Sistemas de informação educacional no contexto da pandemia: um estudo de caso com o G_oogle for Education._
Sistemas de informação educacional no contexto da pandemia: um estudo de caso com o Google for Education.
<ivobruno-sl@outlook.com>
A disseminação do novo coronavírus desencadeou mudanças significativas na educação em todo o mundo, com as escolas e universidades tendo que se adaptar rapidamente ao ensino remoto. Nesse cenário, a tecnologia desempenhou um papel fundamental ao permitir a continuidade do ensino à distância. Nesse contexto, as tecnologias de Learning Management System (LMS) ganharam ainda mais importância, se tornando fundamentais para auxiliar na transição para o ensino a distância. O uso de LMS possibilitou ainda a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, proporcionando uma experiência de ensino mais interativa e dinâmica. Diante disso, este estudo buscou avaliar o impacto do Google for Education como sistema de informação educacional durante a pandemia do novo coronavírus, com foco na análise dos benefícios e desafios que a plataforma oferece para a educação a distância. O objetivo é fornecer insights para instituições educacionais sobre como utilizar o Google for Education para aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos e superar os obstáculos enfrentados pela educação a distância durante a pandemia, além de contribuir para o avanço das práticas pedagógicas e para o progresso da tecnologia educacional. A pesquisa constatou que, embora alguns professores tenham relatado dificuldades, a ferramenta é considerada útil e funcional por muitos. Com essas informações, torna-se possível desenvolver estratégias para capacitar os professores que enfrentam desafios na utilização da plataforma, visando aprimorar a experiência de todos os envolvidos no processo educativo.
The spread of the new coronavirus has triggered changes in education worldwide, with schools and universities having to adapt to remote learning quickly. In this scenario, technology played a key role in allowing the continuity of distance learning. In this context, Learning Management System (LMS) technologies gained even more importance, becoming essential to assist in the transition to distance learning. LMS also enabled the creation of virtual learning environments, providing a more interactive and dynamic teaching experience. Therefore, this study sought to evaluate the impact of Google for Education as an educational information system during the new coronavirus pandemic, focusing on the analysis of the benefits and challenges that the platform offers for distance education. The goal is to provide teaching insights on how to use Google for Education to enhance students' learning experience and overcome the obstacles faced by distance education during the pandemic, as well as contribute to the advancement of pedagogical practices and the progress of education. educational technology. The survey found that, although some teachers reported difficulties, the tool is considered useful and functional by many. With this information, it becomes possible to develop strategies to train teachers who face challenges in using the platform, aiming to improve the experience of everyone involved in the educational process.
Dr. Oliveira, Thyago Tenório Martins de.
Sistemas de informação - Educação.
Google educacional.