Experimentação em química orgânica: uma análise dos livros didáticos de química aprovados no PNLD de 2018
Experimentação em química orgânica: uma análise dos livros didáticos de química aprovados no PNLD de 2018
<dhensfa.souza@arapiraca.ufal.br>
A experimentação no ensino de química é fundamental para que os estudantes possam correlacionar os conceitos químicos com a prática, além disso pode-se contribuir para que os estudantes possam compreender a natureza da ciência. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo identificar as atividades experimentais relacionadas aos conteúdos de química orgânica e suas respectivas abordagens nos livros didáticos de química do terceiro ano do ensino médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso, utilizou-se uma análise de conteúdo, tendo como critérios: as obras aprovadas pelo PNLD e pertencentes ao triênio de 2018. Nesse estudo, primeiramente foi feito um levantamento de todas as atividades experimentais presentes em cada obra, em seguida, realizou-se uma separação daquelas atividades pertencentes somente aos conteúdos de química orgânica. Por fim, realizou-se o enquadramento e discussão das atividades experimentais por tipo, a saber: demonstrativa, ilustrativa, investigativa, de verificação e técnica, destacando as evidências para caracterizar cada abordagem. Os resultados indicaram uma quantidade considerável de propostas experimentais, com um total de 27 atividades em relação ao conteúdo de química orgânica, que mesmo sendo importante a utilização dessas propostas, ainda apresentam uma quantidade reduzida em relação as atividades expostas nos livros didáticos analisados, ainda com atividades reduzidas foi possível caracterizá-las de acordo com as abordagens citadas, sendo apresentada pelo menos uma abordagem em cada experimento. Importante destacar que a abordagem investigativa apareceu em todas as 27 atividades experimentais, já a abordagem demonstrativa foi evidenciada apenas 1 vez e as demais abordagens ficaram entre 10 a 18 atividades experimentais e em relação aos conteúdos, funções orgânicas e polímeros foram os que mais apareceram com respectivamente 8 e 7 atividades. Espera-se que os resultados apresentados neste estudo possam ajudar aos professores durante a escolha de um livro didático de química e em relação as atividades experimentais, sempre que possível aprimorar ainda mais para obter um bom resultado em relação ao ensino e aprendizagem mais significativos.
Experimentation in chemistry teaching is fundamental so that students can correlate chemical concepts with practice, and it can also help students understand the nature of science. In view of this, this work aims to identify experimental activities related to organic chemistry content and their respective approaches in chemistry textbooks for the third year of high school, approved by the National Textbook Plan (PNLD). For this, a content analysis was used, using the following criteria: the works approved by the PNLD and belonging to the 2018 three-year period. In this study, a survey was first made of all the experimental activities present in each work, then they were carried out. a separation of those activities belonging only to organic chemistry contents. Finally, the experimental activities were classified and discussed by type, namely: demonstrative, illustrative, investigative, verification and technical, highlighting the evidence to characterize each approach. The results indicated a considerable number of experimental proposals, with a total of 27 activities in relation to the content of organic chemistry, which, even though the use of these proposals is important, still present a reduced number in relation to the activities exposed in the textbooks analyzed, still with reduced activities it was possible to characterize them according to the approaches mentioned, with at least one approach being presented in each experiment. It is important to highlight that the investigative approach appeared in all 27 experimental activities, whereas the demonstrative approach was evidenced only once and the other approaches were between 10 and 18 experimental activities and in relation to content, organic functions and polymers were the ones that appeared most with respectively 8 and 7 activities. It is hoped that the results presented in this study can help teachers when choosing a chemistry textbook and in relation to experimental activities, whenever possible to further improve to obtain a good result in relation to more meaningful teaching and learning.
Dr. Santos, João Paulo Tenório da Silva.
Livro didático.
Química orgânica.
Em inclusão...