Relato de experiência sobre a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Química da UFAL partindo da resolução do caso "Água que nem o passarinho bebe"

Relato de experiência sobre a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso de Química da UFAL partindo da resolução do caso "Água que nem o passarinho bebe"

Autor(a)
Santos, Andressa Vital dos.
<andressa.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
06/02/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
49
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência a respeito da implementação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma proposta para o Ensino Superior de Química na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A proposta metodológica foi aplicada no semestre 2020.1, ao decorrer do sexto e sétimo período em uma turma de Química Licenciatura, no contexto das disciplinas de Projetos Integradores 5 e 6. Então, utilizou - se uma variante do método ABP, que denomina - se Estudo de Caso (EC), na qual o estudante empenha-se na resolução de um caso proposto, aplicado ao seu contexto social e contemplando assuntos da área em estudo. A partir de uma abordagem problematizadora, o caso simula um acontecimento e posiciona o estudante de forma ativa para solucionar a situação. O caso em análise foi “água que nem passarinho bebe” desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de São Carlos (GPEQSC) e escolhido de forma arbitrária pelo nosso grupo composto por 3 integrantes. A partir da escolha do caso, organizamos tarefas de pesquisas pelo Periódico Capes e em outras fontes, selecionamos artigos, monografias e teses, levando em conta a viabilidade temática para subsidiar noções de pesquisa bibliográfica. Sequencialmente, começamos a investigação para solucionar o caso que se tratava de uma contaminação em águas subterrâneas por compostos oriundos do petróleo, como Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e os isômeros de Xileno (BTEX). Dos possíveis caminhos e vias de degradação, três formas de remediação foram escolhidas: Carvão Ativado, Oxidação Química e Biorremediação. Esta última foi escolhida como proposta para a resolução do caso, por ser uma técnica mais vantajosa tanto pela via de degradação dos compostos associados quanto pelo custo financeiro. Por fim, o uso de metodologias ativas como o ABP/EC possibilita que o professor trabalhe com uma abordagem menos conteudista. A proposta surge como uma ferramenta didática eficiente que possibilita o desenvolvimento de habilidades como capacidade de trabalhar em grupo, pensamento crítico, resolução de problemas, autonomia, investigação, estratégia, pesquisa e produção. Competências essas, que favorecem a compreensão dos conteúdos de Química pelos estudantes, dentro e fora dos ambientes universitários.

Abstract

This work is an experience report regarding the implementation of the Problem-Based Learning (PBL) methodology as a proposal for Higher Education in Chemistry at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL). The methodological proposal was applied in the 2020.1 semester, during the sixth and seventh period in a Chemistry Degree class, in the context of the disciplines of Integrative Projects 5 and 6. Then, a variant of the ABP method was used, which is called Study Case Study (CS), in which the student strives to solve a proposed case, applied to their social context and covering issues in the area under study. Using a problematizing approach, the case simulates an event and positions the student actively to resolve the situation. The case under analysis was “water that not even a bird drinks” developed by the Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de São Carlos (GPEQSC) and chosen arbitrarily by our group made up of 3 members. From the choice of the case, we organize research tasks through Periódico Capes and other sources, we select articles, monographs and theses, taking into account thematic feasibility to support notions of bibliographic research. Sequentially, we began the investigation to solve the case that involved contamination in groundwater by compounds originating from petroleum, such as Benzene, Toluene, Ethylbenzene and Xylene isomers (BTEX). Of the possible degradation pathways and pathways, three forms of remediation were chosen: Activated Carbon, Chemical Oxidation and Bioremediation. The latter was chosen as a proposal for resolving the case, asit is a more advantageous technique both in terms of the degradation of the associated compounds and the financial cost. Finally, the use of active methodologies such as ABP/EC allows the teacher to work with a less content-based approach. The proposal appears as an efficient teaching tool that enables the development of skills such as the ability to work in groups, critical thinking, problem solving, autonomy, investigation, strategy, research and production. These skills favor the understanding of chemistry content by students inside and outside university environments.

Orientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Diógenes Meneses dos.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Palavras-chave
Ensino de química.
Estudo de casos.
Biorremediação.
BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
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