Políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência na rede municipal de ensino regular

Políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência na rede municipal de ensino regular

Autor(a)
Barbosa, Rute Elda Germano.
<rutebarbosaccb@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
08/03/2024
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
21
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Inclusão escolar consiste num processo transformador da sociedade, mais designadamente da comunidade escolar, através de mudanças em ambientes físicos e de alterações de atitudes e concepções das pessoas sobre esse assunto, inclusive da própria pessoa com deficiência física. Grandes foram os avanços nesse contexto como a implantação de Leis que asseguram os direitos da pessoa com deficiência. Contudo, para uma realização plena da referida legislação existe a necessidade de tempo hábil e, como se trata de um processo, as imprescindíveis modificações não ocorrem de imediato. Observando o contexto global verifica-se que ainda há muitas unidades escolares que impõem resistência à inclusão de criança com deficiência na sala de aula regular. O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência na rede municipal de ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e uma pesquisa de campo em duas escolas do município de Major Isidoro/AL, visando o entendimento de como se dá a política de educação inclusiva neste município. Foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevista semiestruturada com perguntas. Responderam às perguntas, duas professoras das duas escolas. Com base nas respostas observou-se que faltam profissionais qualificados, como auxiliares para dar apoio aos professores, e limitações quanto a estrutura física. De modo geral, ainda tem muito a ser realizado na inclusão dos alunos da rede municipal de Major Isidoro/AL. 

Abstract

School inclusion consists of a process that transforms society, more specifically the school community, through changes in physical environments and changes in people's attitudes and conceptions on this subject, including people with physical disabilities themselves. There have been great advances in this context, such as the implementation of laws that guarantee the rights of people with disabilities. However, for the full implementation of the aforementioned legislation, sufficient time is needed and, as it is a process, essential changes do not occur immediately and, observing the global context, it appears that there are still many school units that impose resistance to inclusion of children with disabilities in the regular classroom. The present work aims to analyze public policies for the inclusion of people with disabilities in the municipal education network. This is qualitative, descriptive and field research in two schools in the municipality of Major Isidoro/AL, aiming to understand how the inclusive education policy works in this municipality. A semi-structured interview with questions was used as a research instrument. Two teachers from both schools answered the questions. Based on the responses, it was observed that there is a lack of qualified professionals, such as assistants to support teachers, and limitations regarding the physical structure. In general, there is still a lot to be done in the inclusion of students from the municipal network of Major Isidoro/AL. 

Orientador(a)
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Dr. Coelho, Rodrigo Pereyra de Sousa.
Palavras-chave
Administração pública.
Educação inclusiva.
Políticas públicas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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