O ensino da educação física no currículo da Educação básica nas escolas do/no campo no território do Agreste de Alagoas: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem da educação física crítico-superadora

O ensino da educação física no currículo da Educação básica nas escolas do/no campo no território do Agreste de Alagoas: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem da educação física crítico-superadora

Autor(a)
Silva, Luciano Soares da.
<lu.comp.ufal@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
01/02/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
90
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho, que tem como objeto de estudo a Educação Física no currículo da educação básica nas escolas do/no campo no território do Agreste de Alagoas, insere-se na linha de pesquisa práticas pedagógicas e ensino, do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Ensino e Formação de Professores – PPGEFOP –, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca. A problematização está delimitada a escolas “do” e “no” campo que, além de estarem sofrendo processos de fechamento, existem indicadores de negação de conteúdos clássicos nos currículos escolares. A hipótese que levantamos é que os currículos das escolas do/no campo no Agreste de Alagoas conformam uma educação que nega conteúdos escolares, e está moldada por diretrizes curriculares referenciadas nas pedagogias do “aprender a aprender”, na pedagogia das competências, na abordagem da “aptidão física e saúde”, que buscam a preparação dos indivíduos exclusivamente para atuarem no mercado de trabalho, desconsiderando o acesso aos conhecimentos clássicos produzidos historicamente pela humanidade e que possibilitam o pleno desenvolvimento das capacidades humanas. O problema do estudo diz respeito ao ensino de conteúdos clássicos de artes, filosofia e ciências, que estão sendo negados nas escolas em geral e, em particular, nas escolas do campo, dentre eles, os conteúdos da cultura corporal. As questões a serem respondidas foram as seguintes: (a) Quantas e quais são as escolas do/no campo no Agreste alagoano? (b) Quais são as diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais que orientam os currículos escolares? (c) Quais as teorias pedagógicas que subsidiam tais diretrizes, quais os limites e quais as possibilidades superadoras a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora do ensino da Educação Física? O objetivo geral foi analisar como está organizado o ensino da Educação Física nos documentos que norteiam o currículo da Educação Básica nas escolas do/no campo, no Agreste de Alagoas. Decorreram desse objetivo geral os seguintes objetivos específicos: IIdentificar as tendências pedagógicas da Educação e da Educação Física que fundamentam os currículos das escolas do/no campo, no Agreste de Alagoas; II- Discutir sobre as concepções de Educação, de Educação do Campo e de Educação Física Escolar presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas do/no campo em São Sebastião, Alagoas; IIIVerificar como estão expostos os conteúdos programáticos de ensino da Educação Física nos documentos analisados. Como procedimento científico de delimitação de fontes para a coleta de dados, utilizamos como critérios de inclusão: a) os municípios que possuem Referenciais Curriculares; b) as escolas do/no campo que concentram os anos finais do Ensino Fundamental. Excluíram-se, portanto, da pesquisa as escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais), bem como, as que estão localizadas na zona urbana. Considerando os critérios mencionados, constatamos que, dentre os 14 (quatorze) municípios que compõem o Território do Agreste de Alagoas, apenas a rede de ensino pública de São Sebastião possui referencial curricular, sobre a qual está delimitada espacialmente nossa pesquisa. As diretrizes mencionadas nos Projetos Políticos Pedagógicos são as diretrizes oficiais de governos, e que apresentam indicadores de rebaixamento teórico pela negação de conhecimentos. Quanto à teoria pedagógica e as abordagens do ensino da Educação Física, constatamos um ecletismo teórico que se expressa tanto nos argumentos quanto no conteúdo e na forma indicada de tratamento deste conteúdo. Concluímos, destacando a necessidade da formação continuada dos professores com referências em teorias críticas para planejar os projetos políticos pedagógicos da escola. 

Abstract

The present work, which has as its object of study Physical Education in the basic education curriculum in rural schools in the Agreste de Alagoas territory, is part of the line of research on pedagogical practices and teaching, of the strictu Postgraduate Program sensu in Teaching and Teacher Training – PPGEFOP –, from the Federal University of Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca. The problematization is limited to schools “in” and “in” the countryside that, in addition to being subject to closure processes, there are indicators of denial of classic content in school curricula. The hypothesis we raise is that the curricula of rural schools in Agreste de Alagoas form an education that denies school content, and is shaped by curricular guidelines referenced in the pedagogies of “learning to learn”, in the pedagogy of skills, in the approach to “physical fitness and health”, which seek to prepare individuals exclusively to work in the job market, disregarding access to classical knowledge historically produced by humanity and which enables the full development of human capabilities. The problem of the study concerns the teaching of classical contents of arts, philosophy and sciences, which are being denied in schools in general and, in particular, in rural schools, among them, the contents of body culture. The questions to be answered were the following: (a) How many and what are the schools in/in the countryside in the Agreste of Alagoas? (b) What are the national, state and municipal curriculum guidelines that guide school curricula? (c) What are the pedagogical theories that support such guidelines, what are the limits and what are the overcoming possibilities based on historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach to teaching Physical Education? The general objective was to analyze how the teaching of Physical Education is organized in the documents that guide the Basic Education curriculum in rural schools, in Agreste de Alagoas. The following specific objectives arose from this general objective: IIdentify the pedagogical trends in Education and Physical Education that underlie the curricula of schools in/in the countryside, in the Agreste of Alagoas; II- Discuss the concepts of Education, Rural Education and School Physical Education present in the Pedagogical Political Projects of rural schools in São Sebastião, Alagoas; III- Check how the Physical Education teaching syllabus are exposed in the analyzed documents. As a scientific procedure for delimiting sources for data collection, we used the following inclusion criteria: a) municipalities that have Curricular References; b) schools in/in the countryside that concentrate the final years of Elementary Education. Therefore, elementary schools (initial years) were excluded from the research, as well as those located in urban areas. Considering the aforementioned criteria, we found that, among the 14 (fourteen) municipalities that make up the Territory of Agreste de Alagoas, only the public education network of São Sebastião has a curricular reference, on which our research is spatially delimited. The guidelines mentioned in the Pedagogical Political Projects are official government guidelines, which present indicators of theoretical demotion through the denial of knowledge. Regarding pedagogical theory and approaches to teaching Physical Education, we found a theoretical eclecticism that is expressed both in the arguments and in the content and the indicated way of treating this content. We conclude by highlighting the need for continued training of teachers with references to critical theories to plan the school's political pedagogical projects. 

Orientador(a)
Dr.ª Taffarel, Celi Nelza Zulke.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Irinaldo Deodato.
Dr.ª Albuquerque, Joelma de Oliveira.
Palavras-chave
Educação física.
Cultura corporal.
Currículo.
Esportes escolares.
Materialismo histórico-dialético.
Trabalho educativo .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
243
Observações


Não foi possível exibir o PDF