Aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) em uma empresa do setor de hotelaria em Penedo-AL.
Aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) em uma empresa do setor de hotelaria em Penedo-AL.
<daysiannebraga@hotmail.com>
Este trabalho tem a precípua finalidade de apresentar a implementação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o qual é uma importante ferramenta para as autoavaliações periódicas de práticas de gestão das organizações que, naturalmente, contribui para o processo de melhoria contínua de um negócio. O desenvolvimento do trabalho, que consistiu na implementação da ferramenta acima citada, foi realizado em uma empresa do setor de hotelaria localizada na cidade de Penedo - AL, cujo objetivo foi avaliar o grau de maturidade de seu sistema de gerenciamento. A relevância desse trabalho pode ser justificada pela importância que o setor de turismo tem na economia Brasileira onde se observa uma contribuição crescente e de forma gradativa no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Incialmente, foi realizado um diagnóstico na empresa pesquisada com o objetivo de se identificar as práticas de gestão da empresa; a partir dessa etapa, foi aplicado o questionário de autoavaliação, previstos no MEG. Os dados compilados, quando da aplicação do método, foram tratados e analisados permitindo assim uma avaliação da performance de gestão da empresa, ao mesmo tempo tornou-se possível a identificação de oportunidades de melhorias em seu processo de gerenciamento. Os resultados obtidos permitem concluir que a aplicação do MEG no setor de hotelaria pode ser uma ferramenta bastante aderente ao processo de melhoria contínua na gestão empresarial uma vez que ele permite o diagnóstico do desempenho da empresa em diferentes áreas de gestão, bem como a construção de plano de ação que possa permitir o avanço no desempenho empresarial do negócio.
This work has the main purpose of presenting the implementation of the Management Excellence Model (MEG), disseminated by the National Quality Foundation (FNQ), which is an important tool for the periodic self-assessments of management practices of organizations that, naturally, contributes to the process of continuous improvement of a business. The development of the work, which consisted of the implementation of the aforementioned tool, was carried out in a company in the hotel sector located in the city of Penedo - AL, whose objective was to assess the degree of maturity of its management system. The relevance of this work can be justified by the importance that the tourism sector has in the Brazilian economy, where there is a growing and gradual contribution to the country's Gross Domestic Product (GDP). Initially, a diagnosis was made in the researched company in order to identify the company's management practices; from this stage, the self-assessment questionnaire, provided for in the MEG, was applied. The compiled data, when applying the method, were treated and analyzed thus allowing an assessment of the company's management performance, at the same time it became possible to identify opportunities for improvements in its management process. The results obtained allow us to conclude that the application of MEG in the hotel sector can be a very adherent tool to the process of continuous improvement in business management since it allows the diagnosis of the company's performance in different management areas, as well as the construction of action plan that can allow the business performance of the business to advance.
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Grau de maturidade - Gestão .
Modelo de excelência.
Questionário de autoavaliação.