Um estudo investigativo para avaliar o nível de conformidade de uma aplicação de saúde governamental com os princípios de IHC e as Heurísticas de Nielsen.

Um estudo investigativo para avaliar o nível de conformidade de uma aplicação de saúde governamental com os princípios de IHC e as Heurísticas de Nielsen.

Autor(a)
Santos Júnior, Maurício Oliveira dos.
<mauriciooliveira.223@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
24/05/2023
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
60
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

 A necessidade crescente de conexão através de soluções digitais, os novos métodos de execução de tarefas através de sistemas computacionais que possibilitam agilidade, praticidade e velocidade na resolução de problemáticas comuns, estão presentes nas mais diversas áreas. No âmbito da saúde pública, os processos de armazenamento e processamento atrelados a atividades básicas, como agendamento de exames e consultas, emissão de carteiras de vacinação, por exemplo, têm passado pela informatização proveniente da Transformação Digital, resultando em soluções digitais de apoio ao cidadão tal qual o Conecte SUS, que foi escolhida para esta avaliação devido a ser um software com a proposta de atender o público no geral, independentemente de fatores sociais, geográficos ou diferentes níveis de conhecimento a cerca de tecnologia, sendo. O Software visa a desburocratização do acesso à informação básica de saúde pelos próprios cidadãos através de um aplicativo móvel e web, e neste trabalho servirá como objeto de estudo sob a perspectiva de IHC e suas práticas, com foco em usabilidade e experiência do usuário para que se possa analisar, após uma parametrização heurística, se atende a proposta de ser abrangente, adequado para qualquer tipo de usuário. Para isso, executou-se uma avaliação de usabilidade por meio de inspeção, pois é uma metodologia mais ágil e demanda menos tempo que outras técnicas de avaliação, utilizando-se das Heurísticas de Nielsen como parâmetros, a fim de garantir benefícios como, agilidade, praticidade e acessibilidade. Contudo, percebe-se que a solução computacional tem atendido as necessidades básicas de um indivíduo diante de suas demandas básicas informacionais quanto a seus históricos de saúde, porém, a plataforma tem alguns empecilhos e falhas de design que podem trazer certos desconfortos durante uso, que implica na conclusão de algumas tarefas básicas do usuário e consequentemente pode afetar a experiência do usuário e suas percepções para com o sistema.

Abstract

The growing need for connection through digital solutions, the new methods of executing tasks through computational systems that enable agility, practicality and speed in solving common problems, are present in the most diverse areas. In the field of public health, storage and processing processes linked to basic activities, such as scheduling exams and consultations, issuing vaccination cards, for example, have been computerized as a result of the Digital Transformation, resulting in digital solutions to support citizens such as Conecta SUS, which was chosen for this evaluation because it is a software with the proposal to serve the general public, regardless of social, geographic factors or different levels of knowledge about technology, being. The Software aims at reducing the bureaucracy of access to basic health information by citizens themselves through a mobile and web application, and in this work it will serve as an object of study from the perspective of HCI and its practices, focusingon usability and user experience so that it can be analyzed, after a heuristic parameterization,if it meets the proposal of being comprehensive, suitable for any type of user. For this, a usability evaluation was carried out through inspection, as it is a more agile methodology and requires less time than other evaluation techniques, using Nielsen Heuristics as parameters, in order to guarantee benefits such as agility, practicality and accessibility. However, it is clear that the computational solution has met the basic needs of an individual in the face of their basic informational demands regarding their health history, however, the platform has some obstacles and design flaws that can bring certain discomforts during use, which implies the completion of some basic user tasks and consequently can affect the user's experience and perceptions of the system.

Orientador(a)
Dr. Araújo, André Magno Costa de.
Coorientador(a)
Esp. Silva, Alenilton Santos.
Banca Examinadora
Dr. Baia, Davy de Medeiros.
Dr. Oliveira, Thyago Tenório Martins de.
Palavras-chave
Sistemas de informação.
Usabilidade.
Qualidade de software.
Interfaces.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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