A prática da experimentação em sala de aula: o uso de materiais alternativos em experimentos como meio facilitador do ensino de química no Ensino médio
A prática da experimentação em sala de aula: o uso de materiais alternativos em experimentos como meio facilitador do ensino de química no Ensino médio
<elenilzasantos26@gmail.com>
A aplicação de novas tecnologias em sala de aula desperta a curiosidade dos alunos por envolver conteúdos com práticas que podem estimular o aprendizado, considerando que nos dias atuais, é necessário inovar nas práticas educativas de modo a fazer com que a participação nas atividades propostas seja positiva e eficaz. O presente trabalho traz uma abordagem utilizando o método de experimentação investigativa, oficinas e demonstração dos conteúdos vistos na disciplina de Química com a realização de atividades grupais, proporcionando debates e apresentação de resultado através de discussões em sala. As aulas foram estimuladas para favorecer o ensino e levantar questionamentos sobre a ciência, de forma a dar início às práticas experimentais, relacionando com a química presente no cotidiano do aluno, buscando os conhecimentos prévios do mesmo com o conhecimento científico, sendo construído posteriormente de maneira coletiva através de discussões, possibilitando assim uma maior interação e observação do meio em que está situado. Deste modo, a finalidade deste trabalho é a utilização da prática de experimentação no Ensino da Química no Ensino Médio, sendo aplicada em sala de aula, como também as vantagens e desvantagens deste uso, tratando de uma aula mais dinâmica e que pode favorecer as discussões sobre a ciência.
The application of new technologies in the classroom arouses students' curiosity by involving content with practices that can stimulate learning, considering that nowadays, it is necessary to innovate in educational practices in order to make participation in the proposed activities positive and effective. This paper presents an approach using the method of investigative experimentation, workshops and demonstrations of the content seen in the subject of Chemistry with group activities, providing debates and presentation of results through class discussions. The classes were stimulated to encourage teaching and raise questions about science, in order to start experimental practices, relating to the chemistry present in the student's daily life, seeking their previous knowledge with scientific knowledge, which is then built collectively through discussions, thus enabling greater interaction and observation of the environment in which they are situated. In this way, the purpose of this work is to use the practice of experimentation in the teaching of chemistry in high school, being applied in the classroom, as well as the advantages and disadvantages of this use, dealing with a more dynamic class that can favor discussions about science.
Me. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Ensino de química.
Química - Experiências.