As crianças e os espaços em Mata Grande - AL: percepções a partir da investigação temática freireana

As crianças e os espaços em Mata Grande - AL: percepções a partir da investigação temática freireana

Autor(a)
Lima, Letícia Campos de.
<leticia.lima@delmiro.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
29/02/2024
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
125
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a partir do processo de Investigação Temática Freireana em um curso formativo de educadores os usos e as percepções dos espaços para as crianças na comunidade local e escolar na cidade de Mata Grande em Alagoas. Alicerçado nos referenciais teóricos da Sociologia da Infância e da pedagogia de Paulo Freire, compreende-se que os pressupostos freireanos corroboram com o sentido de criança e infância sociológica, e que a educação humanizadora e emancipatória podem ser contextualizadas na Educação Infantil. O percurso metodológico parte de uma pesquisa qualitativa, que faz a discussão teórica de como as noções de espaço estão relacionadas aos aspectos históricos, políticos, sociais e pedagógicos que influenciam na organização da Educação Infantil. A pesquisa de campo empírico, se configura com a realização do processo de Investigação Temática Freireana em uma creche em Mata Grande-Alagoas. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram a observação participante, fotografias, vídeos, diário de campo e entrevistas com as crianças da creche e suas educadoras, e moradores do bairro. A análise dos dados foi tratada pela Análise Textual Discursiva. Assim, o processo de Investigação Temática daquela comunidade buscou obter as perspectivas dos moradores, das crianças da creche e suas educadoras sobre sua realidade, no qual situações-limite foram identificadas, dentre elas, a percepção dos usos que se fazem dos espaços na comunidade escolar e local e suas relações com a educação das crianças da creche. Os resultados evidenciaram a existência de limitações para o uso dos espaços da cidade pelas crianças, principalmente pela ausência de espaços adequados e seguros. Em relação a creche, demonstrou não ser apenas um espaço educativo, mas um lugar de pertencimento para os pequenos e um território da infância. Provocando um novo olhar para os espaços da creche e suas potencialidades, propõe-se a ressignificação dos usos desses espaços direcionada à prática docente, tendo em vista a superar a ênfase da sala de referência como espaço exclusivo de aprendizagem. Assim, a prática pedagógica e a dimensão espaço-tempo estão estritamente unidas pelo elo da educação humanizadora freireana presente nas experiências, interações e brincadeiras no cotidiano da creche, de forma que potencialize o desenvolvimento integral das crianças, sendo capazes de protagonizar ações transformadoras de sua realidade. 

Abstract

This work purpose analyzes based on the Freirean Thematic Research process in a training course for educators, the uses and perceptions of spaces for children in the local and school community in the city of Mata Grande in Alagoas. Based on the theory references of the Sociology of Childhood and Paulo Freire's pedagogy, because Freire's assumptions corroborate the meaning of children and sociological childhood, also that humanizing and emancipatory education can be contextualized in Early Childhood Education. The methodological path starts from qualitative research, which makes a theoretical discussion of how notions of space are related to the historical, political, social, and pedagogical aspects that influence the institution of Early Childhood Education. The empirical field research involves implementing the Freirean Thematic Research process in a Creche in Mata Grande-Alagoas. The instruments used in this research were participant observation, photographs, videos, diary, and interviews with children at the Creche, their educators, and the neighborhood residents. Analyses of the data utilized by Discursive Textual Analysis. So Thematic Investigation process of that community sought to obtain the perspectives of residents, children's Creche, and their educators about their reality in which limited situations were identified, among them, the perception of the uses made of spaces in the school community and location and its relationships with the education of children's Creche. The results highlighted the existence of limitations to the use of city spaces by children, mainly exactly to the lack of adequate and safe spaces. About Creche, it proved to be not just an educational space, but a place of belonging for little ones and a territory of childhood. Inciting a new look at Creche spaces and their potential, it's proposed to re-signify the uses of these spaces aimed at teaching practices, to overcome the emphasis on the reference room as an exclusive learning space. Thus, the pedagogical practice and the space-time dimension are strictly united by the link of Freire's humanizing education present in the experiences, interactions, and plays in the daily life of the Creche, in a way that enhances the integral development of children, being able to carry out transformative actions in their reality. 

Orientador(a)
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Banca Examinadora
Lima, Laíse Soares.
Dr.ª Mota, Maria Danielle Araújo.
Palavras-chave
Professores - Formação.
Freire, Paulo, 1921-1997.
Educação infantil.
Prática pedagógica.
Espaços educativos.
Educação humanizada.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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