Os benefícios da gamificação na disciplina de Língua portuguesa
Os benefícios da gamificação na disciplina de Língua portuguesa
<jaelton.araujo@arapiraca.ufal.br>
A Linguística Aplicada embasa as discussões, desta pesquisa qualitativa, cujo método é a pesquisa-ação, e, pela qual se propõe, após reflexão sobre pesquisas na área, uma atividade de ensino de Língua Portuguesa usando gamificação. Autores como Almeida (2021) entendem que a gamificação, quando utilizada corretamente pelo educador, pode trazer como resultado excelente metodologia de ensino, isso porque tem todos os mecanismos para tornar as aulas mais interessantes, envolventes e participativas, dando a possibilidade de uma contextualização com as Tecnologia de Comunicação e Informação e otimizando a criatividade dos alunos, fazendo-os protagonistas de sua aprendizagem, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018).
Applied Linguistics underpins the discussions of this qualitative research, whose method is action research, and which proposes, after reflection on research in the area, a Portuguese Language teaching activity using gamification. Authors like Almeida (2021) understand that gamification, when used correctly by the educator, can result in excellent teaching methodology, because it has all the mechanisms to make classes more interesting, engaging and participatory, giving the possibility of contextualization with Communication and Information Technology and optimizing students' creativity, making them protagonists of their learning, as guided by the National Common Curricular Base (Brazil, 2018)
Dr. Silva, Elias André da.
Metodologias ativas.
Linguística e línguas.