Trilha biológica: proposta de atividade lúdica para o ensino de parasitologia e imunologia.

Trilha biológica: proposta de atividade lúdica para o ensino de parasitologia e imunologia.

Autor(a)
Souza, Débora Maria Silva Costa.
<debiin@hotmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
16/12/2022
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O ensino de Parasitologia/Imunologia nas escolas tem como objetivo estudar os organismos que causam parasitismo, ou seja, quando um organismo depende da interação de outro (hospedeiro) para sobreviver, podendo causar diversos problemas de saúde durante este processo. Assim, considerando a importância desta temática, problematizamos: como o tema de parasitologia e imunologia pode ser trabalhado na sala de aula através da ludicidade nas séries finais do ensino fundamental? Para responder a esta pergunta definimos como objetivo a analisar o ensino de parasitologia e imunologia na perspectiva teórica da ludicidade e propor um modelo didático como estratégia para este ensino. Para isso, metodologicamente recorremos à pesquisa bibliográfica para nos situarmos no tema e elaboramos um quadro teórico acerca da ludicidade no ensino de Parasitologia e Imunologia. E também construímos uma proposta de atividade lúdica “Trilha Biológica”. Ultilizamos como referência os teóricos Johan Huizinga, Paulo Freire e Cipriano Luckesi, que resultam na importância dos jogos e da ludicidade no ambiente escolar. Os resultados dos estudos revisados apontaram que em todas a práticas lúdicas, os estudantes envolvidos foram capazes de construir novas concepções a respeito das doenças e suas formas de prevenção, possibilitando maiores cuidados com a saúde. Assim, podemos inferir que aatividade lúdica construída poderá ser um instrumento didático que subsidiará professores e estudantes, estimulando a interação por meio do trabalho em equipe, o raciocínio e a criatividade, bem como a assimilação do conteúdo. 

Abstract

Teaching Parasitology/Immunology in schools aims to study the organisms that cause parasitism, that is, when an organism depends on the interaction of another (host) to survive, which can cause various health problems during this process. Thus, considering the importance of this theme, we problematize: how can the theme of parasitology and immunology be worked on in the classroom through playfulness in the final grades of elementary school? To answer this question, we defined the objective of analyzing the teaching of parasitology and immunology from the theoretical perspective of playfulness and proposing a didactic model as a strategy for this teaching. For this, methodologically we resort to bibliographical research to situate ourselves in the theme and elaborate a theoretical framework about playfulness in the teaching of Parasitology and Immunology. And we also built a ludic activity proposal “Biological Trail”. We use as a reference theorists Johan Huizinga, Paulo Freire and Cipriano Luckesi, which result in the importance of games and ludicity in the school environment. The results of the reviewed studies showed that in all ludic practices, the students involved were able to build new conceptions about diseases and their forms of prevention, enabling greater health care. Thus, we can infer that the ludic activity constructed can be a didactic instrument that will support teachers and students, stimulating interaction through teamwork, reasoning and creativity, as well as the assimilation of content.

Orientador(a)
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Aline Cristine Pereira e.
Ma. Lira, Darlene Seabra de.
Palavras-chave
Recursos didáticos.
Ensino - aprendizagem.
Parasitologia.
Imunologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
246
Observações


Não foi possível exibir o PDF