Neurobiologia da aprendizagem: a emoção como fator intrínseco.
Neurobiologia da aprendizagem: a emoção como fator intrínseco.
<fernanda.ribeiro@arapiraca.ufal.br>
Os mecanismos de aprendizagem estão relacionados à mudanças em circuitos neuronais e é,
em decorrência disso, que o cérebro se mantém plástico para que possam ocorrer
modificações ao longo da vida. Isso significa que, para o indivíduo aprender, é necessário que
ocorra comunicação entre os neurônios pelas vias sinápticas, mas também que a emoção
esteja relacionada, pois ela está intrinsecamente ligada à aprendizagem. Todavia, embora
muitos trabalhos abordam a importância da emoção no processo de aprendizagem, ainda sim,
tem-se a problemática de alunos de licenciatura não conhecerem como o aprendizado
acontece no cérebro, além de desconsiderar a emoção como fator intrínseco. Deste modo,
pesquisas com neuroimagens que relatem as áreas afetadas pelo aprendizado, envolvendo a
emoção podem contribuir para a formação dos futuros docentes a partir da visualização das
regiões envolvidas. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi, através de revisão bibliográfica,
aprofundar a discussão referente à relação entre a aprendizagem e a emoção através de
neuroimagens do cérebro humano, sendo necessário conhecer os aspectos neurobiológicos da
aprendizagem e da emoção, bem como verificar a influência das emoções no processo de
aprendizagem a partir da relação professor e aluno. Como metodologia foi considerado três
pressupostos na seleção dos trabalhos: 1) Abordagem de três ou pelo menos duas das palavras
chaves a seguir: Neuroimagem, emoção e aprendizagem (Neuroimaging, emotion and
learning); 2) Análise de imagens do cérebro humano; 3) Relação direta ou indireta com o
aprendizado. Foram encontrados 13 trabalhos, porém a partir dos critérios estabelecidos,
apenas 4 foram selecionados. Embora as pesquisas atuais contribuem para a compreensão dos
alunos, ainda sim, é necessário que essa área seja mais explorada e que mais pesquisas com
neuroimagens voltados para a temática da aprendizagem e emoção sejam produzidas.
Learning mechanisms are related to changes in neuronal circuits and it is because of this that the brain remains plastic so that modifications can occur throughout life. This means that for an individual to learn, communication between neurons via synaptic pathways must occur, but also that emotion must be related, as it is intrinsically linked to learning. However, although many studies address the importance of emotion in the learning process, there is still the problem of undergraduate students not knowing how learning takes place in the brain, as well as disregarding emotion as an intrinsic factor. In this way, neuroimaging research that reports the areas affected by learning, involving emotion, can contribute to the training of future teachers by visualizing the regions involved. Therefore, the aim of this study was to deepen the discussion on the relationship between learning and emotion through neuroimaging of the human brain through a literature review. It is necessary to understand the neurobiological aspects of learning and emotion, as well as to verify the influence of emotions on the learning process based on the teacher-student relationship. The methodology was based on three assumptions in the selection of works 1) Addressing three or at least two of the following key words: Neuroimaging, emotion and learning; 2) Analysis of images of the human brain; 3) Direct or indirect relationship with learning. A total of 13 studies were found, but only 4 were selected based on the established criteria. Although current research contributes to students' understanding, there is still a need for this area to be further explored and for more neuroimaging research on learning and emotion to be produced.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Aprendizagem .
Emoções .
Neuroimagens.
Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 07 de janeiro de 2025.