Multimodalidade na literatura infantil: análise dos livros do PNLD PNAIC à luz da Gramática do Design Visual

Multimodalidade na literatura infantil: análise dos livros do PNLD PNAIC à luz da Gramática do Design Visual

Autor(a)
Ferreira, isabel Lopes Fonseca.
<isabel.ferreira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
26/03/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
123
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os anos iniciais do Ensino Fundamental são permeados (ou deveriam ser?) por uma diversidade de textos que precisam ser explorados em sua potencialidade, considerando a multimodalidade que os constituem. Compreendendo o letramento e a alfabetização como processos que envolvem muitas facetas, vemos nos livros de literatura infantil um potencial de contribuir a esse processo, de modo que não se trata apenas de um portador de textos verbais e visuais, mas é um produto cultural, com linguagens que precisam ser identificadas e compreendidas em sua totalidade, sem supervalorizar uma linguagem em detrimento de outras. No entanto, observamos a não apropriação deste conhecimento por grande parte dos professores que alfabetizam. Ou seja, identificamos como problema que as práticas dos professores alfabetizadores ainda permanecem como uma prática intuitiva na exploração de recursos multimodais como é o caso específico da utilização do livro de literatura infantil. Este uso poderia ser mais qualificado, a partir do estudo sobre práticas multimodais. Neste sentido, definimos como pergunta de pesquisa: Quais os recursos multimodais presentes nos livros de literatura infantil do acervo PNLD Pnaic e como essa construção poderá impactar na alfabetização e no letramento? Na busca de respostas, realizamos uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, com o objetivo geral de analisar as características multimodais presentes nos livros de literatura infantil destinados ao ciclo de alfabetização, do Programa Nacional do Livro Didático Pnaic. E como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos: (1) Investigar a intencionalidade do uso de diferentes recursos tipográficos (2) Compreender a inter-relação das linguagens que compõem os livros de literatura infantil da amostra; (3) Identificar as dimensões da Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e van Leeuwen (2006) nas obras. Os resultados nos indicam que no emprego de diferentes recursos tipográficos há a intenção de enfatizar sentimentos de personagens, ou salientar o nome de um objeto, ou a fala de personagens, entre outros propósitos. No que se refere às inter-relações verbo-visual empregadas, compreendemos que há uma evolução entre os anos de escolarização: nos livros do primeiro ano a relação mais presente é de repetição, enquanto, nos livros do segundo e terceiro anos a relação mais evidenciada é de combinação entre imagens e textos verbais. Sobre a presença das dimensões representacionais, interativas e composicionais da GDV nas obras, observamos a predominância de imagens narrativas (imagens que expressam uma ação), de imagens de oferta (imagens em que não há um contato direto do olhar do ente representado e o espectador/leitor) e os elementos relacionados ao “valor da informação” seguindo os pressupostos definidos por estes autores. A observância desses elementos nos subsidia à defesa da potencialidade das obras para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento. Portanto, a percepção e a exploração da multimodalidade que constitui os livros de literatura para crianças podem ser um caminho para a consolidação da alfabetização e do letramento das crianças. Seguramente, não é o único caminho, mas é um recurso pedagógico que corrobora de maneira acentuada ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Abstract

The early years of Elementary School are permeated (or should they be?) by a diversity of texts that need to be explored to their potential, considering the multimodality that constitutes them. Understanding literacy and literacy as processes that involve many facets, we see in children's literature books a potential to contribute to this process, so that it is not only a carrier of verbal and visual texts, but is a cultural product, with languages that need to be identified and understood in their totality. without overvaluing one language to the detriment of others. However, we observed that most teachers who teach literacy do not appropriate this knowledge. In other words, we identified as a problem that the practices of literacy teachers remain as an intuitive practice in the exploration of multimodal resources as is the specific case of the use of children's literature books. This use could be more qualified from the study of multimodal practices. In this sense, we defined as a research question: What are the multimodal resources present in the children's literature books of the PNLD Pnaic collection and how can this construction impact on literacy and literacy? In the search for answers, we carried out documentary research, with a qualitative approach, with the general objective of analyzing the multimodal characteristics present in children's literature books intended for the literacy cycle, of the National Textbook Program Pnaic. And as specific objectives of this research, we seek to: (1) Investigate the intentionality of the use of different typographic resources (2) Understand the interrelation of the languages that make up the children's literature books in the sample; (3) Identify the dimensions of the Grammar of Visual Design (GDV) of Kress and van Leeuwen (2006) in the works. The results indicate that in the use of different typographic resources there is the intention of emphasizing the feelings of characters, or emphasizing the name of an object, or the speech of characters, among other purposes. With regard to the verbal-visual interrelations employed, we understand that there is an evolution between the years of schooling: In the first-year books, the most present relationship is one of repetition, while in the second- and third-year books, the most evident relationship is the combination of images and verbal texts. Regarding the presence of the representational, interactive, and compositional dimensions of GDV in the works, we observed the predominance of narrative images narratives (images that express an action), offer images (images in which there is no direct contact between the gaze of the represented entity and the spectator/reader) and the elements related to the "value of information" following the assumptions defined by these authors. The observance of these elements subsidizes us to defend the potential of the works for the development of literacy and literacy. Therefore, the perception and exploration of the multimodality that constitutes children's literature books can be a way to consolidate children's literacy and literacy. Certainly, it is not the only way, but it is a pedagogical resource that strongly corroborates the development of learning of children in the early years of Elementary School.

Orientador(a)
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Banca Examinadora
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Dr. Nascimento, Juscelino Francisco do.
Palavras-chave
Letramento.
Alfabetização.
Ensino fundamental - Anos iniciais.
Leitura multimodal.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
281
Observações


Não foi possível exibir o PDF