Uma revisão sistemática da literatura sobre tecnologias digitais da informação e comunicação no marketing.

Uma revisão sistemática da literatura sobre tecnologias digitais da informação e comunicação no marketing.

Autor(a)
Silva, Noan dos Santos.
<noan.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
28/03/2023
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Com a influência direta da tecnologia digital, principalmente da internet, o modo como as pessoas fazem negócios, comprando e vendendo produtos e serviços, mudou. Para uma empresa se tornar competitiva, ela tem que se reinventar em meio a tantas tecnologias. Essas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), agora são vistas como importantes instrumentos para tomada de decisão, aquisição de clientes e no fomento à competição, permitindo que o marketing se volte às necessidades e desejos de forma personalizada. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática sobre a relação do Marketing e TDIC. Este artigo traz o cenário do avanço tecnológico no mercado, que se vê forçado a evoluir junto às diversas tecnologias que surgem rapidamente no mundo e impactam nos negócios. Como principais resultados, percebe-se que o marketing está em constante evolução e inovação, auxiliando no crescimento de empresas e envolvendo-se diretamente nas decisões dos clientes. Contudo, a temática Marketing e TDIC ainda precisa ser mais explorada, a fim de que seu potencial seja melhor aproveitado. 

Abstract

With the direct influence of digital technology, especially the internet, the way people do business, buying and selling products and services, has changed. For a company to become competitive, it has to reinvent itself amid so many technologies. These Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are now seen as important tools for decision-making, customer acquisition and competition, allowing marketing to meet needs and desires in a personalized way. Thus, the objective of this work is to carry out a systematic review on the relationship between Marketing and TDIC. This article presents the scenario of technological advancement in the market, which is forced to evolve along with the various technologies that are rapidly emerging in the world and impacting business. As main results, it is clear that marketing is constantly evolving and innovating, helping companies grow and getting directly involved in customer decisions. However, the Marketing and TDIC theme still needs to be further explored, so that its potential is better exploited.

Orientador(a)
Me. Silva, André Almeida.
Banca Examinadora
Ma. Barbosa, Jessica Fernanda Silva.
Secco, Rosimeire Lima.
Palavras-chave
Marketing .
Tecnologias digitais da informação e comunicação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
78
Observações


Não foi possível exibir o PDF