A síndrome Cri-Du-Chat e o processo de ensino aprendizagem: uma revisão bibliográfica.

A síndrome Cri-Du-Chat e o processo de ensino aprendizagem: uma revisão bibliográfica.

Autor(a)
Veloso, Thayse Lidiane.
<thayse.lid@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Indivíduos com distúrbios genéticos podem apresentar problemas no processo de desenvolvimento, restringindo movimentos voluntários, comportamentos adaptativos, habilidades cognitivas e sociais. A escolha do tema se deu, por me ver muitas vezes, voltada por pessoas que possuem deficiência e que ainda permanecem esquecidas, fora das escolas, muitas vezes por falta de informação dos pais ou cuidadores. Essas pessoas precisam de voz, seus familiares de informação, para que os mesmos possam usufruir de tudo aquilo que tem direito, que é viver em sociedade, estudar etc. A síndrome do Cri-du-Chat (SDC) ou síndrome do miado de gato é um distúrbio genético raro, causado por uma deleção no braço curto do cromossomo 5. Entre as características mais frequentes estão o choro agudo no início da infância, semelhante ao miado de gato, face atípica, severos danos motores e intelectuais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Síndrome Cri-Du-Chat em relação aos seus principais aspectos e ao processo de ensino-aprendizagem de seus portadores, bem como, buscar fazer uma reflexão sobre a inclusão de criançascom a síndrome de Cri Du Chat. Realizou-se a busca de artigos publicados no período de 2002 a 2013 nas bases de dados Scielo, LILACS, Google acadêmico,. Existem, ainda, poucos trabalhos que falam sobre a SCDC, que por ser uma doença rara é pouquissimo estudada, não foram encontrados artigos que indicassem quantidade de pessoas, no Brasil, com esta doença, apenas dados mundias de incidência. Foram selecionados 123 artigos nacionais, dos quais apenas 05 atenderam aos critérios de inclusão. Verificou-se que existem diversas barreiras a serem vencidas, quando se diz respeito a pessoas com SCDC. Hoje a Lei, em teoria, garante saúde e educação para todos, mas no caso de pessoas com SCDC, a família precisa estar atenta e buscar seus direitos, bem como seus deveres. Buscando ajuda dos profissionais que podem auxiliar no desenvolvimento fisíco e intelectual da pessoa com essa síndrome, que antes acreditava-se ser impossível que aprendessem algo, hoje é comprovado que as pessoas com Cri-Du-Chat são capazes de ler, escrever, se locomover, viver em sociedade etc. através de estimúlos realizados durante toda a sua vida. Quanto antes a pessoa com SCDC tiver ajuda, melhor será seu desenvolvimento. Foi constatado, ainda, que existem profissionais da educação que sabem muito pouco ou nada sobre a síndrome, mas com dedicação e empenho os mesmos podem se capacitar para ensinar aos seus alunos com esta síndrome nas suas salas de ensino regular, que é o ideal buscado pela educação inclusiva. 

Abstract

Individuals with genetic disorders may have problems in the developmental process, restricting voluntary movements, adaptive behaviors, cognitive and social skills. The choice of the theme was made, because I often see it focused on people who have disabilities and who still remain forgotten, outside of schools, often due to lack of information from parents or caregivers. These people need a voice, their families need information, so that they can enjoy everything they are entitled to, which is to live in society, study, etc. Cri-du-Chat syndrome (CDS) or cat meow syndrome is a rare genetic disorder caused by a deletion on the short arm of chromosome 5. Among the most frequent features are high-pitched crying in early childhood, similar to a cat's meow, atypical face, severe motor and intellectual damage. The present study aims to present the Cri-Du-Chat Syndrome in relation to its main aspects and the teaching-learning process of its patients, as well as to reflect on the inclusion of children with Cri Du Chat syndrome. We searched for articles published from 2002 to 2013 in the Scielo, LILACS, and Go, +ogle Scholar databases. There are still few studies that talk about DCSC, which, because it is a rare disease, is very little studied, no articles were found that indicated the number of people in Brazil with this disease, only world incidence data. A total of 123 national articles were selected, of which only 5 met the inclusion criteria. It was found that there are several barriers to be overcome when it comes to people with SCDC. Today, the Law, in theory, guarantees health and education for all, but in the case of people with SCDC, the family needs to be attentive and seek their rights, as well as their duties. Seeking help from professionals who can assist in the physical and intellectual development of the person with this syndrome, which was previously believed to be impossible for them to learn anything, today it is proven that people with Cri-Du-Chat are able to read, write, move around, live in society, etc. through estimates made throughout their lives. The sooner the person with SCDC has help, the better their development will be. It was also found that there are education professionals who know very little or nothing about the syndrome, but with dedication and commitment they can be trained to teach their students with this syndrome in their regular classrooms, which is the ideal sought by inclusive education.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Aline Cristine Pereira e.
Coorientador(a)
Ma. Lira, Darlene Seabra de.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Dr.ª Pereira, Katily Luize Garcia.
Palavras-chave
Inclusão escolar.
Síndrome Cri-Du-Chat .
Processo ensino-aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
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