Educação física sob olhares plurais: transformações pedagógicas no contexto escolar
Educação física sob olhares plurais: transformações pedagógicas no contexto escolar
Há
cerca de 14 anos o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade
Federal de Alagoas chegou ao agreste alagoano. Nesse tempo, muitos acadêmicos
vivenciaram conhecimentos, reflexões, desafios e transformações, seja na
formação profissional, seja em sua formação humana. A professora Petra Schnneider,
organizadora desta obra, é fruto desse processo desde o início: acadêmica,
graduada, especialista e mestre, atuando na educação básica e na educação superior,
foi aluna envolvida nas oportunidades que a universidade oferecia e nunca nesse
tempo deixou de vivêlas, contribuindo seja na pesquisa, na extensão e no
ensino. Agora, registra com esta obra os olhares plurais que a Educação Física
Escolar pode ter, reunindo entre seus autores e autoras ex e atuais acadêmicos
(as) do curso. E confesso a você leitor (a), não sei o que me deixa mais feliz e
orgulhosa: esta própria obra ou o reflexo da formação profissional dos que
assinam os capítulos que você irá encontrar! Explico minha felicidade e
orgulho: quem é da área da Educação Física, mais especificamente na Educação
Física Escolar, sabe da diversidade de ideias que a área construiu ao logo de
sua história e inserção no âmbito escolar. São questões da epistemologia, das diversas
abordagens pedagógicas, das discussões do papel deste componente curricular,
entre outras que nos apropriamos e que vão construindo a atuação docente. Como
o título do livro anuncia ‘olhares plurais’ e ‘transformações pedagógicas’,
esta obra reflete perspectivas e experiências dos autores e autoras que desejam
ver a Educação Física na escola contribuindo para a formação dos(as) alunos(as)
da educação básica, que desejam propiciar uma Educação Física diferente das que
eles(as) na maioria das vezes tiveram.. uma Educação Física que selecione,
organize e sistematize seus conteúdos, ampliando e aprofundando a apropriação
dos Jogos, das Ginásticas, do Esportes, das Danças e das Lutas nos diversos
segmentos da educação básica. Essa é a Educação Física que você irá encontrar
nessa obra, diversa, transformadora, ousada, com limites, mas também com possibilidades,
advindas de sujeitos que questionaram sua realidade e se lançaram ao desafio e
à superação. Me orgulho imensamente de em minha atuação docente poder ter
compartilhado essa jornada com todos eles! Eles, que em minhas aulas me
escutaram dizer que a profissão de professor é injusta pois não vemos o fruto
do nosso “trabalho pronto”, como o engenheiro com a edificação, o médico com a
cirurgia, ou o advogado com a causa ganha, pois é difícil para o(a)
professor(a) saber se realmente nossos(as) alunos(as) aprenderam o que
ensinamos, se levam para a vida o conhecimento que compartilhamos, como
romanticamente almejamos. Porém, com esta obra tenho a oportunidade de ver o
fruto deste trabalho! Pois estes autores e autoras conseguiram demonstrar o
produto do trabalho docente: reflexão, atuação, transformação! É muito bom ler o
“trabalho pronto”! Meu obrigada! É isso caro leitor(a) que você irá encontrar
ao longo destes capítulos: reflexões, atuações e transformações nos estudos e
pesquisas sobre os conteúdos da Educação Física e sobre temas que estão
presentes no cotidiano do âmbito escolar, desafiando os(as) professores(as),
como a coeducação, as relações de gênero, a educação étnico-racial e a
inclusão. Temas que não podem estar descolados da realidade, como o atual
cenário de pandemia do novo corona vírus (SARS-CoV-2) que estamos enfrentando. Jogo
e Jogos Eletrônicos são apresentados como conhecimentos necessários e atuais,
vivenciados em experiências de estágio supervisionado ou levantando dados da
realidade para melhor planejar e sistematizar tais conteúdos. A Ginástica
Circense e a Capoeira são revisitadas na contribuição que a divulgação
científica em periódicos e congressos científicos trazem para o aprofundamento
dos temas. O Futebol é sistematizado com a temática da coeducação, numa
proposta diferenciada e desafiadora. O trato da Dança nas aulas de Educação
Física é investigado revelando os avanços na sistematização deste conteúdo. Na
formação profissional temos as percepções de acadêmicos(as) sobre as temáticas de
gênero e inclusão e como elas podem contribuir para a qualificação do trabalho
docente. No estágio supervisionado há a análise de experiências com a abordagem
pedagógica crítico superadora nas aulas de Educação Física. Por fim, um
Festival de Cultura Corporal é apresentado como a culminância de um trabalho pedagógico
que sugiro ser apropriado nas aulas de Educação Física em diferentes realidades
educacionais; e, diante de um cenário de pandemia, apresenta-se dados de como
os(as) professores(as) de Educação Física estão enfrentando os desafios deste
momento em suas aulas. Estes são os olhares plurais e as transformações pedagógicas
da Educação Física no contexto escolar que encontramos nesta obra. Assim o(a)
convido para esta leitura, análise e reflexões...que ela possa lhe ser útil
para um trabalho docente cada vez mais qualificado e comprometido com a função
social da escola. E que ela nos leve à mais inspirações, proposições e
experiências! Vamos lá! Vannina de
Oliveira Assis
Around
14 years ago, the Degree Course in Physical Education from the Federal
University of Alagoas arrived in the Alagoas countryside. During this time,
many academics experienced knowledge, reflections, challenges and
transformations, whether in their professional training or in their human
formation. Professor Petra Schnneider, organizer of this work, is the result of
this process from the beginning: academic, graduate, specialist and master,
working in basic education and higher education, she was a student involved in
the opportunities that the university offered and never stopped experiencing
them during that time. , contributing to research, extension and teaching. Now,
with this work, register the plural perspectives that School Physical Education
can have, bringing together former and current academics of the course among
its authors. And I confess to you, reader, I don't know what makes me happier
and prouder: this work itself or the reflection of the professional training of
those who sign the chapters you will find! I explain my happiness and pride:
anyone in the field of Physical Education, more specifically in School Physical
Education, knows the diversity of ideas that the area has built throughout its
history and insertion in the school environment. These are questions of
epistemology, the different pedagogical approaches, discussions of the role of
this curricular component, among others that we appropriate and that build our
teaching performance. As the title of the book announces 'plural perspectives'
and 'pedagogical transformations', this work reflects perspectives and
experiences of authors who wish to see Physical Education at school
contributing to the training of basic education students, who wish to provide a
Physical Education different from the ones they most often had... a Physical
Education that selects, organizes and systematizes its contents, expanding and
deepening the appropriation of Games, Gymnastics, Sports, Dances and Struggles
in the different segments of basic education. This is the
Physical Education that you will find in this work, diverse, transformative,
bold, with limits, but also with possibilities, coming from subjects who
questioned their reality and threw themselves into the challenge and
overcoming. I am immensely proud that in my teaching role I was able to share
this journey with all of them! They, who in my classes heard me say that the
teaching profession is unfair because we do not see the fruit of our “finished
work”, like the engineer with the building, the doctor with the surgery, or the
lawyer with the case won, because It is difficult for the teacher to know if
our students really learned what we taught, if they take the knowledge we share
into life, as we romantically hope. However, with this work I have the
opportunity to see the fruit of this work! Because these authors managed to
demonstrate the product of teaching work: reflection, action, transformation!
It’s great to read the “work done”! My thanks! This, dear reader, is what you
will find throughout these chapters: reflections, actions and transformations
in studies and research on the contents of Physical Education and on topics
that are present in everyday school life, challenging teachers( as), such as
co-education, gender relations, ethnic-racial education and inclusion. Topics
that cannot be detached from reality, such as the current pandemic scenario of
the new coronavirus (SARS-CoV-2) that we are facing. Games
and Electronic Games are presented as necessary and current knowledge,
experienced in supervised internship experiences or collecting data from
reality to better plan and systematize such content. Circus Gymnastics and
Capoeira are revisited in the contribution that scientific dissemination in
scientific journals and conferences brings to the deepening of themes. Football
is systematized with the theme of co-education, in a different and challenging
proposal. The treatment of Dance in Physical Education classes is investigated,
revealing advances in the systematization of this content. In professional
training we have the perceptions of academics on the themes of gender and
inclusion and how they can contribute to the qualification of teaching work. In
the supervised internship, there is an analysis of experiences with the
critical overcoming pedagogical approach in Physical Education classes.
Finally, a Body Culture Festival is presented as the culmination of a
pedagogical work that I suggest is appropriate in Physical Education classes in
different educational realities; and, faced with a pandemic scenario, data is
presented on how Physical Education teachers are facing the challenges of this
moment in their classes. These are the plural perspectives and pedagogical
transformations of Physical Education in the school context that we find in
this work. So I invite you to this reading, analysis and reflections... so that
it can be useful for your teaching work that is increasingly qualified and
committed to the social function of the school. And may it lead us to more
inspirations, propositions and experiences! Let's go! Vannina de Oliveira Assis
Cultura corporal.
Escola.
Prática pedagógica.
Tradução para a língua inglesa: Google Tradutor
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Referência
SANTOS, Petra Schnneider Lima dos (org.). Educação física sob olhares plurais: transformações pedagógicas no contexto escolar. Arapiraca, AL: Performance, 2020. E-book. Disponível em: https://editoraperformance.com.br/a-educacao-fisica-sob-olhares-plurais. Acesso em: 28 jul. 2024.