Benefícios da bebida Kombucha à saúde humana: uma revisão Integrativa.

Benefícios da bebida Kombucha à saúde humana: uma revisão Integrativa.

Autor(a)
Silva, Bárbara Lisboa Lucena da.
<lucenabarbara@outlook.pt>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
25/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
62
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Este estudo de caso objetiva, principalmente, a avaliação da qualidade de serviço em um box de Crossfit, considerando sua importância no mercado, através da preocupação com questões de saúde, o que vem aquecendo o setor fitness. Compreender as necessidades e expectativas dos clientes é crucial para o sucesso dos empreendimentos, dada a diversidade de metas individuais e níveis de condicionamento dos clientes. O problema central deste estudo reside em entender como a excelência na prestação de serviços não apenas influencia a aderência e permanência dos clientes, mas também contribui para a reputação positiva e atração de novos adeptos de modo orgânico. Para abordar essa questão, foram estabelecidos como objetivo geral analisar, verificar, como também entender e promover a aplicação da qualidade de serviço em um box de Crossfit e como objetivos específicos, aplicar a ferramenta SERVQUAL para analisar e verificar a qualidade percebida pelos clientes e funcionários de um box de Crossfit, destacar a importância da aplicação da qualidade para melhorar a experiência do cliente e a performance do empreendimento, e; apresentar recomendações práticas para aprimorar a gestão e os processos operacionais. A metodologia adotada envolve uma revisão da literatura para embasar teorias e modelos de qualidade de serviço em práticas de Crossfit por meio da escala ServQual. Além disso, foram coletados dados empíricos por meio de entrevistas com proprietários, funcionários e membros do um box selecionado. Os resultados ficam claros que a compreensão das expectativas e necessidades dos clientes é fundamental para o sucesso dos boxes de Crossfit, como também incluem insights sobre a influência da qualidade de serviço na aderência e permanência dos clientes, além de contribuições para a gestão eficaz de empreendimentos no mercado competitivo do fitness. 

Abstract

This case study aims, mainly, to evaluate the quality of service in a Crossfit box, considering its importance in the market, through concern with health issues, which has been heating up the fitness sector. Understanding customer needs and expectations is crucial to the success of projects, given the diversity of individual goals and conditioning levels of customers. The central problem of this study lies in understanding how excellence in service provision not only influences customer adherence and retention, but also contributes to a positive reputation and attraction of new followers in an organic way. To address this issue, the general objective was to analyze, verify, as well as understand and promote the application of service quality in a Crossfit box and as specific objectives, to apply the SERVQUAL tool to analyze and verify the quality perceived by customers and employees. of a Crossfit box, highlight the importance of applying quality to improve the customer experience and the performance of the enterprise, and; present practical recommendations to improve management and operational processes. The methodology adopted involves a literature review to support theories and models of service quality in Crossfit practices using the ServQual scale. Furthermore, empirical data was collected through interviews with owners, employees and members of a selected box. The results make it clear that understanding customer expectations and needs is fundamental to the success of Crossfit boxes, as well as including insights into the influence of service quality on customer adherence and retention, as well as contributions to the effective management of enterprises. in the competitive fitness market.

Orientador(a)
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Banca Examinadora
Ma. Almeida, Larissa Farias.
Dr. Rodriguez, Tulio Fidel Orrego.
Palavras-chave
Prestação de serviços.
Serviços ao cliente.
Indústria fitness.
Qualidade dos serviços.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
94
Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 15 de janeiro de 2025.