Explorando as garrafas PET: uma proposta de sequência didática no Ensino médio nas aulas de química

Explorando as garrafas PET: uma proposta de sequência didática no Ensino médio nas aulas de química

Autor(a)
Lira, Ana Klara Santos.
<ana.klara@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
23/02/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
52
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os polímeros são amplamente encontrados no cotidiano dos indivíduos. Presentes nas embalagens, artigos de decoração, equipamentos eletrônicos, automóveis, aviões, construção civil, saúde e agricultura. Dentre estes, o Poli(tereftalato de Etileno) - PET possui um destaque, por sua produção, degradação e descarte, que muitas vezes ocorre de forma inadequada. Com isso, buscar formas de inserir esse conteúdo em atividades educativas, contribui para a discussão desse tema, pertinente à contemporaneidade. Pois, possibilita aos alunos a integração das informações obtidas em sala de aula com as observações e práticas diárias. Dessa forma, o presente trabalho teve o objetivo de propor uma sequência didática a partir do PET para aulas de Química no ensino médio. Propõe-se a definição de polímeros e monômeros; reações de adição e condensação; principais aplicações dos polímeros; degradação, impactos ambientais, reúso e reciclagem. Posteriormente, pretende-se aplicar a metodologia em sala de aula e verificar a viabilidade da proposta. Pois as propostas didáticas elaboradas e implementadas promoveram a expansão de conhecimento dos alunos envolvidos e possuem um amplo potencial, no contexto do ensino das ciências, dadas as temáticas transversais em que se centraram. Ademais também se configuram como exemplos a serem usados na formação de professores, de modo a desenvolverem práticas que promovam explícita e intencionalmente os tipos de pensamento crítico e criativo.

Abstract

Polymers are widely found in individuals' daily lives. Present in packaging, decorative items, electronic equipment, automobiles, airplanes, construction, health and agriculture. Among these, Polyethylene terephthalate - PET stands out due to its production, degradation and disposal, which often occurs inappropriately. Therefore, looking for ways to insert this content into educational activities contributes to the discussion of this topic, relevant to contemporary times. It allows students to integrate information obtained in the classroom with daily observations and practices. Therefore, the present work aimed to propose a didactic sequence based on PET for Chemistry classes in high school. The definition of polymers and monomers is proposed; addition and condensation reactions; main applications of polymers; degradation, environmental impacts, reuse and recycling. They must be developed in six classes, starting with the presentation of the proposal and evaluation of the students' prior knowledge, culminating in the evaluation of the proposal together with the students. Subsequently, the intention is to apply the methodology in the classroom and verify the feasibility of the proposal. Because the didactic proposals developed and implemented promoted the expansion of knowledge of the students involved and have broad potential, in the context of science teaching, given the transversal themes on which they focused. Furthermore, they also serve as examples to be used in teacher training, in order to develop practices that explicitly and intentionally promote types of critical and creative thinking.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Coorientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Diógenes Meneses dos.
Me. Canzian, Renato.
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Palavras-chave
Ensino médio.
Sequência didática.
Polímeros.
Politereftalato de Etileno (PET)..
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
82
Observações


Não foi possível exibir o PDF