Uso de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas: possibilidades para o ensino de ciências – AL.

Uso de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas: possibilidades para o ensino de ciências – AL.

Autor(a)
Santos, Joyce Kelly Rocha.
<joycerochagarcia@hotmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
09/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente artigo se consolidou a partir da questão norteadora de investigar quais possibilidades e potencialidades há no uso de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências para estudantes autistas. Para responder essa indagação, o trabalho buscou analisar a relevância do uso de aplicativos selecionados em trabalhos específicos. O percurso metodológico é de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, visando sistematizar estudos publicados entre 2022 e 2023, que discutem propostas do uso de aplicativos nas aulas de Ciências, com estudantes autistas. A busca foi realizada na base de dados Google Acadêmico, na qual foram encontrados inicialmente 1.520 trabalhos científicos. Em seguida, foram aplicados os critérios de exclusão sobre trabalhos que não desenvolveram aplicativos para estudantes do espectro autista e revisões de literatura. A seleção foi feita manualmente nos títulos e resumos das 100 primeiras produções mais relevantes, conforme a classificação do Google Acadêmico. Depois, foram selecionados quatro trabalhos para análise. Os resultados dos estudos foram categorizados e discutidos em quatro tópicos, separados por aplicativos: Casulo TEA; Minhahortinha; Everyday e Bioquiz. Os trabalhos apresentados mostraram o quanto é importante pensar na ampliação de conceitos e metodologias no ensino de ciências para que aconteça a efetividade da inclusão desses alunos atípicos em sala de aula regular, além de contribuir na socialização no ambiente escolar. Após a análise dos dados obtidos, ressaltamos a relevância do desenvolvimento de aplicativos para o ensino e aprendizagem na área de Ciências e Inclusão. Dessa maneira, a pesquisa mostrou que estudos nesta temática conseguem trazer novas perspectivas de ensino e aprendizagem, com uso da tecnologia como ferramenta essencial para os estudantes autistas nas aulas de Ciências. 

Abstract

This article was consolidated based on the guiding question of investigating the possibilities and potential in the use of applications for the teaching and learning process in Science classes for autistic students. To answer this question, the work sought to analyze the relevance of using selected applications in specific jobs. The methodological approach is a qualitative bibliographic research approach, aiming to systematize studies published between 2022 and 2023, which discuss proposals for the use of applications in Science classes, with autistic students. The searchwas carried out in the Google Scholar database, in which 1,520 scientific works were initially found. Then, the exclusion criteria were applied to works that did not develop applications for students outside the autism spectrum and literature reviews. The selection was made manually in the titles and abstracts of the first 100 most relevant productions, according to the Google Scholar classification. Afterwards, four works were selected for analysis. The results of the studies were categorized and discussed under four topics: Casulo TEA application; My little garden; Everyday and Bioquiz. The work presented showed how important it is to think about expanding concepts and methodologies in science teaching so that the inclusion of these atypical students in the regular classroom is effective, in addition to contributing to socialization in the school environment. After analyzing the data obtained, we highlight the relevance of developing applications for teaching and learning in the area of Scienceand Inclusion. In this way, the research showed that studies on this topic can bring new perspectives to teaching and learning, using technology as an essential tool for autistic students in Science classes.

Orientador(a)
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Coorientador(a)
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
Ensino - aprendizagem.
Aplicativos.
Autismo – TEA.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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