Uso do pensamento computacional no Ensino fundamental nos anos finais e Ensino médio na perspectiva do professor.

Uso do pensamento computacional no Ensino fundamental nos anos finais e Ensino médio na perspectiva do professor.

Autor(a)
Santos, Jeferson Araújo.
<jeferson_sanntos@outlook.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
17/10/2023
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
57
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O pensamento computacional (PC) é uma habilidade que se baseia em conceitos da ciência da computação, para desenvolver o pensamento algorítmico e analítico, com habilidades e capacidades de solucionar problemas diversos do cotidiano, além, de proporcionar benefícios para o professor. A partir dessas premissas, o objetivo desse trabalho, consiste em um estudo de cunho quali-quantitativo, com o intuito de investigar nas etapas de ensino fundamental 2 e médio, o grau de conhecimento dos docentes a cerca do PC e suas habilidades, além das dificuldades apresentadas por eles no estimulo dessa habilidade. Para atingir os objetivos, realizamos uma pesquisa de campo nas redes de ensino pública e privada, da cidade de Penedo, Alagoas. Inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica para identificar e caracterizar as habilidades e benefícios do PC. Depois, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário no formato on-line. Os dados coletados forma coletados e analisados através de técnicas de Estatística Descritiva, utilizando-se de porcentagens e frequências presentes nas respostas coletadas. Com base nos resultados obtidos, temos indícios de que o PC é um termo conhecido pela maioria dos docentes, porém, com definições distorcidas. Apresentam falta de clareza sobre como aplicar no ensino, se distanciando do proposito inicial do PC apresentado na literatura. Além, do panorama incerto sobre politicas e projetos para o seu desenvolvimento em sala de aula. Como proposta de utilização do PC, desenvolvemos um produto educacional, a partir desta pesquisa, que se deu na elaboração de uma cartilha com o objetivo de capacitar os docentes, sendo utilizada como forma de divulgação dos conhecimentos acerca do PC, servindo como um suporte aos docentes no entendimento dessa habilidade, direcionando caminhos de utilização no ambiente de ensino.

Abstract

Computational thinking (CP) is a skill that is based on concepts from computer science, to develop algorithmic and analytical thinking, with skills and abilities to solve different everyday problems, in addition to providing benefits for the teacher. Based on these premises, the objective of this work consists of a qualitative-quantitative study, with the aim of investigating, in the elementary and secondary education stages, the degree of knowledge of teachers regarding the PC and their skills, in addition to the difficulties presented by them in stimulating this skill. To achieve the objectives, we carried out field research in public and private education networks in the city of Penedo, Alagoas. Initially we carried out a literature search to identify and characterize the abilities and benefits of the PC. Then, we used an online questionnaire as a data collection instrument. The data collected was collected and analyzed using Descriptive Statistics techniques, using percentages and frequencies present in the responses collected. Based on the results obtained, we have evidence that CP is a term known by most teachers, however, with distorted definitions. They present a lack of clarity on how to apply it in teaching, distancing themselves from the initial purpose of CP presented in the literature. In addition, the uncertain outlook regarding policies and projects for its development in the classroom. As a proposal for using the PC, we developed an educational product, based on this research, which resulted in the elaboration of a booklet with the aim of training teachers, being used as a way of disseminating knowledge about the PC, serving as support for teachers in understanding this skill, directing ways of use in the teaching environment.

Orientador(a)
Dr. Oliveira, Thyago Tenório Martins de.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Dr. Santos Júnior, Jáiro José dos.
Palavras-chave
Ensino auxiliado por computador.
Pensamento computacional .
Tecnologia educacional .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
94
Observações


Não foi possível exibir o PDF