Análise da plataforma Avamec: um estudo acerca da potencialidade da ferramenta na formação continuada de professores de ciências biológicas com base nas diretrizes de formação inicial.

Análise da plataforma Avamec: um estudo acerca da potencialidade da ferramenta na formação continuada de professores de ciências biológicas com base nas diretrizes de formação inicial.

Autor(a)
Gomes, Nayelle Louyse André.
<nayelle.gomes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
25/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente texto monográfico buscou investigar a Formação Continuada de Professores de Biologia de modo que compreenda-se que as presentes Diretrizes Curriculares Nacionais, articuladamente com a BNC Formação Continuada, têm como referência a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC), instituída pelas Resoluções CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 e a Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018, e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Portanto, ao averiguar as competências nas Diretrizes Curriculares, será comparada as competências expressas no curso proposto pela Plataforma do AVAMEC, para que assim seja feito um comparativo acerca do que vem expresso nos módulos. Em prol da seguridade de uma formação eficiente e contínua capaz respeitar e construir sua identidade docente, agregando na formação dos indivíduos e que os aprendizados possam ser expressos no âmbito escolar atrelando os saberes com a prática. 

Abstract

This monographic text sought to investigate the Continuing Training of Biological Sciences Teachers so that it is understood that the present National Curricular Guidelines, in conjunction with the BNC Continuing Training, have as a reference the implementation of the National Common Curricular Base for Basic Education (BNCC) , established by CNE/CP Resolutions nº 2, of December 22, 2017 and CNE/CP Resolution nº 4, of December 17, 2018, and the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (BNC Formação) , established by Resolution CNE/CP nº 2, of December 20, 2019. Therefore, when investigating the competencies in the Curricular Guidelines, the competencies expressed in the course proposed by the AVAMEC Platform will be compared, so that a comparison can be made about what is expressed in modules. In favor of the security of efficient and continuous training capable of respecting and building their teaching identity, adding to the training of individuals and that learning can be expressed in the school environment, linking knowledge with practice.

Orientador(a)
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Dr.ª Souza, Lucyana Sobral de.
Palavras-chave
Professores - Formação continuada.
Identidade docente.
Diretrizes curriculares.
Avamec.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Anexos
Visualizações
132
Observações


Não foi possível exibir o PDF