Análise da plataforma Avamec: um estudo acerca da potencialidade da ferramenta na formação continuada de professores de ciências biológicas com base nas diretrizes de formação inicial.
Análise da plataforma Avamec: um estudo acerca da potencialidade da ferramenta na formação continuada de professores de ciências biológicas com base nas diretrizes de formação inicial.
<nayelle.gomes@arapiraca.ufal.br>
O presente texto monográfico buscou investigar a Formação Continuada de Professores de
Biologia de modo que compreenda-se que as presentes Diretrizes Curriculares Nacionais,
articuladamente com a BNC Formação Continuada, têm como referência a implantação da Base
Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC), instituída pelas Resoluções CNE/CP
nº 2, de 22 de dezembro de 2017 e a Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018, e da
Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC
Formação), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Portanto, ao
averiguar as competências nas Diretrizes Curriculares, será comparada as competências
expressas no curso proposto pela Plataforma do AVAMEC, para que assim seja feito um
comparativo acerca do que vem expresso nos módulos. Em prol da seguridade de uma formação
eficiente e contínua capaz respeitar e construir sua identidade docente, agregando na formação
dos indivíduos e que os aprendizados possam ser expressos no âmbito escolar atrelando os
saberes com a prática.
This monographic text sought to investigate the Continuing Training of Biological Sciences Teachers so that it is understood that the present National Curricular Guidelines, in conjunction with the BNC Continuing Training, have as a reference the implementation of the National Common Curricular Base for Basic Education (BNCC) , established by CNE/CP Resolutions nº 2, of December 22, 2017 and CNE/CP Resolution nº 4, of December 17, 2018, and the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (BNC Formação) , established by Resolution CNE/CP nº 2, of December 20, 2019. Therefore, when investigating the competencies in the Curricular Guidelines, the competencies expressed in the course proposed by the AVAMEC Platform will be compared, so that a comparison can be made about what is expressed in modules. In favor of the security of efficient and continuous training capable of respecting and building their teaching identity, adding to the training of individuals and that learning can be expressed in the school environment, linking knowledge with practice.
Dr.ª Souza, Lucyana Sobral de.
Identidade docente.
Diretrizes curriculares.
Avamec.