Gerenciamento do projetos em aldeias indígenas: estudo de caso na aldeia Plak-ô

Gerenciamento do projetos em aldeias indígenas: estudo de caso na aldeia Plak-ô

Autor(a)
Silva, Keila de França.
<keiladefranca1@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
05/04/2024
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A aldeias indígenas enfrentam diariamente um rol de desafios em distintos âmbitos, desde à preservação cultural, acesso a serviços básicos até a questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Diante disso, o gerenciamento de projetos surge como uma ferramenta essencial para enfrentar esses desafios, promovendo o planejamento e a execução de iniciativas que atendam às necessidades específicas das comunidades indígenas. Posto isso, o objetivo da pesquisa foi desenvolver um gerenciamento de projeto para a introdução de um sistema de transporte escolar na Aldeia Plak-Ô. A pesquisa foi estudo de caso, conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade de Plak-Ô e análise dos projetos da aldeia. Os resultados da pesquisa destacaram os desafios enfrentados pela comunidade em relação ao transporte escolar, incluindo a falta de veículos adequados e a dificuldade de acesso às escolas devidos a isso. Assim, identificou- se oportunidades de melhoria na estruturação de um projeto já existente na aldeia, onde foi proposto um modelo de gerenciamento de projetos para a inserção de transporte escolar na aldeia, enfatizando a participação da comunidade, a definição clara de objetivos e a avaliação contínua do desempenho. O estudo conclui que o gerenciamento de projetos é de fato um caminho possível para promover odesenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida nas aldeias indígenas, como a aldeia Plak-Ô.

Abstract

Indigenous villages face a myriad of challenges on a daily basis across various domains, ranging from cultural preservation and access to basic services to issues related to sustainable development. In light of this, project management emerges as an essential tool to address these challenges by promoting the planning and execution of initiatives that meet the specific needs of indigenous communities. With this in mind, the aim of the research was to develop a project management framework for the introduction of a school transportation system in the Plak-Ô Village. The research adopted a case study approach, conducted through a qualitative method, using semi-structured interviews with members of the Plak-Ô community and analysis of village projects. The research results highlighted the challenges faced by the community regarding school transportation, including the lack of adequate vehicles and difficulties in accessing schools as a result. Thus, opportunities for improvement in structuring an existing project in the village were identified, where a project management model for the implementation of school transportation in the village was proposed, emphasizing community participation, clear objective definition, and continuous performance evaluation. The study concludes that project management is indeed a viable path to promote sustainable development and improve the quality of life in indigenous villages, such as the Plak-Ô Village.

Orientador(a)
Dr.ª Corá, Maria Amélia Jundurian.
Coorientador(a)
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Palavras-chave
Administração.
Gerenciamento de projetos.
Aldeias indígenas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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