A Tábua Magnética de Funções: um instrumento de inclusão nas aulas de matemática

A Tábua Magnética de Funções: um instrumento de inclusão nas aulas de matemática

Autor(a)
Lira, Maria Tatianne da Silva.
<tatti.lira@hotmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
20/06/2024
Curso/Outros
Mestrado Prof. Mat. Rede Nac. (PROFMAT)
Número de folhas
53
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Nos últimos anos, muito tem se falado em inclusão, no entanto o que se observa no âmbito escolar é que não são fornecidos instrumentos e condições que propiciem de fato a inclusão de pessoas com deficiência. Desta forma, observou-se a necessidade de refletir e desenvolver instrumentos que auxiliem os estudantes com deficiência visual na aprendizagem de matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de obter um aprofundamento teórico sobre o tema, considerando documentos oficiais como a Constituição Federal (1988), a BNCC (2018) e a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (2015), assim como pesquisadores da área, como Franzin (2021), Brandão (2010), Landin, Maia e Sousa (2023), entre outros. Após isto, tendo em vista a necessidade que os alunos com deficiência visual apresentam na compreensão do gráfico da função afim, foi desenvolvida Tábua Magnética de Funções, kit pensado com o intuito de auxiliá-los no processo de aprendizagem desse objeto de estudo, através do qual os estudantes poderão compreender o comportamento do gráfico das funções à medida que são modificados seus coeficientes. É de suma importância que profissionais da educação se mobilizem para o desenvolvimento de metodologias que incentivem seus estudantes e que os façam sentir acolhidos e capazes. E, portanto, é urgente que as políticas de inclusão visem de fato o respeito à dignidade e forneçam as condições necessárias para que todos os estudantes tenham seu direito à educação de qualidade respeitado.

Abstract

In recent years, there has been a lot of talk about inclusion, but what can be seen in the school environment is that there are no tools or conditions in place that actually promote the inclusion of people with disabilities. Thus, there was a need to reflect on and develop tools to help visually impaired students learn mathematics. A bibliographical survey was carried out in order to obtain a theoretical deepening on the subject, considering official documents such as the Federal Constitution (1988), the BNCC (2018) and the Brazilian Law on the Inclusion of People with Disabilities (2015), as well as researchers in the field, such as Franzin (2021), Brandão (2010), Landin, Maia and Sousa (2023), among others. After this, in view of the need that visually impaired students have in understanding the graph of the affine function, a Magnetic Function Board was developed, a kit designed to help them in the learning process of this object of study, through which students will be able to understand the behavior of the graph of functions as their coefficients are modified. It is of the utmost importance that education professionals mobilize to develop methodologies that encourage their students and make them feel welcome and capable. It is therefore urgent that inclusion policies really do aim to respect dignity and provide the necessary conditions for all students to have their right to a quality education.

Orientador(a)
Me. Bonutti, Moreno Pereira.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Dr.ª Pereira, Míriam da Silva.
Palavras-chave
Deficiência visual.
Matemática.
Função afim.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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