Educação científica: o papel na luta contra o anticientificismo.

Educação científica: o papel na luta contra o anticientificismo.

Autor(a)
Estevam, Heloise Ferreira Santos.
<heloise.estevam@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
25/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O crescente movimento de inverdade científica e o aumento da divulgação de notícias falsas com conteúdos inverídicos é um indício de uma crise epistemológica relacionada à perda de confiança nas instituições educativas e na ciência. Movimentos negacionistas amplificam a disseminação, principalmente pelas mídias sociais, e ganham força no decorrer dos anos, pessoas descrentes tornam-se cada vez mais convincentes de suas falsas vertentes ideológicas e de suas crenças. Neste trabalho, buscou-se compreender o papel da educação científica e da sua contribuição na luta contra o anticientificismo e o negacionismo da ciência e descrever as formas que o movimento negacionista atua em sociedade, as ferramentas que utilizam para disseminar as inverdades e de como a educação científica e interdisciplinar combate, através do ensino, as falácias do negacionismo. Tomou-se como categoria de análise a educação científica e sua relação para uma prática pedagógica pautada nos princípios da ciência e tecnologia, onde lança ao conhecimento das publicações disponíveis na rede mundial de computadores. Foi utilizado como categoria de análise a educação científica e sua relação para uma prática pedagógica pautada nos princípios da ciência e tecnologia. Por se tratar de um estudo qualiquantitativo buscou-se mapear e analisar a produção de artigos entre os anos de 2018 a 2022 através dos repositórios de busca Google Scholar e DOAJ- Directory of Open Access Journals. Obteve-se o quantitativo de artigos identificados pela busca nas bases de dados em número geral 32.658 e a quantidade por repositório e palavra de pesquisa DOAJ “currículo de ciências” 517, “Educação científica” 2. 918, “negacionismo científico” 22. Google Scholar, “currículo de ciências” 26.200, “Educação científica” 25.600, “negacionismo científico” 83. A análise permitiu conjecturar a baixa ocorrência de artigos relacionados a negacionismo científico nos periódicos utilizados. O referido estudo justifica-se pela necessidade de entender como se dá a apropriação dos educadores dos princípios da educação científica a partir de seus saberes, dizeres e fazeres. Pois, diante do cenário de intensas e profundas transformações que marcam o modo de produção do conhecimento e que, de certa forma, afeta a sociedade em especial a escola designando a elaboração de documentos que requerem a compreensão de que a escola tem o novo papel social com base na produção de uma educação crítica e articulada aos processos da ciência e da tecnologia no mundo em que vivemos.

Abstract

The growing movement of scientific untruth and the increase in the dissemination of fake news with untrue content is an indication of an epistemological crisis related to the loss of trust in educational institutions and science. Denialist movements amplify the spread, especially through social media, and gain strength over the years, unbelieving people become more and more convincing of their false ideological strands and beliefs. In this work, we sought to understand the role of science education and its contribution in the fight against anti-scientificism and science denialism and to describe the ways in which the denialist movement acts in society, the tools they use to disseminate untruths and how scientific and interdisciplinary education combats, through teaching, the fallacies of denialism. Scientific education and its relationship to a pedagogical practice based on the principles of science and technology were taken as a category of analysis, where it launches the knowledge of the publications available on the world wide web. Scientific education and its relationship to a pedagogical practice based on the principles of science and technology were used as a category of analysis. As this is a qualitativequantitative study, we sought to map and analyze the production of articles between the years 2018 and 2022 through the search repositories Google Scholar and DOAJ - Directory of Open Access Journals. The number of articles identified by searching the databases was obtained, in general number 32,658 and the quantity per repository and search word DOAJ "science curriculum" 517, "Science education" 2. 918, "scientific denialism" 22. Google Scholar, "science curriculum" 26,200, "science education" 25,600, "science denialism" 83. The analysis allowed us to conjecture the low occurrence of articles related to scientific denialism in the journals used. This study is justified by the need to understand how educators appropriate the principles of scientific education based on their knowledge, sayings and actions. Because, in the face of the scenario of intense and profound transformations that mark the mode of production of knowledge and that, in a certain way, affects society, especially the school, designating the elaboration of documents that require the understanding that the school has the new social role based on the production of a critical education and articulated to the processes of science and technology in the world in which we live.

Orientador(a)
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Dr.ª Souza, Lucyana Sobral de.
Palavras-chave
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Currículo de ciências.
Educação científica.
Negacionismo científico.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
179
Observações


Não foi possível exibir o PDF