Ferramentas didáticas para alunos com cegueira no ensino de ciências: uma revisão integrativa.
Ferramentas didáticas para alunos com cegueira no ensino de ciências: uma revisão integrativa.
<thaissa.santos@arapiraca.ufal.br>
As ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira podem ser alternativas capazes
de possibilitar a compreensão de assuntos e conceitos complexos, facilitando o ensino de
ciências naturais para os mesmos e contribuindo para inclusão destes em sala de aula. O
presente estudo teve como objetivo, conhecer as ferramentas didáticas utilizadas no ensino de
ciências para alunos com cegueira, do ensino fundamental ao médio. Através de uma revisão
bibliográfica integrativa, que buscou por artigos que tinham como foco a elaboração e
aplicação de recursos didáticos, voltados para alunos com deficiência visual no ensino de
ciências. Foi feito um levantamento utilizando a plataforma de dados da CAPES com base
nos descritores definidos, e com o auxílio dos filtros e por meio da leitura dos resumos, foram
selecionados nove artigos que tratavam da temática, em seguida, realizou-se a organização e
síntese dos dados. Os trabalhos selecionados, em sua maioria, optaram por apresentar
ferramentas didáticas em forma de modelos pedagógicos táteis, o que evidenciou o potencial
desses recursos adaptados como ferramentas metodológicas no processo de ensino e
aprendizagem relacionados à ciência. A partir disto, pode-se então concluir a importância da
utilização de ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira no ensino de ciências,
visto sua eficácia na promoção e facilitação do ensino/aprendizagem, assim como,
consequentemente contribui na inclusão destes alunos no ambiente escolar.
Didactic tools adapted for blind students can be alternatives capable of enabling the
understanding of complex subjects and concepts, facilitating the teaching of natural sciences
to them and contributing to their inclusion in the classroom. The present study aimed to
understand the teaching tools used in teaching science to students with blindness, from
elementary to high school. Through an integrative bibliographic review, which searched for
articles that focused on the development and application of teaching resources, aimed at
students with visual impairments in science teaching. A survey was carried out using the
CAPES data platform based on the defined descriptors, and with the help of filters and by
reading the abstracts, nine articles were selected that dealt with the topic, then the
organization and synthesis were carried out. of the data. Most of the selected works chose to
present teaching tools in the form of tactile pedagogical models, which highlighted the
potential of these adapted resources as methodological tools in the teaching and learning
process related to science. From this, we can then conclude the importance of using teaching
tools adapted for blind students in science teaching, given their effectiveness in promoting
and facilitating teaching/learning, as well as, consequently, contributing to the inclusion of
these students in the school environment.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Ferramentas didáticas.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Cegueira.
Acesso restrito solicitado pelo autora. Provável liberação em 07 jan. 2025.