Ensino e formação de professores: investigando a produção do conhecimento na perspectiva das teorias pedagógicas na educação do/no campo do Programa de Pós-Graduação da UFAL/Maceió, no período de 2001-2022

Ensino e formação de professores: investigando a produção do conhecimento na perspectiva das teorias pedagógicas na educação do/no campo do Programa de Pós-Graduação da UFAL/Maceió, no período de 2001-2022

Autor(a)
Espírito Santo, Gabriela do.
<gaby.uni@hotmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
01/02/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
105
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objeto da dissertação é sobre ensino e formação de professores, especificamente sobre a produção do conhecimento e as teorias pedagógicas na Educação do/no Campo, presentes no programa de Pós-Graduação da UFAL/Maceió, no período de 2001-2022. A problematiza da investigação diz respeito diz respeito a Educação do/no Campo e o trabalho pedagógico. O problema de pesquisa é sobre a produção do conhecimento sobre a Educação do/no Campo e as teorias Pedagógicas subjacentes, em especial no período de 2001-2022 no Programa de Pós-Graduação em Educação Na UFAL/Maceió. A justificativa para este estudo reside na necessidade de avanços na produção do conhecimento crítico com possiblidades de compreendermos a conjuntura social que engloba diversos aspetos acerca dos benefícios para os alunos dessa modalidade nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental nas escolas do campo. Nesta direção, é indispensável imergir na temática da produção do conhecimento, sobretudo no meio acadêmico, em que se desenvolve o ato de conhecer sobre questões essenciais da humanidade. Em tal contexto, os objetivos foram traçados: a) identificar a produção do conhecimento em teses e dissertações utilizando os descritores: “trabalho pedagógico do professor no Ensino Fundamental da educação básica e Escolas do Campo”; b) analisar tal produção usando a matriz paradigmática de Gamboa (2014), com foco nas teorias pedagógicas (não críticas e críticas) presentes nos estudos. Para tanto, recorreu-se a uma metodologia demarcada por procedimentos próprios da pesquisa bibliográfica, utilizando como base o Repositório Institucional Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A fase analítica da pesquisa foi respaldada na Matriz Paradigmática de Gamboa (2014). Como resultado, este estudo apresenta 3 achados bibliográficos em nível de dissertação de mestrado, que se processam na linha do favorecimento de práticas de aprendizagens inovadoras, condizentes com a realidade, de boa qualidade e críticas, diante do cenário da Educação do/no Campo. Propõe-se, que a partir dos resultados encontrados, as intuições educacionais, sobretudo a universidade investigada, explore e aprofunde as discussões sobre a Educação do/no Campo, ampliando em quantidade e qualidade as dissertações e teses sobre a Educação do/no campo e o trabalho pedagógico, devido a sua importância no contexto social e educacional.

Abstract

The object of the dissertation is about teaching and teacher training, specifically about the production of knowledge and pedagogical theories in Rural Education, present in the Postgraduate program at UFAL/Maceió, in the period 2001-2022. The question of the investigation concerns Rural Education and pedagogical work. The research problem is about the production of knowledge about Rural Education and the underlying Pedagogical theories, especially in the period 2001-2022 in the Postgraduate Program in Education at UFAL/Maceió. The justification for this study lies in the need for advances in the production of critical knowledge with the possibility of understanding the social situation that encompasses several aspects about the benefits for students of this modality in the initial and final years of Elementary Education in rural schools. In this direction, it is essential to immerse ourselves in the theme of knowledge production, especially in the academic environment, where the act of knowing about essential issues of humanity takes place. In this context, the objectives were outlined: a) identify the production of knowledge in theses and dissertations using the descriptors: “teacher’s pedagogical work in Elementary Education in basic education and Rural Schools”; b) analyze such production using Gamboa's (2014) paradigmatic matrix, focusing on the pedagogical theories (non-critical and critical) present in the studies. To this end, we used a methodology demarcated by procedures specific to bibliographical research, using as a basis the Academic Institutional Repository of the Postgraduate Program in Education, of the Education Center of the Federal University of Alagoas – UFAL. The analytical phase of the research was supported by Gamboa's Paradigmatic Matrix (2014). As a result, this study presents 3 bibliographic findings at the master's thesis level, which are processed in line with favoring innovative learning practices, consistent with reality, of good quality and criticism, given the scenario of Rural Education. It is proposed that, based on the results found, educational intuitions, especially the university investigated, explore and deepen the discussions on Rural Education, expanding in quantity and quality the dissertations and theses on Rural Education and pedagogical work, due to its importance in the social and educational context.

Orientador(a)
Dr.ª Taffarel, Celi Nelza Zulke.
Banca Examinadora
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Palavras-chave
Educação do campo.
Professores - Formação.
Formação docente.
Produção do conhecimento.
Prática de ensino.
Escolas do campo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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