pedagógicas no ensino de microbiologia na educação básica: uma breve revisão.

Autor(a)
Tavares, Cahiane.
<cahianet@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
01/09/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
61
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Os microrganismos são seres microscópicos organizados principalmente em grupos de bactérias, fungos, protozoários e vírus. Convivem com os seres vivos desde o nascimento até a morte, e são estudados no ramo da ciência denominado Microbiologia. Estes microrganismos são os representantes mais ricos em diversidade na natureza, apresentam inúmeros benefícios ao meio ambiente e ao homem, no entanto, também apresentam malefícios, já que são fonte de várias doenças existentes e que ainda podem surgir. Dessa forma, é imprescindível o ensino de Microbiologia nas escolas para a compreensão da importância desse mundo “invisível”. A sindemia covídica, que acometeu o mundo em 2019, é a prova do quão importante é conhecer estes seres diminutos. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Microbiologia na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental e Médio, a fim de analisar estratégias acessíveis que podem contribuir para a profissão docente; construir e consolidar significamente o processo educacional dos alunos, de forma a reduzir o ensino tradicional por teorização excessiva e memorização. Foram utilizados os termos de busca: Ensino de Ciências e Ensino de Microbiologia; Ensino de Biologia e Ensino de Microbiologia, em português e inglês, nas bases de dados como SciELO, BDTD e Google Acadêmico. Posteriormente, foram levantadas discussões sobre os textos consultados. Concluiu-se que as estratégias utilizadas pelas pesquisas em questão são prognósticas, acessíveis, de baixo custo, eficientes e servem como auxílio ou base para planos de aula. 

Abstract

Microorganisms are microscopic beings organized mainly into groups of bacteria, fungi, protozoa and viruses. They live with living beings from birth to death, and are studied in the branch of science called Microbiology. These microorganisms are the richest representatives in terms of diversity in nature, they offer countless benefits to the environment and to man, in addition to harm, since they are the source of several existing diseases and that may still to emerge. Thus, it is essential to teach Microbiology in schools to understand the importance of this “invisible” world. The covid-19 syndemic, which hit the world in 2019, is proof of how important it is to know these tiny beings. The objective of this work was to carry out a bibliographic review on the teaching of Microbiology in Basic Education, especially in Elementary and Secondary Education, in order to analyze accessible strategies that can contribute to the teaching profession; significantly build and consolidate the educational process of students, in order to reduce traditional teaching by excessive theorizing and memorization. The search terms used were: Science Teaching and Microbiology Teaching; Teaching Biology and Teaching Microbiology, in Portuguese and English, in databases such as SciELO, BDTD and Google Scholar. Subsequently, discussions were raised on the consulted texts. It was concluded that the strategies used by the research in question are prognostic, accessible, low cost, efficient and serve as an aid or basis for lesson plans. 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Banca Examinadora
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Palavras-chave
Educação básica.
Microbiologia.
Ensino de ciências .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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