Análise dos indicadores do fluxo do ensino superior: um estudo de caso em um curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas – Ufal.
Análise dos indicadores do fluxo do ensino superior: um estudo de caso em um curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas – Ufal.
<lucas.mbsilva@gmail.com>
Este trabalho analisou os indicadores de fluxo de um Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), buscando apresentar em sua
amplitude a situação da formação de novos professores, além de compreender os
desdobramentos do curso ao longo de sua trajetória para entender o seu impacto social ao
ofertar uma formação de profissionais qualificados para atender as necessidades da região e
do país. Para isso, o percurso metodológico traçado balizou-se em uma abordagem qualitativa,
com caráter descritivo e exploratório, utilizando os procedimentos de revisão bibliográfica e
análise documental pertinentes ao objeto de estudo e materiais complementares, bem como na
coleta de dados nos relatórios do módulo acadêmico da instituição, SIE WEB, com interesse
nos dados das coortes de 2014.2 a 2022.2 entre os períodos 2014.2 a 2023.1. Para análise e
tratamento dos dados, analisamos a trajetória de 432 discentes através dos indicadores: Taxa
de permanência (TAP); Taxa de Conclusão Acumulada (TCA); Taxa de Desistência
Acumulada (TDA); Tempo Médio de Conclusão (TMC); Taxa de Eficiência (TEF); Taxa de
Sucesso (TAS), considerando o Período Mínimo de Integralização (PMI) e o Período Máximo
de Acompanhamento (pa). Os resultados obtidos demonstraram uma taxa de permanência
com percentual médio entre 70% a 90% até o PMI, superior ao percentual da coorte (2013 –
2022) nos cursos de licenciatura em Biologia, associado a uma menor TDA e um processo
tardio de conclusão do curso. A TDA apresenta maiores taxas nos 2º e 3º ano somados do
curso em consequências de desligamento, desistência e reopção. Vale ressaltar ainda, que os
percentuais de TDA apresentaram mudanças significativas durante o período de pandemia da
COVID-19 entre 2020 e 2021, o que pode significar indícios do impacto na trajetória
acadêmica dos discentes. Já a TCA das coortes analisadas pelo PMI e/ou pa demonstram um
percentual de conclusão acima do percentual da coorte (2013 – 2022) para formação de
professores em Biologia, no entanto, a conclusão ocorre de maneira tardia após o PMI, com a
TEF, em sua maioria, igual a zero e a TAS com variação entre 54% a 86%. Diante disso, os
resultados obtidos demonstraram um impacto significativo com a formação de novos
professores, no entanto, torna-se necessário um estudo complementar para compreender as
motivações de evasão do curso, bem como a necessidade do acompanhamento do panorama
do curso a partir construção de um anuário com alimentação semestral pela coordenação e a
criação de estratégias efetivas de acompanhamento de egressos.
This study analyzed the flow indicators of a Bachelor's Degree Course in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas (UFAL), seeking to present a comprehensive picture of the situation regarding the training of new teachers, as well as understanding the course's unfolding over the course of its trajectory in order to understand its social impact in providing training for qualified professionals to meet the needs of the region and the country. To this end, the methodological path outlined was based on a qualitative approach, with a descriptive and exploratory character, using the procedures of bibliographic review and documentary analysis pertinent to the object of study and complementary materials, as well as data collection in the reports of the institution's academic module, SIE WEB, with an interest in data from the 2014.2 to 2022 cohorts. 2 between the periods 2014.2 to 2023.1. To analyze and process the data, we analyzed the trajectory of 432 students using the following indicators: permanence rate (TAP); cumulative completion rate (TCA); cumulative dropout rate (TDA); average completion time (TMC); efficiency rate (TEF); success rate (TAS), considering the minimum completion period (PMI) and the maximum follow-up period (pa). The results showed an average retention rate of between 70% and 90% up to the MIP, higher than the national percentage for bachelor's degree courses, associated with a lower ADR and a delayed course completion process. ADR rates are higher in the 2nd and 3rd year of the course as a result of dismissal, dropout and re-option. It is also worth noting that the percentages of ADT showed significant changes during the COVID-19 pandemic period between 2020 and 2021, which may indicate the impact on students' academic trajectory. On the other hand, the ACT of the cohorts analyzed by the PMI and/or pa show a percentage of completion above the national average for teacher training, however, completion occurs late after the PMI, with the TEF mostly equal to zero and the ASR varying between 54% and 86%. In view of this, the results obtained show a significant impact on the training of new teachers; however, a complementary study is needed to understand the reasons for dropping out of the course, as well as the need to monitor the panorama of the course, starting with the construction of a yearbook that is fed back every six months by the coordinators and the creation of effective strategies for monitoring graduates.
Dr. Barão, Kim Ribeiro.
Ensino superior.
Indicadores educacionais.