Neurobiologia da aprendizagem: a emoção como fator intrínseco.

Neurobiologia da aprendizagem: a emoção como fator intrínseco.

Autor(a)
Ribeiro, Fernanda Marques.
<fernanda.ribeiro@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
29/06/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Os mecanismos de aprendizagem estão relacionados à mudanças em circuitos neuronais e é, em decorrência disso, que o cérebro se mantém plástico para que possam ocorrer modificações ao longo da vida. Isso significa que, para o indivíduo aprender, é necessário que ocorra comunicação entre os neurônios pelas vias sinápticas, mas também que a emoção esteja relacionada, pois ela está intrinsecamente ligada à aprendizagem. Todavia, embora muitos trabalhos abordam a importância da emoção no processo de aprendizagem, ainda sim, tem-se a problemática de alunos de licenciatura não conhecerem como o aprendizado acontece no cérebro, além de desconsiderar a emoção como fator intrínseco. Deste modo, pesquisas com neuroimagens que relatem as áreas afetadas pelo aprendizado, envolvendo a emoção podem contribuir para a formação dos futuros docentes a partir da visualização das regiões envolvidas. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi, através de revisão bibliográfica, aprofundar a discussão referente à relação entre a aprendizagem e a emoção através de neuroimagens do cérebro humano, sendo necessário conhecer os aspectos neurobiológicos da aprendizagem e da emoção, bem como verificar a influência das emoções no processo de aprendizagem a partir da relação professor e aluno. Como metodologia foi considerado três pressupostos na seleção dos trabalhos: 1) Abordagem de três ou pelo menos duas das palavras chaves a seguir: Neuroimagem, emoção e aprendizagem (Neuroimaging, emotion and learning); 2) Análise de imagens do cérebro humano; 3) Relação direta ou indireta com o aprendizado. Foram encontrados 13 trabalhos, porém a partir dos critérios estabelecidos, apenas 4 foram selecionados. Embora as pesquisas atuais contribuem para a compreensão dos alunos, ainda sim, é necessário que essa área seja mais explorada e que mais pesquisas com neuroimagens voltados para a temática da aprendizagem e emoção sejam produzidas. 

Abstract

Learning mechanisms are related to changes in neuronal circuits and it is because of this that the brain remains plastic so that modifications can occur throughout life. This means that for an individual to learn, communication between neurons via synaptic pathways must occur, but also that emotion must be related, as it is intrinsically linked to learning. However, although many studies address the importance of emotion in the learning process, there is still the problem of undergraduate students not knowing how learning takes place in the brain, as well as disregarding emotion as an intrinsic factor. In this way, neuroimaging research that reports the areas affected by learning, involving emotion, can contribute to the training of future teachers by visualizing the regions involved. Therefore, the aim of this study was to deepen the discussion on the relationship between learning and emotion through neuroimaging of the human brain through a literature review. It is necessary to understand the neurobiological aspects of learning and emotion, as well as to verify the influence of emotions on the learning process based on the teacher-student relationship. The methodology was based on three assumptions in the selection of works 1) Addressing three or at least two of the following key words: Neuroimaging, emotion and learning; 2) Analysis of images of the human brain; 3) Direct or indirect relationship with learning. A total of 13 studies were found, but only 4 were selected based on the established criteria. Although current research contributes to students' understanding, there is still a need for this area to be further explored and for more neuroimaging research on learning and emotion to be produced. 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Banca Examinadora
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Palavras-chave
Neurobiologia.
Aprendizagem .
Emoções .
Neuroimagens.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
193
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 07 de janeiro de 2025.