Ferramentas didáticas para alunos com cegueira no ensino de ciências: uma revisão integrativa.

Ferramentas didáticas para alunos com cegueira no ensino de ciências: uma revisão integrativa. 

Autor(a)
Santos, Thaíssa Chriszielen Vasconcelos dos.
<thaissa.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
21/09/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

As ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira podem ser alternativas capazes de possibilitar a compreensão de assuntos e conceitos complexos, facilitando o ensino de ciências naturais para os mesmos e contribuindo para inclusão destes em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo, conhecer as ferramentas didáticas utilizadas no ensino de ciências para alunos com cegueira, do ensino fundamental ao médio. Através de uma revisão bibliográfica integrativa, que buscou por artigos que tinham como foco a elaboração e aplicação de recursos didáticos, voltados para alunos com deficiência visual no ensino de ciências. Foi feito um levantamento utilizando a plataforma de dados da CAPES com base nos descritores definidos, e com o auxílio dos filtros e por meio da leitura dos resumos, foram selecionados nove artigos que tratavam da temática, em seguida, realizou-se a organização e síntese dos dados. Os trabalhos selecionados, em sua maioria, optaram por apresentar ferramentas didáticas em forma de modelos pedagógicos táteis, o que evidenciou o potencial desses recursos adaptados como ferramentas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem relacionados à ciência. A partir disto, pode-se então concluir a importância da utilização de ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira no ensino de ciências, visto sua eficácia na promoção e facilitação do ensino/aprendizagem, assim como, consequentemente contribui na inclusão destes alunos no ambiente escolar. 

Abstract

Didactic tools adapted for blind students can be alternatives capable of enabling the understanding of complex subjects and concepts, facilitating the teaching of natural sciences to them and contributing to their inclusion in the classroom. The present study aimed to understand the teaching tools used in teaching science to students with blindness, from elementary to high school. Through an integrative bibliographic review, which searched for articles that focused on the development and application of teaching resources, aimed at students with visual impairments in science teaching. A survey was carried out using the CAPES data platform based on the defined descriptors, and with the help of filters and by reading the abstracts, nine articles were selected that dealt with the topic, then the organization and synthesis were carried out. of the data. Most of the selected works chose to present teaching tools in the form of tactile pedagogical models, which highlighted the potential of these adapted resources as methodological tools in the teaching and learning process related to science. From this, we can then conclude the importance of using teaching tools adapted for blind students in science teaching, given their effectiveness in promoting and facilitating teaching/learning, as well as, consequently, contributing to the inclusion of these students in the school environment. 

Orientador(a)
Dr. Cunha, Márcio de Moura.
Coorientador(a)
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Banca Examinadora
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Palavras-chave
Deficiência visual.
Ferramentas didáticas.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Cegueira.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
97
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autora. Provável liberação em 07 jan.  2025.