Bioma Caatinga: percepção dos estudantes do 9º ano da zona rural de Arapiraca - AL
Bioma Caatinga: percepção dos estudantes do 9º ano da zona rural de Arapiraca - AL
<isamara.tavares@arapiraca.ufal.br>
A Caatinga é caracterizada como uma mata branca cheia de espécies nativas que se destacam com suas características adaptativas, tanto de fauna quanto de flora, essas vêm sendo ameaçadas por diversas ações antrópicas. Ao analisar essas ameaças, viu-se a necessidade de trabalhar essa temática com alunos dos anos finais do ensino fundamental, visto que, de acordo com o nível de ensino, esses devem possuir uma base geral a respeito dos biomas brasileiros. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do 9° ano das Escolas de Ensino Fundamental Manoel Humberto da Costa, bairro Batingas, e Professor Luiz Alberto de Melo, vila Pau D’arco; a respeito da percepção que apresentavam sobre o bioma Caatinga. A pesquisa foi realizada através de questionário quali-quantitativo com total de 50 estudantes, sendo 32 da Escola Manoel Humberto da Costa e 18 da Escola Luiz Alberto de Melo, que contam com alunos das comunidades Batingas e Pau D’ arco, e também de comunidades vizinhas, tais como, Boa Vista e Taquara, respectivamente; localizadas na Zona Rural de Arapiraca-AL. Foi observado que, uma certa carência de discursão sobre o tema, em ambas as instituições, grande parte reconhece a importância do papel que o bioma representa, mas não se discutem sobre maneiras mais sustentáveis de habitação, tampouco instiga o senso crítico ligado a ações públicas que aceleram o processo de desertificação ambiental. Dessa forma, concluise que, apesar de afirmarem conhecer o bioma, este não é discutido em ambiente escolar, tampouco no meio familiar, deixando margem para falta de conhecimento e pouca valorização do bioma Caatinga.
The Caatinga presents a white forest, full of native species that stand out with their adaptive characteristics, fauna and flora, which have been threatened by various anthropic actions. When analyzing these threats, we observed the need to work on this topic with students in the final years of elementary school, whereas, in according with their level of education, they must have a general basis about regarding Brazilian biomes. In view of this, the present study aimed to analyze the perception of students in the 9th year at Elementary Schools - Manoel Humberto da Costa, Batingas, and at Professor Luiz Alberto de Melo, Pau D’arco village; about the Caatinga, through Environmental Education. The research was carried out using a qualitative-quantitative questionnaire with 50 students, being 32 at the Manoel Humberto and 18 students from the Luiz Alberto schools, which have students from the Batingas and Pau D'arco communities, and also from neighboring communities, such as Boa Vista and Taquara, respectively; located in Arapiraca-AL. Given the results obtained, there was a certain lack of discourse on the topic, in both institutions, a large part of which recognizes the importance of the role that the biome plays, but there is no discussion about more sustainable ways of housing, nor does it encourage critical thinking. linked to public actions that accelerate the process of environmental desertification. Therefore, it is concluded that, despite claiming to know the biome, it is not discussed in the classes, nor at home with family, leaving room for a lack of knowledge and little appreciation of the Caatinga biome. In this way, the discussion on Environmental Education focused on the Caatinga it is necessary in the development of students' thinking, aiming at conscious action in the preservation of this biome, considering its ecological importance.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Biomas.