Educação ambiental, na Educação infantil, através da reciclagem e reutilização
Educação ambiental, na Educação infantil, através da reciclagem e reutilização
<edlande.brito@arapiraca.ufal.br>
A sociedade vem sofrendo transformações constantes devido aos grandes impactos causados ao Meio Ambiente, e dentre eles os decorrentes do acúmulo de lixo descartados em lugares que não são adequados. Uma forma de reverter essa situação é sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem, e para que isso ocorra é preciso que seja trabalhado a Educação Ambiental nas escolas de Educação Infantil, pois assim elas compreenderão que reciclar é a melhor forma de reduzir os resíduos que serão descartados. Diante disto, esse texto tem como objetivo investigar a importância do uso da reciclagem e reutilização na Educação Infantil. Tendo a pesquisa analisado a importância de reciclar e reutilizar nesta modalidade de ensino, e observando que esse método é bastante citado por autores, tem-se como hipótese que a massiva utilização deste tema gera uma repetição de pontos que torna a reciclagem e reutilização como uma padronização de resultados visuais. Essa pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica que será realizada por meio de leitura de obras de artigos científicos, sites e revistas, como, a BNCC (2017), Revista “Coletiva” (2020), Revista “Terceira Margem Amazônica” (2021), entre outros. A análise dos dados evidenciou que a temática reciclagem e reutilização na Educação Infantil, traz uma abordagem muito discutida entre os autores para com as crianças pequenas. E por se tratar da importância para esse nível de ensino, tanto para os dias atuais quanto para as novas gerações conseguir boas práticas em relação ao Meio Ambiente, podendo repassar a seus familiares e amigos a conscientização ambiental necessária para a reciclagem e reutilização adequada.
Society has been undergoing constant transformations due to the significant impacts on the environment, including those resulting from the accumulation of waste discarded in inappropriate places. One way to reverse this situation is to raise awareness among the population about the importance of recycling. To achieve this, Environmental Education needs to be incorporated into Early Childhood Education, allowing children to understand that recycling is the best way to reduce the waste that will be discarded. Therefore, this text aims to investigate the importance of recycling and reusing in Early Childhood Education. The research analyzes the significance of recycling and reusing in this educational setting, suggesting that the extensive use of this theme may lead to a repetition of points, turning recycling and reusing into a standardization of visual outcomes. This study is a literature review conducted through the examination of scientific articles, websites, and magazines, such as the BNCC (2017), Coletiva Magazine (2020), Third Amazonian Margin Magazine (2021), among others. Data analysis revealed that the topic of recycling and reusing in Early Childhood Education is extensively discussed among authors regarding young children. Given its significance for this level of education, both in current times and for future generations to adopt environmentally friendly practices, children can convey the necessary environmental awareness for proper recycling and reusing to their families and friends.
Ma. Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros.
Reciclagem.
Meio ambiente - Estudo e ensino.