Reciclagem como ferramenta didática e tema gerador no ensino de química: uma revisão bibliográfica

Reciclagem como ferramenta didática e tema gerador no ensino de química: uma revisão bibliográfica

Autor(a)
Barbosa, Antonio Gama.
<antonio.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
20/02/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
32
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O ensino da Química tem a incumbência essencial na formação de cidadãos críticos e ativos perante os problemas vividos na sociedade em que estão inseridos. Considerando a relevância da contextualização no Ensino de Química, tal qual da conscientização com relação ao lixo, o presente trabalho apresenta como objetivo principal fazer uma pesquisa bibliográfica de trabalhos publicados na literatura usando a reciclagem como tema fundamentado para o Ensino de Química. A pesquisa dos trabalhos publicados foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2015 a 2022, aplicando as palavras-chave reciclagem, compostagem, lixo, ferramenta didática, ensino de química, contextualização e tema gerador. Os resultados adquiridos foram satisfatórios e apontaram que a utilização de uma nova ferramenta didática foi eficaz no intento de proporcionar a participação ativa dos alunos, através de questionamentos e interposições. Desse modo, abre-se um leque de possibilidades acerca da conscientização e como os alunos podem fazer do nosso planeta um melhor lugar para viver e consequentemente formar cidadãos conscientes.

Abstract

The teaching of Chemistry has the essential task of forming critical and active citizens in the face of the problems experienced in the society they are a part of. Considering the importance of contextualization in Chemistry Education, as well as awareness regarding waste, this paper aims to conduct a bibliographic research of works published in the literature using recycling as a foundational theme for Chemistry Education. The research of published works was carried out in the Google Scholar, Scielo, and Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) databases from 2015 to 2022, using keywords such as recycling, composting, waste, didactic tool, chemistry education, contextualization, and generative theme. The results obtained were satisfactory and indicated that the use of a new didactic tool was effective in promoting active student participation through questioning and interventions. In this way, a range of possibilities opens up regarding awareness and how students can make our planet a better place to live and, consequently, foster conscious citizens.

Orientador(a)
Dr. Nunes, Rafael Saraiva.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Diógenes Meneses dos.
Dr. Vechi, Sérgio Modesto.
Palavras-chave
Contextualização.
Ensino de química.
Reciclagem.
Lixo .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
87
Observações


Não foi possível exibir o PDF