A formação nos cursos de licenciatura do_ Campus_ Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, incentiva a docência?

A formação nos cursos de licenciatura do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, incentiva a docência?

Autor(a)
Silva, Thayslanny Darlaty Norberto da.
<thayslane.darlaty@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
31/08/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
27
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar as tendências de temáticas pesquisadas nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Matemática e Química, da Universidade Federal de Alagoas, do campus Arapiraca no período de 2010 até 2014. Sabendo que as pesquisas desenvolvidas através dos TCCS podem contribuir com a formação e constituição da identidade docente, foram analisados 242 trabalhos de conclusão de curso, os quais de início, foram categorizados em: trabalhos com temáticas voltadas à docência, e trabalhos que pesquisaram outras temáticas. Como resultado, foi constatado que apenas 83 TCCs desenvolveram pesquisas relacionadas à docência, apontando uma lacuna no processo de formação inicial destes professores.

Abstract

This research, of a qualitative nature, aims to investigate whether the themes researched, in the course completion works (TCCs), of the degrees in Biological Sciences, Physical Education, Physics, Mathematics and Chemistry, of the Federal University of Alagoas, on the campus Arapiraca, encourage teaching in the period from 2010 to 2014. Knowing that the research developed through the TCCS can contribute to the formation and constitution of the teaching identity. 242 course conclusion works were analyzed, which were initially categorized into: works with themes related to teaching, and works that researched other themes. Which resulted in only 83 TCCs related to the teaching profession, pointing to the fragility of the initial teacher training process.

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Esp. Silva, Luana Priscila Marques da.
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Educação.
Licenciaturas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
112
Observações


Não foi possível exibir o PDF