Educação física sob olhares plurais: transformações pedagógicas no contexto escolar

Educação física sob olhares plurais: transformações pedagógicas no contexto escolar

Autor(a)
Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Ano de publicação
2022
Curso/Outros
Documentos (Livros Acesso Aberto)
Número de folhas
260
Tipo
E-book
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Há cerca de 14 anos o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas chegou ao agreste alagoano. Nesse tempo, muitos acadêmicos vivenciaram conhecimentos, reflexões, desafios e transformações, seja na formação profissional, seja em sua formação humana. A professora Petra Schnneider, organizadora desta obra, é fruto desse processo desde o início: acadêmica, graduada, especialista e mestre, atuando na educação básica e na educação superior, foi aluna envolvida nas oportunidades que a universidade oferecia e nunca nesse tempo deixou de vivêlas, contribuindo seja na pesquisa, na extensão e no ensino. Agora, registra com esta obra os olhares plurais que a Educação Física Escolar pode ter, reunindo entre seus autores e autoras ex e atuais acadêmicos (as) do curso. E confesso a você leitor (a), não sei o que me deixa mais feliz e orgulhosa: esta própria obra ou o reflexo da formação profissional dos que assinam os capítulos que você irá encontrar! Explico minha felicidade e orgulho: quem é da área da Educação Física, mais especificamente na Educação Física Escolar, sabe da diversidade de ideias que a área construiu ao logo de sua história e inserção no âmbito escolar. São questões da epistemologia, das diversas abordagens pedagógicas, das discussões do papel deste componente curricular, entre outras que nos apropriamos e que vão construindo a atuação docente. Como o título do livro anuncia ‘olhares plurais’ e ‘transformações pedagógicas’, esta obra reflete perspectivas e experiências dos autores e autoras que desejam ver a Educação Física na escola contribuindo para a formação dos(as) alunos(as) da educação básica, que desejam propiciar uma Educação Física diferente das que eles(as) na maioria das vezes tiveram.. uma Educação Física que selecione, organize e sistematize seus conteúdos, ampliando e aprofundando a apropriação dos Jogos, das Ginásticas, do Esportes, das Danças e das Lutas nos diversos segmentos da educação básica. Essa é a Educação Física que você irá encontrar nessa obra, diversa, transformadora, ousada, com limites, mas também com possibilidades, advindas de sujeitos que questionaram sua realidade e se lançaram ao desafio e à superação. Me orgulho imensamente de em minha atuação docente poder ter compartilhado essa jornada com todos eles! Eles, que em minhas aulas me escutaram dizer que a profissão de professor é injusta pois não vemos o fruto do nosso “trabalho pronto”, como o engenheiro com a edificação, o médico com a cirurgia, ou o advogado com a causa ganha, pois é difícil para o(a) professor(a) saber se realmente nossos(as) alunos(as) aprenderam o que ensinamos, se levam para a vida o conhecimento que compartilhamos, como romanticamente almejamos. Porém, com esta obra tenho a oportunidade de ver o fruto deste trabalho! Pois estes autores e autoras conseguiram demonstrar o produto do trabalho docente: reflexão, atuação, transformação! É muito bom ler o “trabalho pronto”! Meu obrigada! É isso caro leitor(a) que você irá encontrar ao longo destes capítulos: reflexões, atuações e transformações nos estudos e pesquisas sobre os conteúdos da Educação Física e sobre temas que estão presentes no cotidiano do âmbito escolar, desafiando os(as) professores(as), como a coeducação, as relações de gênero, a educação étnico-racial e a inclusão. Temas que não podem estar descolados da realidade, como o atual cenário de pandemia do novo corona vírus (SARS-CoV-2) que estamos enfrentando. Jogo e Jogos Eletrônicos são apresentados como conhecimentos necessários e atuais, vivenciados em experiências de estágio supervisionado ou levantando dados da realidade para melhor planejar e sistematizar tais conteúdos. A Ginástica Circense e a Capoeira são revisitadas na contribuição que a divulgação científica em periódicos e congressos científicos trazem para o aprofundamento dos temas. O Futebol é sistematizado com a temática da coeducação, numa proposta diferenciada e desafiadora. O trato da Dança nas aulas de Educação Física é investigado revelando os avanços na sistematização deste conteúdo. Na formação profissional temos as percepções de acadêmicos(as) sobre as temáticas de gênero e inclusão e como elas podem contribuir para a qualificação do trabalho docente. No estágio supervisionado há a análise de experiências com a abordagem pedagógica crítico superadora nas aulas de Educação Física. Por fim, um Festival de Cultura Corporal é apresentado como a culminância de um trabalho pedagógico que sugiro ser apropriado nas aulas de Educação Física em diferentes realidades educacionais; e, diante de um cenário de pandemia, apresenta-se dados de como os(as) professores(as) de Educação Física estão enfrentando os desafios deste momento em suas aulas. Estes são os olhares plurais e as transformações pedagógicas da Educação Física no contexto escolar que encontramos nesta obra. Assim o(a) convido para esta leitura, análise e reflexões...que ela possa lhe ser útil para um trabalho docente cada vez mais qualificado e comprometido com a função social da escola. E que ela nos leve à mais inspirações, proposições e experiências! Vamos lá!  Vannina de Oliveira Assis

Abstract

Around 14 years ago, the Degree Course in Physical Education from the Federal University of Alagoas arrived in the Alagoas countryside. During this time, many academics experienced knowledge, reflections, challenges and transformations, whether in their professional training or in their human formation. Professor Petra Schnneider, organizer of this work, is the result of this process from the beginning: academic, graduate, specialist and master, working in basic education and higher education, she was a student involved in the opportunities that the university offered and never stopped experiencing them during that time. , contributing to research, extension and teaching. Now, with this work, register the plural perspectives that School Physical Education can have, bringing together former and current academics of the course among its authors. And I confess to you, reader, I don't know what makes me happier and prouder: this work itself or the reflection of the professional training of those who sign the chapters you will find! I explain my happiness and pride: anyone in the field of Physical Education, more specifically in School Physical Education, knows the diversity of ideas that the area has built throughout its history and insertion in the school environment. These are questions of epistemology, the different pedagogical approaches, discussions of the role of this curricular component, among others that we appropriate and that build our teaching performance. As the title of the book announces 'plural perspectives' and 'pedagogical transformations', this work reflects perspectives and experiences of authors who wish to see Physical Education at school contributing to the training of basic education students, who wish to provide a Physical Education different from the ones they most often had... a Physical Education that selects, organizes and systematizes its contents, expanding and deepening the appropriation of Games, Gymnastics, Sports, Dances and Struggles in the different segments of basic education. This is the Physical Education that you will find in this work, diverse, transformative, bold, with limits, but also with possibilities, coming from subjects who questioned their reality and threw themselves into the challenge and overcoming. I am immensely proud that in my teaching role I was able to share this journey with all of them! They, who in my classes heard me say that the teaching profession is unfair because we do not see the fruit of our “finished work”, like the engineer with the building, the doctor with the surgery, or the lawyer with the case won, because It is difficult for the teacher to know if our students really learned what we taught, if they take the knowledge we share into life, as we romantically hope. However, with this work I have the opportunity to see the fruit of this work! Because these authors managed to demonstrate the product of teaching work: reflection, action, transformation! It’s great to read the “work done”! My thanks! This, dear reader, is what you will find throughout these chapters: reflections, actions and transformations in studies and research on the contents of Physical Education and on topics that are present in everyday school life, challenging teachers( as), such as co-education, gender relations, ethnic-racial education and inclusion. Topics that cannot be detached from reality, such as the current pandemic scenario of the new coronavirus (SARS-CoV-2) that we are facing. Games and Electronic Games are presented as necessary and current knowledge, experienced in supervised internship experiences or collecting data from reality to better plan and systematize such content. Circus Gymnastics and Capoeira are revisited in the contribution that scientific dissemination in scientific journals and conferences brings to the deepening of themes. Football is systematized with the theme of co-education, in a different and challenging proposal. The treatment of Dance in Physical Education classes is investigated, revealing advances in the systematization of this content. In professional training we have the perceptions of academics on the themes of gender and inclusion and how they can contribute to the qualification of teaching work. In the supervised internship, there is an analysis of experiences with the critical overcoming pedagogical approach in Physical Education classes. Finally, a Body Culture Festival is presented as the culmination of a pedagogical work that I suggest is appropriate in Physical Education classes in different educational realities; and, faced with a pandemic scenario, data is presented on how Physical Education teachers are facing the challenges of this moment in their classes. These are the plural perspectives and pedagogical transformations of Physical Education in the school context that we find in this work. So I invite you to this reading, analysis and reflections... so that it can be useful for your teaching work that is increasingly qualified and committed to the social function of the school. And may it lead us to more inspirations, propositions and experiences! Let's go!  Vannina de Oliveira Assis

Palavras-chave
Educação física.
Cultura corporal.
Escola.
Prática pedagógica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
181
Observações

Tradução para a língua inglesa: Google Tradutor

Tipo de acesso: Acesso Aberto

Referência

SANTOS, Petra Schnneider Lima dos (org.). Educação física sob olhares pluraistransformações pedagógicas no contexto escolar. Arapiraca, AL: Performance, 2020. E-book. Disponível em: https://editoraperformance.com.br/a-educacao-fisica-sob-olhares-plurais. Acesso em: 28 jul. 2024.

Não foi possível exibir o PDF