Uso de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas: possibilidades para o ensino de ciências – AL.
Uso de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas: possibilidades para o ensino de ciências – AL.
<joycerochagarcia@hotmail.com>
O presente artigo se consolidou a partir da questão norteadora de investigar quais possibilidades
e potencialidades há no uso de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas
de Ciências para estudantes autistas. Para responder essa indagação, o trabalho buscou analisar
a relevância do uso de aplicativos selecionados em trabalhos específicos. O percurso
metodológico é de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, visando
sistematizar estudos publicados entre 2022 e 2023, que discutem propostas do uso de aplicativos
nas aulas de Ciências, com estudantes autistas. A busca foi realizada na base de dados Google
Acadêmico, na qual foram encontrados inicialmente 1.520 trabalhos científicos. Em seguida,
foram aplicados os critérios de exclusão sobre trabalhos que não desenvolveram aplicativos
para estudantes do espectro autista e revisões de literatura. A seleção foi feita manualmente nos
títulos e resumos das 100 primeiras produções mais relevantes, conforme a classificação do
Google Acadêmico. Depois, foram selecionados quatro trabalhos para análise. Os resultados
dos estudos foram categorizados e discutidos em quatro tópicos, separados por aplicativos:
Casulo TEA; Minhahortinha; Everyday e Bioquiz. Os trabalhos apresentados mostraram o
quanto é importante pensar na ampliação de conceitos e metodologias no ensino de ciências
para que aconteça a efetividade da inclusão desses alunos atípicos em sala de aula regular, além
de contribuir na socialização no ambiente escolar. Após a análise dos dados obtidos,
ressaltamos a relevância do desenvolvimento de aplicativos para o ensino e aprendizagem na
área de Ciências e Inclusão. Dessa maneira, a pesquisa mostrou que estudos nesta temática
conseguem trazer novas perspectivas de ensino e aprendizagem, com uso da tecnologia como
ferramenta essencial para os estudantes autistas nas aulas de Ciências.
This article was consolidated based on the guiding question of investigating the possibilities and potential in the use of applications for the teaching and learning process in Science classes for autistic students. To answer this question, the work sought to analyze the relevance of using selected applications in specific jobs. The methodological approach is a qualitative bibliographic research approach, aiming to systematize studies published between 2022 and 2023, which discuss proposals for the use of applications in Science classes, with autistic students. The searchwas carried out in the Google Scholar database, in which 1,520 scientific
works were initially found. Then, the exclusion criteria were applied to works that did not
develop applications for students outside the autism spectrum and literature reviews. The
selection was made manually in the titles and abstracts of the first 100 most relevant
productions, according to the Google Scholar classification. Afterwards, four works were
selected for analysis. The results of the studies were categorized and discussed under four
topics: Casulo TEA application; My little garden; Everyday and Bioquiz. The work presented
showed how important it is to think about expanding concepts and methodologies in science
teaching so that the inclusion of these atypical students in the regular classroom is effective, in
addition to contributing to socialization in the school environment. After analyzing the data
obtained, we highlight the relevance of developing applications for teaching and learning in the
area of Scienceand Inclusion. In this way, the research showed that studies on this topic can
bring new perspectives to teaching and learning, using technology as an essential tool for
autistic students in Science classes.
Ma. Souza, Rafaella Gregório de.
Ensino - aprendizagem.
Aplicativos.
Autismo – TEA.